domingo, 14 de outubro de 2007

Tigre Pernambucano?


Numa alusão aos países orientais que eram reconhecidos como "Tigres Asiáticos" e que empreenderam um notável desenvolvimento econômico por volta da década de 1980, a revista Época desta semana traz uma matéria que aborda o conjunto de investimentos realizados em Pernambuco, com destaque ao pólo de Suape, designando o estado como um "tigre" próspero e ativo no Nordeste. Segundo os números apresentados na reportagem, os índices de crescimento projetados para Pernambuco oscilam acima dos índices de crescimento do Brasil (enquanto para o país a taxa de crescimento do PIB projetada para o período de 2011/2020 é de 5,25%, no mesmo período Pernambuco deverá crescer 7,32%). O montante dos investimentos até 2015 deverá atingir 34 bilhões de reais.
.
Aparentemente estas são ótimas notícias, porém há o que refletir sobre tais prognósticos. Ainda na matéria, um dado crítico é levantado e esta referência incômoda tem relação com a educação. Ocorre que falta mão-de-obra habilitada e preparada para lidar com este possível surto de desenvolvimento. De maneira mais expressiva e direta, isso significa que as projeções tão sonhadas e desejadas dependem dos investimentos na educação, que deve ser encarada como setor estratégico para que os resultados dos investimentos possam ser efetivados.
.
Como a referência foi citada, vale ressaltar que o tigre asiático mais próspero é a Coréia do Sul. O país investe alto em educação, sem demagogia ou mesquinharia orçamentária para justificar a falta de iniciativa do poder público. Professores na Coréia recebem salários que, em média, correspondem a R$ 10.000 mensais e cerca de 97% dos habitantes entre 25 e 34 anos de idade concluíram o ensino secundário. O saldo destes investimentos não poderia ser outro: a Coréia do Sul possui uma situação econômica consolidada pelo desenvolvimento.
.
Sem educação, o "Tigre Pernambucano" não chegará a rugir!


3 comentários:

  1. Tanta propaganda para nada. Uma vez que até o momento o governo do Estado não se mostrou interessado em investir na melhoria da educação pública de Pernambuco e promover a inserção social da maioria marginalizada que compreende o público alvo de nossas escolas. Governador, desenvolvimento econômico combina com boa educação!!!

    ResponderExcluir
  2. Tigre Pernambucano????Tem cara de piada ,como tudo que vem desse governo.
    Tigre? Sem escola de qualidade,sem hospitais públicos que prestem bons serviços,sem teto..sem nada.
    Tigre??? Não seria gato de rua???

    ResponderExcluir