terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ultrapassamos os quarenta mil acessos

Parabéns aos que fazem o Alternativa Sintepe, colaboradores e visitantes, pois ultrapassamos a marca dos quarenta mil acessos. Agradecemos a colaboração e luta de todos por uma melhor educação em nosso País. Para aqueles interessados em enviar textos para postagem em nosso blog, enriquecendo este espaço de denúncia e luta dos profissionais da educação, estaremos sempre abertos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A praça não é mais do povo

Lamentável o tratamento dado ao folião que foi a praça Sérgio Loreto assistir ao Galo da Madrugada. Arquibancadas foram colacadas de um lado a outro da rua por onde passa a agremiação. Quem pode, paga e ver de forma confartável o desfile.Quem não pode, espreme-se no chão e ainda tem que disputar o pouco espaço restante com vendedores ambulantes que, sem ordenamento algum fecham-nos todas as passagens. Buscamos os demais canais de TV que faziam a cobertura do desfile para registrarmos nosso protesto, em vão, todos queriam apenas mostrar as fantasias e o lado bom do carnaval.
Espero que a Prefeitura de Recife reveja esta infeliz e arbitrária idéia. Cabe também aos organizadores do Galo e aos senhores vereadores, deputados e demais políticos que andam nas comunidades em tempo de eleição ( à cata de votos), intervir a favor do povo. Povo este, tão sofrido, tão negado em seus direitos, sem vez, sem voz. Cadê o carnaval democrático?
Devolvam-nos a praça. Recife,"cuide das pessoas".
A praça é do povo. Ou não ?

(albeniass@yahoo.com.br)

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Ministro da Educação diz que país não pode admitir perda de interesse pelo magistério

Para Fernando Haddad, queda no interesse por licenciaturas alerta para que aumentemos os esforços
No encerramento do grupo de trabalho das grandes cidades, que reúne os secretários municipais de educação das 26 capitais, do Distrito Federal e dos 127 municípios com mais de 163 mil habitantes, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reforçou a importância do piso salarial nacional para o magistério, em vigor desde o início do ano. "Não podemos admitir a perda de interesse pelo magistério", disse o ministro.Haddad comentou os dados do Censo da Educação Superior de 2007, divulgados na terça-feira, dia 3, os quais mostram uma queda no interesse por cursos. "Os novos dados são mais um alerta para que aumentemos os esforços na criação de um sistema público de formação de professores que envolva a União, estados e municípios", salientou.
O ministro pediu também esforços para a expansão da oferta de educação infantil. "Precisamos garantir que os alunos tenham habilidades próprias para a idade. Com isso, todo o trabalho no ensino básico será facilitado", disse. Haddad destacou os dados sobre alunos que cursaram educação infantil e concluem com mais freqüência o ensino médio. "A redução nos índices de analfabetismo também passa por um maior investimento na educação infantil."
A continuidade de ações e a parceria contínua entre União, estados e municípios foram destacadas como ferramentas primordiais de melhoria da qualidade da educação no país. Aos prefeitos e secretários presentes, Haddad pediu mais participação. "Não subestimem os subsídios que vocês podem nos conceder para melhorar as políticas públicas de educação no país", afirmou.Para o ministro, inúmeras questões pedem a manutenção de uma interlocução constante entre o MEC e os municípios.
"O apoio técnico do ministério está disponível para todos, sem exceção." Dentre as ferramentas para ampliar a interlocução com os municípios, Haddad citou os planos de ação articulada (PAR), que ele considera como instrumentos para a continuidade da gestão.Com o PAR, os gestores que chegam agora às secretarias têm um plano de trabalho avalizado pelo MEC. "Podem até não gostar e querer mudar, mas isso é bem diferente de chegar e encontrar computadores e gavetas vazios, como tantas vezes se viu."
(Assessoria de Comunicação do MEC)

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Educação de Cara Nova

Ano passado a Escola Tito Pereira (Aldeia/ Camaragibe) transformou-se em Centro de Referência, jogando então, para um galpão (onde funcionava uma fábrica de biscoitos) professores e alunos que não foram encaixados no projeto. As discussões e aprovação para implantação do Centro ocorreram no mês de janeiro, período em que os professores estavam de férias.
Este ano, ao iniciar as aulas no famoso galpão, fomos surpreendidos mais uma vez. A "escola" que conta com apenas oito salas de aulas com turmas de Educação de Jovens e Adultos (à noite), sendo uma com o Projeto Travessia, passa agora a funcionar com três turmas do Travessia e duas do PROJOVEM, sobrando assim apenas três turmas de Jovens e Adultos para serem disputadas pelos colegas que lecionam a noite. Isto porque, tanto os projetos Travessia, quanto o Projovem não absorvem os professores do quadro (da escola).
Um desrespeito total, informação alguma nos foi dada. Tudo que sabemos é que, os alunos do Projovem receberão uma verba de R$ 100,00 mensal e que as aulas terão início em março, enquanto isto, teremos que ministrar aulas com essas turmas, uma vez que não chegaram professores para o projeto, nem material, nada, mas precisamos fazê-lo funcionar mesmo de forma atropelada. Afinal de contas a mídia já está mostrando as maravilhas que representa tal projeto.
Engraçado não é? Perdemos sala de aula e ainda teremos que ministrar aulas para turmas que não serão nossas, instrução esta, que discordo e não acato.
Tal atitude é um legítimo atestado da falta de compromisso da Secretaria de Educação, para com os trabalhadores em educação. Técnicos de gabinete, tudo que sabem é planejar e implantar projetos que dizem beneficiar alunos, quando na verdade estes servem para engordar os bolsos de alguns, inclusive, de apoiadores de campanhas políticas.
Questiono a passividade da GRE e do SINTEPE, pois , projeto algum chega às escola sem conhecimento dessas instituições, assim, pedimos providências imediatas para evitar mais uma vez que os professores da referida escola, não sofram as penalidades resultantes dos desmandos provocados pela SEE/PE.
Com a palavra a GRE, o Sindicato dos Professores e a Secretaria de Educação.

Notinha pra concluir :
Este ano Dudu e João de Costa estarão representados juntinhos no Carnaval. O bloco do SIMPERE (de João) sairá com o SINTEPE (de Eduardo) que maravilha heim ?????