quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Apresentação do projeto "Voz saudável"

O projeto Voz Saudável é um canal de informação sobre o universo da voz e que fala especialmente com todos os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, como é o caso dos professores.

O objetivo é promover ações educativas voltadas à saúde vocal dos educadores. De acordo com pesquisas na área de voz, existe um grande número de docentes que, ao longo da carreira, apresentam distúrbio vocal, podendo acarretar problemas de ordem profissional, pessoal e social.

Assim, é fundamental implantar ações de promoção à saúde vocal, visando contemplar as demandas e as necessidades dessa categoria. Levando em consideração a relevância desta questão, o Voz Saudável vai proporcionar prática educativa relacionada à voz do professor.

A idealizadora

Observando a carência de informações sobre a importância de cuidar da voz e a grande demanda de atendimento, tanto na rede pública, como privada, de pacientes da área de educação com problemas com a voz, surgiu a ideia de veicular um canal de informação sobre o tema. A idealizadora do Voz Saudável é a fonoaudióloga Maria das Graças Duarte.

Com mais de 24 anos de formação acadêmica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e especialista há mais de 9 anos na área de Voz, através da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a fonoaudióloga acumula uma vasta experiência sobre o assunto e, aqui, vai transmiti-lo de maneira prática para os internautas. A proposta é criar uma rede de discussão sobre o tema entre fonoaudiólogos, educadores e todos os interessados em manter uma Voz Saudável.

Fonte: www.vozsaudavel.com.br

Contato:

Rua Conselheiro Portela, 286 - Espinheiro - Recife -PE CEP: 52020-030
Fone: 81 3088-8489 - Cel: 9973-8329 / 8565-4446/
Email: contato@vozsaudavel.com.br

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Visite TATUOCA antes que o governo acabe com ela































No feriado do professor (15/out.) visitamos Tatuoca ("casa do tatu" em tupi), situada no complexo portuário e industrial de Suape, distante de Recife a 52Km, esse paraíso ecológico constituído de rios, mar, mata, mangues, pessoas, animais, restingas... está preste a desaparecer. Isto porque o governo 'socialista' de Pernambuco através do projeto de Lei Ordinária 1496/2010, autorizou o desmatamento de 1.076hectares de mata nativa, 893 ha. de mangue, 166ha. de restinga. Aproximadamente 50 famílias serão despejadas do local, um desastre socioambiental. A população resiste mas, governo apoiado na Constituição Federal onde afirma que, em áreas de porto não pode haver residências, tem tudo para sair vencedor desse conflito estabelecido na comunidade. Porém, esquece o governo que as matas também são protegidas por lei e que o reflorestamento compensatório de áreas agredidas não trará de volta o povo que ora habita o local, nem as condições ambientais serão as mesmas, além disso, os povos ribeirinhos já estavam na região quando o porto foi construído. É Suape que está roubando os espaços e sonegando os meios de sobrevivência da população. A velha história se repete: "Em nome de um progresso desmedido, o ambiente é devastado". O Inimigo da Educação é também Inimigo do Meio Ambiente.

Diário de Pernambuco/Cartas (25/10/10)

Salário de professor

Solidarizo-me com o companheiro Geraldo Dantas quando em sua carta "Nada a comemorar" (15/10/10) faz uma real avaliação do quadro educacional no Brasil. Continuamos com baixos salários, trabalhando em escolas capengas, salas lotadas, calorentas, sujas, sem falar na violência da qual somos vítimas constantes. Por ter aparecido na televisão no programa de um dos candidatos a governo do estado, o galpão (Torquato de Castro/Camaragibe) em que trabalho foi pintado às pressas para desfazer a má impressão que causa e possivelmente numa tentativa de desmentir a mídia, porém o resto continua do mesmo jeito, quadro arrebentado, buracos no piso, falta de livros para os alunos de EJA, salas quentes, alunos sem espaço para recreio e prática de educação física etc. Alunos e professores adoeceram por conta do forte cheiro da tinta (óleo) e ainda tiveram o desprazer de suportar discurso em sala de aula de apoiadores do governo fazendo propaganda da escola nova que está sendo construída, chegando ao cúmulo ao afirmar que a "nova escola fará inveja de tão equipada que será". Ora, oferecer um ambiente adequado ao aprendizado é uma obrigação, além disso, esqueceram de dizer que, quem nos colocou nessa situação de desconforto e humilhação foi o governo de Pernambuco quando destinou "gordos investimentos" para transformar a escola Tito Pereira em Centro de Referência.
Albênia Silva - Camaragibe

domingo, 24 de outubro de 2010

Manifestação dos Trabalhadores em Educação e Alunos







Sem discussão alguma com a comunidade escolar e em reunião às portas fechadas o governo Eduardo Campos (PSB) através da Secretaria de Educação, extinguiu as turmas do Ensino Fundamental da Escola Santa Sofia agora, está acabando com as turmas de Educação de Jovens e Adultos(E.J.A) da escola Antonio Correia ambas em Camaragibe/PE. Prejudicados, alunos e professores juntam-se em manifestação (21/10/10) e cobram do sindicato (SINTEPE-Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) medidas no sentido de conter tais ações. Em meio a faixas, cartazes, marionetes e muito barulho, denunciaram também a precariedade em que se encontram as escolas da rede, a superlotação em salas de aulas, a fiscalização maciça dentro das escolas através dos técnicos-educacionais, diários de classe burocráticos que atrapalham o tempo pedagógico, redução do número de aulas de disciplinas como Geografia, História e outras, obrigando o professor a assumir um número excessivo de turmas, o não pagamento do Piso Salarial Nacional, a política de bonificação, expansão dos Centros de Referências que excluem professores e alunos, Telessalas que utilizam apenas dois profissionais para ministrarem todas as disciplinas da grade curricular, a falta de eleições diretas para gestores das escolas uma vez que, o governo mantém diretores e apoiadores de sua política através de decreto. Uma pauta de negociação com 24 ítens foi entregue pelo Sintepe ao governo ano passado e até o momento, sem respostas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cadê as eleições ???

Em conversa com a comissão de negociação(agosto/2009) o secretário de Educação garantiu o processo de eleições diretas para gestores das escolas estaduais, porém enfatizou que, 'alguns' critérios serião estabelecidos pela SEE. Enquanto o SINTEPE elaborava e discutia uma contra proposta, o governo Eduardo Campos na calada da noite, sem sequer discutir com o sindicato que nos representa, baixa decreto nº33.982, outubro de 2009 e mantém os diretores atuais prorrogando seus mandatos por mais um ano. Passado todo esse período, o assunto parece adormecido, alíás todos os outros ítens da pauta de negociação foram esquecidos relegados ao terceiro plano, fala-se apenas da 'remodelação' do Plano de Cargos e Carreiras que até o momento não gerou 'fruto algum'. É uma vergonha a forma desrespeitosa como nossa categoria é tratada e para completar, a SEE/GRE utilizam-se do MPPE para ameaçar professores que não preenchem como manda essa secretaria, os terríveis e burocráticos diários de classe. Vivenciamos um retrocesso educacional em Pernambuco.
Interessante e necessário seria o Ministério Público investigar o destino do dinheiro que chega às escolas,a merenda, as verbas destinadas as reformas de prédios, a estrutura física das escolas, os espaços que são sonegados aos alunos (laboratório de informática, biblioteca, local para prática de educação física) entre outras coisas.
O governo criou impedimentos para por um freio no processo de eleições diretas. A categoria exige uma resposta. O que o Sintepe tem a dizer???

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Escola e Semáforo


Após grave acidente em Maracaípe (09/10/10) que deixou um saldo de dois feridos e uma morte, algumas providências foram tomadas em relação a segurança dos pedestres. Fico a pensar porque as coisas tem que ser assim: primeiro as tragédias, depois as providências. Em frente a Escola Santa Sofia na avenida Belmino Correia/Camaragibe, há um semáforo (nº034) que vive quebrado constantemente, para se ter uma idéia no período entre 14 e 18 de outubro o mesmo apresentou problemas 3 vezes permanecendo VERDE para os automóveis sem dar chances para a travessia do pedestre. Para piorar a situação não há sinalização alguma apontando que o local é uma área escolar, a lombada existente parece invisível para motos e veículos menores, o desrespeito é total. Será que as autoridades "ditas competentes" estão esperando um grave acidente para reparar o local? Será preciso ocupar as ruas e queimar pneus para sermos vistos? É desesperador assistir diariamente nossos alunos atravessando a avenida as carreiras correndo risco de atropelamento. MEDIDAS EMERGENCIAIS precisam ser tomadas.

(Companheiros/as caso queiram, mandem denúncias sobre as escolas em que trabalham e postaremos no blog com muito prazer)
malbenia@gmail.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Indignação: uma reflexão sobre a docência em Pernambuco

Sou professor da rede pública do Estado de Pernambuco há mais de 20 anos e venho aqui expressar sentimentos que acredito ser de toda nossa categoria profissional: Indignação, baixa estima, decepção, desânimo, insegurança no futuro e humilhação. Tenho ouvido palestrantes afirmar que estamos vivendo a Era do Conhecimento e que o profissional que se destaca neste contexto, no caso, o Professor deveria ser mais Valorizado. Ora, se esta afirmação é verdadeira então acredito que o Governo de nosso Estado continua como os anteriores bastante desatualizado ou desinformado quanto a isso, pois aqui o profissional em Educação é o mais esquecido, humilhado constantemente aviltado em seus direitos, como vimos este ano através da Lei 154, que praticamente rasgou o nosso Plano de Cargos e Carreira, onde a partir dela uma merendeira que possivelmente ainda não é valorizada como merece, ganhará mais que um Professor com 20 anos de Carreira e com Mestrado, esta e a grande valorização e incentivo que temos no atual Governo quando nos propomos a nos capacitar e consequentemente melhorar a Educação do nosso Estado.. Queremos que fique bem claro que não pretendemos desmerecer as nossas companheiras merendeiras e sim demonstrar a quanto chegou à desvalorização e falta de incentivo aos professores em PERNAMBUCO.

Destes mais de 20 anos em que sirvo ao Estado exercendo esta profissão que alguns equivocadamente denominam de sacerdócio, só tenho ouvido promessas e nada de concreto foi realizado em nosso benefício; a falácia que a Educação será prioridade está caracterizada em todos os discursos nos períodos eleitorais independentemente do Partido político e quando assumem logo as promessas são esquecidas; neste Governo, por exemplo, são gastos milhões de reais em Propaganda para demonstrar a população que está se investindo em Educação, que os professores receberam notebooks, assinaturas de jornais e revistas (já canceladas) e esquecem de dizer que continuamos a receber o pior salário do Brasil. Portanto, não queremos “ESMOLAS” e sim salários dignos para que possamos escolher os notebooks, jornais e revistas que quisermos e não aqueles superfaturados para caixa de campanha e para calar a imprensa local. A Secretaria Prioriza a burocracia e relega o pedagógico, onde nossa caderneta mais parece um instrumento de tortura.

Você que lê este texto, faça uma visita a uma escola pública próxima de sua residência e converse com qualquer Professor e constatará que o que digo é a mais pura VERDADE.Enquanto os nosso alunos vivem plenamente a era da informatização, os nossos Laboratórios de Informática sequer tem uma pessoa responsável por seu funcionamento e não são disponibilizados o mínimo de recursos para sua utilização (tinta para impressoras, atualização de softwares, papel, etc).

Diante disso, o que vemos é o êxodo de competentes profissionais de nosso Estado, migrando para Estados vizinhos e até mesmo abandonando a profissão para exercer outra função, simplesmente porque o seu salário não está sendo suficiente para sustentar sua família com dignidade. Infelizmente, hoje 15 de Outubro, nosso dia, em Pernambuco não temos nada a comemorar.

Autor: Augusto Souto(Coord. Agreste meridional)

sábado, 16 de outubro de 2010

FERIADO DO SERVIDOR PÚBLICO

CASA CIVIL -
Por determinação do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, o feriado de 28/10 (quinta-feira) em que se comemora o dia do funcionário público, será antecipado para 25/10 (segunda-feira), sendo considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta estadual, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão. No dia 01/11 (segunda-feira), o expediente será normal em todo o Poder Executivo estadual.


Recife, 14 de outubro de 2010

RICARDO LEITÃO

Secretário da Casa Civil

Profª Drª Denise Lemos dá entrevista sobre a alienação no trabalho docente

Trechos da entrevista

ADUNEB - Na sua pesquisa, a senhora parte do seguinte questionamento: “É possível identificar dimensões alienantes do trabalho docente, mesmo considerando que a sua função é a emancipação das capacidades humanas? E conclui afirmando que a alienação do trabalho docente se configura com a transformação do trabalho intelectual em mercadoria. Como se dá esse processo de alienação?

Denise Lemos – Na pesquisa, identifiquei que a Universidade e o Ensino Superior estão submetidos à mesma lógica da reestruturação produtiva que se deu no mundo do trabalho, dentro das empresas. Fragmentação do conhecimento, limitação da capacidade de decisão, flexibilização dos contratos de trabalho, fortalecimento do ensino à distancia, prestação de serviços à empresas, enfim, o conhecimento tratado como mercadoria. O professor, no centro desse processo, convive com uma série de contradições no cotidiano do seu trabalho. O professor, por exemplo, é contratado pra ensinar, mas ele não aprende a ensinar, além do que prefere dedicar-se à pesquisa porque dá mais visibilidade e status na vida universitária. O professor é treinado para pesquisa, no entanto, para pesquisar é preciso competir pelo financiamento dos projetos. É necessário, ainda, publicar ou é descredenciado da pós-graduação. Por outro lado, a pesquisa vem acompanhada de uma burocracia administrativa, o que leva o professor a assumir também o papel de técnico administrativo, sem falar nos casos em que ele exerce funções de coordenação e participação em comissões e bancas. Com essa sobrecarga não sobra tempo para o lazer; o fim de semana é corrigindo prova, atualizando emails, escrevendo ou preenchendo algum formulário. A conseqüência é o adoecimento devido ao intenso ritmo de trabalho e ainda é responsabilizado pela crise da universidade.

Todos os níveis institucionais exercem controle sobre a sua vida na academia. O professor se encontra no centro da contradição da crise universitária no momento em que se percebe com plena autonomia e, por outro lado, não percebe os mecanismos crescentes de controle institucional, configurando a alienação do trabalho. Umas das conseqüências desse controle é a perda progressiva da autonomia docente sobre o seu objeto de trabalho, o fazer acadêmico. Perda da autonomia como pesquisador, como coordenador administrativo ao depender de diversas instâncias para deliberação, e perda de autonomia como docente, uma vez que, muitos professores acabam se dedicando às áreas onde existe um maior volume de recursos financeiros e não às áreas que efetivamente gostariam de atuar.

ADUNEB – E essa alienação se dá também pelo fato do professor não reconhecer essa falta de autonomia em relação ao seu trabalho?

Denise Lemos – Exatamente. Inclusive, alguns autores colocam que a alienação mais significativa é quando o indivíduo não tem autonomia e não percebe que não a tem, como é o caso dos docentes. Muitos professores entrevistados na minha tese consideravam que gozavam de autonomia no desenvolvimento do seu trabalho.

(Ver entrevista completa no site www.conlutas.org.br)

Protesto no mês do professor

O PROTESTO DOS PROFESSORES DIA 21 DE OUTUBRO, NÃO SERÁ MAIS EM FRENTE A ESCOLA SANTA SOFIA. DEVIDO A MAIOR VISIBILIDADE O MESMO ACONTECERÁ NA ELISA CABRAL (CAMARAGIBE) 10h
DIVULGUE, PARTICIPE !!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Homenagem de José Serra ao Dia dos Professores

SER PROFESSOR NÃO É ESCOLHA, É DECISÃO.

Eu não escolhi ser professor!
Pois não é uma questão de escolha,
É apenas uma decisão.
E acredito na atitude tomada,
Mesmo com toda a dureza da jornada.
Ensinar é uma mistura de vício, dom e paixão.
É uma troca constante de aprendizado,
Que vai além de um recinto fechado.
Ser professor exige uma visão ampla,
Pois o trabalho ultrapassa as paredes da sala de aula.
Às vezes, somos pais, médicos ou psicólogos.
E em alguns casos, somos detetives ou policiais.
Investigadores de uma violência escolar que veio para ficar.
Não somos escoteiros, mas estamos sempre alerta!
Infelizmente, o professor não é valorizado.
Está perdendo espaço no mundo globalizado.
Quando se quer culpar alguém pela falência do sistema,
Imediatamente o professor é lembrado!


Paulo Vasconcelos

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SP dá 92 licenças por dia para docentes com problema emocional



TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

Leonor, 58, professora do 3º ano do fundamental, passou a ter crises nervosas durante as aulas. Várias vezes gritou com os alunos e chorou em plena sala. Ficava tão nervosa que arrancava os cílios com as próprias mãos e mordia a boca até sangrar. Ela procurou ajuda médica e hoje está de licença. Casos como o dela são comuns entre professores.

Rafael Andrade/Folhapress
A professora Nadia de Souza, 54, do Rio, que diz ter sofrido ameaças, toma medicamentos e não quer voltar a dar aulas
A professora Nadia de Souza, 54, do Rio, que diz ter sofrido ameaças, toma medicamentos e não quer voltar a dar aulas

Recentemente, dois docentes viraram notícia por ataques de fúria na sala de aula: um, de Caraguatatuba (litoral de SP), gritou e xingou alunos e danificou cadeiras da escola. Outro, do Espírito Santo, jogou um notebook durante um debate com estudantes de jornalismo. Relatos de professores à Folha mostram que a bagunça da sala, somada às vezes a problemas pessoais, leva a reações como batidas de apagadores, gritos, xingamentos e até violência física. Atos que acabam afastando muitos docentes das aulas. Só na rede estadual de SP, com 220 mil professores, foram dadas, de janeiro a julho, em média 92 licenças por dia a docentes com problemas emocionais. No período, foram 19.500 -o equivalente a 70% do concedido em todo o ano de 2009 por esses motivos, diz a Secretaria de Gestão Pública de SP. O dado não corresponde ao número exato de professores, pois um mesmo docente pode ter renovado a licença durante este período."Batia com força o apagador nos armários. Tive muitas crises de choro durante as aulas, gritei com alunos", diz a professora Eliane, 64. Ela está afastada por causa do estresse. "Eu não quero mais voltar para a sala de aula. Parecia que eu estava carregando uma bola daquelas de presidiário nos pés. "Daniela, 40, também não quer mais voltar. Ela tirou uma licença de 90 dias depois de "explodir" na sala de aula e gritar com os alunos. Foi socorrida por colegas. Docente do 3º ano do fundamental (alunos com oito anos), diz ter sido ameaçada e agredida pelos estudantes. As entrevistadas tiveram os nomes trocados. Casos de "explosão" como esses podem ser sintomas de um distúrbio chamado histeria, segundo Wanderley Codo, do laboratório de psicologia do trabalho da Unb (Universidade de Brasília).Desde 2000, o professor desenvolve pesquisas com professores e funcionários da área de educação e constatou que 20% dos professores sofrem de histeria. "O trabalho do professor é um trabalho de cuidado, que exige a necessidade de um vínculo afetivo. Mas um professor que tem 400 alunos não tem como estabelecer esse tipo de vínculo."

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Protesto no mês do professor

Passadas as eleições a LUTA continua!
Professores da rede estadual em Camaragibe prometem protesto para dia 21 de outubro às 10h em frente à Escola Santa Sofia. A decisão foi tomada sábado (09/10/10) após reunião do Grupo de Oposição (Alternativa Sintepe) quando das discussões sentiu-se a necessidade de cobrar uma postura do Sintepe em relação à questões que parecem adormecidas. Os professores exigem a volta das turmas do Fundamental extintas em algumas escolas. No município está se formando "guetos educacionais": Escolas só com Fundamental outras, apenas com Ensino Médio, e tal medida foi tomada sem discussão alguma com a comunidade tudo ocorreu às portas fechadas com a participação apenas da gestora da GRE/Metrosul e direções das escolas.
Ao levar o caso para a mesa de negociação em maio desse ano ouviu-se do secretário de educação Nilton Mota que só iria pronunciar-se sobre o caso após avaliação realizada pela FACEPE para saber como anda a demanda em relação às vagas mas, até o momento nada aconteceu. Tal levantamento não faz sentido algum, isto é apenas uma forma de maquiar a decisão arbitrária já tomada pelo governo.
Há escolas com salas superlotadas uma vez que, foram obrigadas a receber alunos de escolas que fecharam as portas para as turmas de 5ª série ano passado, esse ano despejarão as turmas de 6ª série e assim por diante.
Outras questões pendentes na pauta de negociação também serão alvo do protesto: Eleições diretas para gestores de escolas, melhorias nas condições de trabalho, preenchimento dos burocráticos diários de classe, forma de avaliação, violência nas escolas etc.
2009 foi um ano de perdas, tivemos descontos da greve que não foram ressarcidos, as cobranças intensificaram-se, assédio moral e ameaças inclusive utilizando o nome do MPPE são práticas comuns nas escolas da rede, estes, são apenas alguns componentes do quadro da educação em Pernambuco.
No dia do professor que temos a comemorar?
Contamos com a participação dos companheiros(as).
Divulguem!

Obs: haverá declaração(Sintepe) aos participantes.
(malbenia@gmail.com)

domingo, 10 de outubro de 2010

Exposição Individual

A-6483 Anjinha
óleo sobre tela
Pedro Souza

A-6484 Lauça
óleo sobre tela
Pedro Souza
A-6503 Jogo de Futebol
óleo sobre tela
Pedro Souza
A-6414 Fantasias de Crianças
óleo sobre tela
Pedro Souza
A-6169 Menino
com Burrinha
óleo sobre tela
Pedro Souza

Pedro Alves de Souza Filho, nasceu em 18/09/1947,
natural de Pernambuco iniciou na arte em 1974. Fez
curso de desenho e pintura no Centro de Artes -UFPE

Acesse: www.artemaior.com.br

PIOR NÃO FICA

Não entendo porque estão contestando tanto a eleição do "palhaço" Tiririca para a Câmara Federal. Ora! Quantas cadeiras estão sendo ocupadas pelos "ali-babás" e seus companheiros especialistas em roubos? E os "pinóquios", que irão continuar mentindo para os que neles confiaram o voto? E os "batmans e robins" que se fazem de bonzinhos e que na realidade só compactuam com a maldade contra o sofrido povo brasileiro? Portanto, a presença de mais um personagem não irá alterar a continuidade das estórias da carochinha que serão contadas por lá, muito pelo contrário, agora o circo está completo e a plateia repleta esperando o início do espetáculo. E se pensarmos bem, o bordão de campanha do Tiririca tem tudo a ver com o atual cenário político: "pior do que está, não fica!."
Deborah Farah - Rio de Janeiro

DIARIO DE PERNAMBUCO(Cartas, 10 de outubro de 2010)

Descaso

Podemos avaliar a seriedade dos governantes de um país observando o tratamento dado aos idosos e às crianças. Principalmente na educação e saúde. Basta ver os idosos nas filas virtuais ou a espera nos hospitais públicos. Se quer um exemplo visite o Sassepe ou converse com um usuário idoso que precisa se tratar. Quanto à educação, visitem a escola Estadual Miriam Seixas, em Prazeres/Jaboatão. São exemplos que num país desenvolvido, com políticos sérios, seriam crimes. Portanto, a comunidade escolar da escola Miriam Seixas pede ao governador reeleito que construa de imediato uma nova escola. O povo merece.
Geraldo Dantas - Jaboatão

DIÁRIO DE PERNAMBUCO (Cartas, 10 de outubro de 2010)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O DESTINO DOS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO

DEPUTADOS QUE PERDERAM AS ELEIÇÕES:

* Airinho de Sá - PSB
* Amaury Pinto - PR
* Barreto - PMN
* Bringel - PSBB
* Carla Lapa - PSB (não disputou)
* Ciro Coelho - PSB
* Coronel José Alves - PRP
* Eduardo Porto - PSB
* Elina Carneiro - PSB
* Esmeraldo Santos - PR
* Everaldo Cabral - PTB
* Geraldo Coelho - PTB
* Luciano Moura - PC do B
* Lucrécio Gomes - PV
* Manoel Ferreira - PR
* Nelson Pereira - PC do B
* Sebastião Rufino - PSB
* Soldado Moisés - PSB

=> Dos 34 que votaram contra a Educação e os educadores, 18 não foram reeleitos.

* Augusto C. Filho - PTB
* Ceça Ribeiro - PSB (não disputou)
* Dilma Lins - DEM
* Miriam Lacerda - DEM
* Teresinha Nunes - PSB

=> Dos 7 que estiveram ausentes na votação, 5 não foram reeleitos.

DEPUTADOS ELEITOS - INIMIGOS DA EDUCAÇÃO!

* Aglailson Júnior - PSB
* Alberto Feitosa - PR
* André Campos - PT
* Carlos Santana - PSDB
* Claudiano Martins - PSDB
* Clodoaldo Magalhães - PTB
* Danilo Cabral - PSB
* Edson Vieira - PSDB
* Eriberto Medeiros - PT
* Guilherme Uchôa - PDT
* Henrique Queiroz - PR
* Isaltino Nascimento - PT
* Izaias Régis - PTB
* João F. Coutinho - PSB
* Marcantônio Dourado - PTB
* Pr. Cleiton Collins - PSC
* Raimundo Pimentel - PSB
* Sérgio Leite - PT
* Sílvio Costa Filho - PMN

PS.: 1º Eduardo Campos, apesar de tudo o que fez com os professores, conseguiu a maior votação do Brasil dentre os governadores.
2º Dos deputados que votaram a favor do professorado, apenas Antônio Moraes (PSDB), Maviael Cavantanti (DEM) e Teresa Leitão (PT) voltam para a Assembléia Legislativa.

Eleições "democráticas"

Não há país mais 'democrático' que o Brasil !
Nesse período eleitoral ouvi o tempo todo frases que merecem ser repensadas:
"Você pode mudar o rumo desse país", " O futuro do Brasil está em nossas mãos", "Seu voto tem poder"...e tantas outras. Pergunto: que poder tem o eleitor se a máquina estatal é que decide quem ganha as eleições? Candidatos apoiados pelos governos (Federal e/ou Estadual) esbanjam rios de dinheiro comprando votos e gastando com propagandas. Viajam, fazem festas, prometem, prometem, mentem... mentem. A mídia e os institutos de pesquisas ('mais que encomendadas') adiantam para o eleitorado quem vai ganhar as eleições, aí entra em cena aquele célebre pensamento do eleitor pouco alfabetizado e por vezes, pouco politizado(a maioria) que é a questão de "não perder o voto", então, vamos votar em que vai ganhar. Partidos inexpressivos, no ponto de vista dos detentores do poder, quase não aparecem no horário político, assim, pouco ou nada sabe-se sobre suas propostas.
Esses, são apenas uns dos artifícios para perpetuarem-se no poder, intercalam-se as cadeiras, político algum está disposto a perder os benefícios e a projeção midiática que os cargos lhes proporcionam. Ontem, (03/09) vi pessoas no momento da votação reclamando das condições das escolas públicas, feias, sujas, quentes, fétidas, sem facilitar a vida de cadeirantes e outros que por motivos diversos sentiam dificuldades em subir escadas. Mas, estavam lá ajudando de forma consciente ou inconsciente a manter no poder quem nos coloca nessa situação.
Veja a composição dos rendimentos de um Deputado Federal:
· Salário Mensal: R$ 16.512,09;
· 13º,+ 14º e 15º Salários;
· Auxílio Moradia: R$ 3.000,00;
· Cota Telefônica: R$ 4.000,00;
· Passagens: R$ 9.000,00;
· Assinaturas Mensais de Revistas: R$ 1.000,00;
· Assistência Médica: R$ 8.000,00;
· Verba Indenizatória: R$ 15.000,00;
· Verba de Gabinete: R$ 60.000,00.
(Fonte: Revista Superinteressante, edição 28/agosto/2010, 46-47)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O pior inimigo é aquele que nos conhece

O.
Há muito tempo a nossa categoria alimentou seres com a esperança de se ver representada na assembleia legislativa do Estado, bem como em Brasília. A história da educação em Pernambuco nos provou o quanto nos enganamos e fomos enganados nos últimos anos.

Perdas, traições, péssimas condições de trabalho, desvalorização monetária e humana assola a todos os docentes que atuam em escolas públicas de nosso estado. Nada foi feito por nossos representantes, apesar dos mesmos terem atuado como professores em uma longínqua parte de suas vidas. O nosso sofrimento não foi compartilhado por eles. Ao contrário disso. Estes senhores e senhoras preferiram se calar, se omitir, fingir que desconheciam o que estava acontecendo. Cruzaram os braços enquanto éramos atacados.

Nos enganamos. Estamos como sempre: sem representação alguma. Político só representa político e os interesses de seu partido. Não ganhamos nada elegendo pseudorepresentantes. Estes senhores e senhoras esquecem sempre quem os elegeu e vivem na crença de que são os seus partidos que os seguram no poder.

Caríssimos agora é a hora de acabar com os "acordos de partidos". A nossa categoria sofre com os arranjos políticos que comprometem a nossa luta.

Agora é a hora de nos libertar, pois não somos fantoches de "líderes sindicais" que suam a camisa em prol de seus partidos. O nosso interesse deve ser pelo educador e sua valorização enquanto profissional, e não por interesses de terceiros.

Lembrem: não desperdicem seus votos ao se deixarem enganar com propaganda enganosa que têm como objetivo o ludribliar o nosso raciocínio.

A senhora Teresa Leitão há muito tempo que não pensa em nossa categoria. Aliás só lembra que foi professora em época de eleição diante da necessidade de apresentar currículo. Então fiquem de olhos bem abertos.

Pior inimigo é aquele que nos conhece e sabe onde nos atacar e a melhor forma de combatê-lo é não lhe dando poder.

O


Não se deixem enrolar: Não aos políticos traíras e omissos que trabalham contra nós educadores

Resposta da professora Rita de Cássia Barreto de Moura (Sintepe), ao texto escrito por Duci Medeiros


Professora Duci,
Entendo perfeitamente seus sentimentos e compreendo as circunstâncias que a levaram a tal situação. No entanto, não é verdade que todos os 49 deputados estaduais colaboram com o governador em suas ações de desrespeito com a educação do nosso estado. Para confirmar o que afirmo, peço que acompanhe mais atentamente os mandatos e reveja o cartaz que o Sintepe produziu com a posição de cada um deles, por exemplo, em relação ao Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo no processo da nossa última campanha salarial educacional. Assim, verá as diferenças e que temos deputadas como Teresa Leitão 13613 e Isabel Cristina, oriundas da nossa categoria e forjadas nas nossas lutas e com posições na defesa de uma educação pública de qualidade. Avaliar todos como "iguais", além de ser uma injustiça, colabora com aqueles que de fato, não têm nenhum compromisso com a classe trabalhadora, e este não é o nosso papel ! Além disso, os fatos mostram que o nosso sindicato é forte e combativo, pois, apesar dos fortes ataques do governo, não esmorece nem perde a vontade de lutar. Sua posição política é clara, seu lado é o lado da categoria, e por isso mesmo, fez e fará greve em todos os governos, independente das forças que o integram. Se o Sintepe fosse um colaborador do governo estadual, porque então, fez greves, passeatas, atos públicos, mobilizações, denúncias através dos meios de comunicação, paralizações, panfletagens, ações na justiça? Que outro sindicato você conhece com tanta disposição e autonomia?
Entretanto, companheira, por mais dificuldades que tenhamos, não podemos perder a esperança em construir uma sociedade mais justa para todos, até porque, este é o objetivo central dos educadores comprometidos com a transformação social na perspectiva freireana. Estou convencida que não devemos entregar os pontos, mas, juntar nossas forças, construir uma categoria cada vez mais unida e fortalecer o nosso mais importante instrumento de luta que é o nosso SINTEPE.
Convido-a a dar-se a oportunidade de se contagiar com a energia, a vontade e a disposição de grande parte da nossa categoria e da direção do SINTEPE, e ainda, tomar como referência, tantos diretores que já conquistaram sua aposentadoria, mas que não se contagiam com a desesperança, e todos os dias vão ao Sintepe (quando poderiam ficar em casa ou optar por atividades de lazer com amigos e familiares), construindo assim, um sindicato mais forte, uma categoria mais unida e uma sociedade mais justa.
Um abraço, Rita.