quarta-feira, 22 de maio de 2013

Parentes de Eduardo Campos em cargos importantes

O texto abaixo foi publicado no dia 25.03.2013, no Blog de Jamildo:.http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/03/24/eduardo_campos_emprega_primos_no_governo_de_pernambuco_afirma_o_globo_148306.php 

Parentes de Eduardo Campos em cargos importantes, embora ele negue que pratique nepotismo
Renata Campos de Andrade Lima, primeira-dama: coordenadora do Conselho do Programa Mãe Coruja,  uma iniciativa do governo do estado, lançada em outubro de 2007, para atender grávidas e crianças até 5 anos a fim de reduzir os índices de mortalidade materna e infantil. Para lá também foi a irmã, Ana Elisabeth de Andrade Lima Molina, médica de carreira da Secretaria da Saúde, promovida a diretora-geral de Gestão do Cuidado e das Políticas Estratégicas da Secretaria da Saúde, atuando na coordenação do comitê executivo do programa. Ana Elisabeth, por sua vez, arrumou empregos para os filhos, Rodrigo e Marcela.
Rodrigo de Andrade Lima Molina
ocupava, até dezembro de 2012, o cargo de gerente-geral do gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com a eleição de Geraldo Júlio, ex-secretário da pasta, para a Prefeitura de Recife, ele o acompanhou.
Marcela de Andrade Lima Molina foi nomeada gerente de assessoria técnica na Secretaria estadual de Governo. Entre 10 e 26 de março do ano passado, obteve autorização para acompanhar a mãe, Ana Elisabeth, a Havana, em Cuba, na comitiva do Mãe Coruja que foi conhecer a ilha dos irmãos Castro e trocar experiências.
O secretário de Comunicação do governo de Pernambuco, Evaldo Costa, negou que haja ilegalidade na contratação dos primos e afirmou que o governador não pratica nepotismo. Diz que o governo do estado foi o primeiro a aprovar uma lei que proíbe a contratação de parentes em toda a máquina pública, em 2007, muito antes da iniciativa do governo federal, em 2010.
Para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), responsável por fiscalizar as contas do governo e apontar possíveis irregularidades, Eduardo Campos indicou dois primos da mulher dele: Marcos Loreto e João Campos. E o procurador-geral do Estado, Thiago Arraes Alencar Norões, é outro primo.
O pai dele, o poeta e economista José Everardo Norões, também foi do Conselho de Administração da Compesa. Sobre os dois integrantes do TCE, o secretário Evaldo Costa observou que os nomes passam pelo crivo da Assembleia Legislativa. O procurador-geral do Estado, disse, é de um ramo distante da família, da região do Crato, no Ceará, não tendo um parentesco direto.
Também ocupa cargo de confiança no governo estadual o ex-marido de Ana Elisabeth, irmã da primeira-dama. Aurélio Molina da Costa é servidor estatutário da Secretaria de Educação, mas foi alçado ao posto de gerente de atividades da pasta. Ana Elisabeth é funcionária pública concursada e tem posto de comando na Secretaria de Saúde. ? Só porque é irmã da Renata não pode ocupar cargo superior? ? questiona o secretário de Comunicação, aproveitando para dizer que ex-cunhado não é parente, caso de Aurélio Molina da Costa.
O tio do governador, Marcos Arraes de Alencar, por indicação de Eduardo Campos, é diretor de Administração e Finanças da Hemobrás, a estatal federal de hemoderivados, que tem sede em Pernambuco. A mulher de Marcos Arraes, Carla Santos Ramos Leal, trabalha na Gerência de Assessoramento Superior do gabinete do governador. O filho do casal, Arthur Leal Arraes de Alencar, primo de Eduardo Campos, até o final do ano passado trabalhou no apoio técnico operacional do distrito de Fernando de Noronha. Segundo o auxiliar do governador, o pai da primeira-dama, o médico gastroenterologista Cyro de Andrade Lima, não é mais do Conselho de Administração da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), cargo que ocupou até 2011

quarta-feira, 15 de maio de 2013

IMPROBIDADE


Por
Noelia Brito (facebook)

"Foi da 7ª Vara que saiu a sentença de uma ação popular condenando vereadores do Recife de 1993 a devolverem, cada um, R$ 31,2 mil por terem recebido, na época, um subsídio superior ao determinado por lei. Só cinco dos 41 condenados cumpriram a sentença. Entre os que ainda não devolveram estão: Antonio Luiz Neto, Carlos Gueiros, Eduardo Marques, Fernando Ferro, Paulo Rubem Santiago, Sérgio Leite, Silvio Costa, Vicente André Gomes e Waldemar Borges."

PINGA-FOGO

Esforço para cumprir meta
O desembargador Mauro Alencar é o coordenador do grupo de trabalho, criado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, para que o Poder possa alcançar a meta fixada pelo Conselho Nacional de Justiça para 2013: priorizar o julgamento dos processos contra a administração pública e de improbidade administrativa protocolados até 2011. Ele assegurou que o TJPE deve julgar a maioria das 2.338 ações pendentes até o fim do ano, boa parte delas pode resultar na devolução ao erário de verbas repassadas indevidamente.

Alencar esclareceu que essas ações estão espalhadas por todas as comarcas do Estado. Esta semana, ele vai ligar para os juízes pedindo mais agilidade. O juiz José Viana Ulisses Filho, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, afirmou que o maior entrave para a lentidão nos julgamentos é a falta de magistrados e de servidores de apoio. Diante desse quadro, os juízes terminam priorizando os casos de maior urgência, já que há um grande acúmulo de ações.

Foi da 7ª Vara que saiu a sentença de uma ação popular condenando vereadores do Recife de 1993 a devolverem, cada um, R$ 31,2 mil por terem recebido, na época, um subsídio superior ao determinado por lei. Só cinco dos 41 condenados cumpriram a sentença. Entre os que ainda não devolveram estão: Antonio Luiz Neto, Carlos Gueiros, Eduardo Marques, Fernando Ferro, Paulo Rubem Santiago, Sérgio Leite, Silvio Costa, Vicente André Gomes e Waldemar Borges.

Para preservar o bem público

O cidadão ainda não tem a cultura de entrar com ação popular para denunciar casos de malversação de recursos públicos ou de improbidade administrativa. O juiz Mozart Valadares, ex-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, defende que o cidadão precisa começar a se mobilizar e procurar a defensoria pública, a OAB ou o Ministério Público.

Ora vitrine...

O presidenciável Eduardo Campos recebe tratamento "vip" da imprensa nacional. A Folha de S.Paulo mostrou os problemas da Operação Reconstrução na Mata Sul. As ações foram executadas sob o comando de Geraldo Julio.
(JORNAL DO COMMERCIO)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

REUNIÃO da OPOSIÇÃO

OPOSIÇÃO ALTERNATIVA SINTEPE 
REÚNE-SE SÁBADO DIA 11 de maio de 2013 
às 10 horas
SEDE DA CONLUTAS

R. José de Alencar, 44, bloco A, sala 33, Boa Vista - Recife - PE.
CEP 50070-030. Fone: 3222 5709
Edf. do Bar e Restaurante Mustang (lado da Loja Riachuelo)
Maria Albênia 9213-6271
Mariano Macedo 9167-4640 e 8605-5848
Nosso blog: www.alternativasintepe.blogspot.com