segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO AGREDIDA

A municipalização das escolas da rede estadual anda a todo vapor. Atos de  protestos contra mais esse  desmonte da educação, também.  E, o  mais recente aconteceu em Camaragibe na rua Eliza Cabral área central da cidade. Pais, alunos, professores foram às ruas exigir que o direito dos estudantes em escolher onde estudar seja respeitado. A Secretária de Educação de Pernambuco passando por cima do que determina  a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) quer, transferir arbitrariamente todo o Ensino Fundamental para a responsabilidade das prefeituras. Estas,  sequer cumprem corretamente com suas obrigações que, inclui creches e o pré-escolar  mas, de olho nas verbas oriundas do FUNDEB, os prefeitos acordam com o governo e recebem de ‘’mãos beijadas’’ o Ensino Fundamental. Turmas fechadas, alunos mandados para estudar em outras comunidades, muitas delas com problemas sérios relacionados à violência mas, nada disso é levado em consideração. Para o governo Eduardo Campos o  importante é produzir números, é  mostrar para o país que, Pernambuco é o estado com maior quantitativo de Escolas de ‘’Referências”  e Escolas Técnicas.







domingo, 8 de dezembro de 2013

PROTESTO

ATO DE PROTESTO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO
DIA 13 DE DEZEMBRO ÀS 9h
RUA ELIZA CABRAL DE SOUZA/CAMARAGIBE (C/PANFLETAGEM E PASSEATA ATÉ A PREFEITURA DO MUNICÍPIO)
PROFESSORES, ALUNOS E DEMAIS COMUNIDADE ESCOLAR, MOBILIZEM-SE, VAMOS PARTICIPAR ATIVAMENTE. PRECISAMOS IMPEDIR O REPASSE DAS ESCOLAS DA REDE PARA AS PREFEITURAS.
O SINTEPE ESTARÁ COLOCANDO CARTAZES E FAZENDO O CHAMADO NAS ESCOLAS DURANTE A SEMANA.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DENÚNCIA

Por
DENÚNCIA: Sobre o Congresso do Sintepe ocorrido na semana de 25 a 28 de novembro


No Congresso do Sintepe realizado esta semana (25 a 28/11), apresentei a MOÇÃO abaixo, subscrita por uma enorme quantidade de delegados/as, exigindo o cumprimento da Alínea h, do Artigo 27 do Estatuto do Sintepe (http://sintepematasul.blogspot.com/2011/12/estatuto-do-sintepe.html
) o qual obriga a Diretoria do sindicato, hoje, sob a Presidência do Professor Heleno Araújo, divulgar TRI-MESTRALMENTE no Site do Sintepe a Prestação de Contas que é submetida ao Conselho Fiscal, para conhecimento e acompanhamento de toda a categoria.

Como não houve nenhuma posição em contrário a Moção foi absolvida pelo Heleno Araújo restando agora o nosso acompanhamento e cobrança para que seja realmente cumprido o que exige a Moção e o Estatuto do Sintepe.

Na ocasião, eu pedi ao Heleno uma questão de ordem no sentido de que a Moção precisava ser referendada pelo plenário do Congresso, FOI NEGADO O MEU PEDIDO. Em seguida pedi uma questão de esclarecimento para que o Heleno deixasse claro que o conteúdo da Moção seria cumprido, mas, infelizmente, novamente contrariando o Regimento do Congresso, mesmo já tendo me negado arbitrariamente outros pedidos de questão de ordem, Heleno negou DITATORIALMENTE o meu pedido de esclarecimento, mandando junto com Paulinho, cortar o som do microfone para que a minha solicitação não fosse feita de público e eu apelasse, conforme prevê o Regimento do Congresso, para a Plenária. Por isso, muito indignado, rasguei o Regimento do Congresso e joguei os pedaços sobre a mesa do Heleno.

Tudo isso aconteceu sem que a maioria do Plenário entendesse o que realmente estava acontecendo uma vez que fui PROIBIDO por Heleno de exercer o meu direito democrático de usar o microfone para meus pedidos das referidas questões de ordem e esclarecimento, ficando Heleno como o “bonzinho” da situação e eu como aquele que só queria atrapalhar os trabalhos do Congresso, como foi colocado pelo próprio Heleno para o Plenário junto com outras “brincadeiras” depreciando a minha pessoa.

Espero compreensão e solidariedade de todos e todas para que possamos ajudar na construção de um sindicato melhor e mais transparente, com total respeito a democracia e ao nosso Estatuto.

Abraço sindical em todos e todas!

Edvaldo Lima
Coordenador do Sintepe Regional da Mata Sul/Palmares

MOÇÃO PELO PLENO CUMPRIMENTO DO ESTATUTO POR
PARTE DA DIRETORIA DO SINTEPE

No mês de junho do corrente ano, cansados de tantos desmandos governamentais, milhares de brasileiros e brasileiras encheram as ruas de várias cidades do Brasil reivindicando uma nova, incorruptível e transparente prática de gestão por parte daqueles que detém mandato eletivo. 

Em sintonia com os anseios das Marchas de Junho, pela importância do respeito e cumprimento do nosso Estatuto, bem como, por maior transparência no trato do dinheiro da categoria, NÓS, delegados e delegadas do IX Congresso do Sintepe exigimos que a Diretoria do Sintepe cumpra as Alíneas a e h, do Artigo 27 do Estatuto do Sintepe que diz: “Artigo 27 – São atribuições da Diretoria: a) Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto; h) Submeter a prestação de contas trimestralmente ao Conselho Fiscal e garantir a publicação no jornal periódico.”. Assim sendo, exigimos o imediato cumprimento desse dispositivo estatutário e que se publique trimestralmente a prestação de contas no site do Sintepe conforme também prevê o Estatuto.

Cabo de Santo Agostinho, 28 de novembro de 2013.