quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Educação em Pernambuco: de mal a pior

Hoje, a escola estadual São Luiz, localizada no bairro de Prazeres em Jaboatão dos Guararapes, foi notícia no NETV primeira edição. Tal fama se deveu ao fato dos alunos desta escola estarem estudando em local inadequado, onde não há nem banheiro. Paredes caídas, fossa estourada, vazamento de dejetos, entre outros inconvenientes fazem parte do cotidiano desses jovens .
Há muito tempo a direção, assim como os professores e alunos, da escola estadual São Luiz, já denunciam o caos e a impossibilidades da continuação do ano letivo nestas condições. Os alunos estão tendo aulas em parte do horário escolar e largando cedo, pois não há banheiro no prédio que tem várias paredes caídas, sem falar no fato dos alagamentos constantes durante as chuvas.
A SEE já sabia desses problemas há muito tempo e não tomou providência alguma. Estamos no final do ano letivo e nada acontece, além do aumento dos problemas dessa comunidade escolar. Pior ainda é saber que esse caos se repete em várias outras unidade de ensino.
Essa situação é uma vergonha para um estado que recebe o 7º maior repasse do FUNDEB.
O que mais precisa acontecer para que este governo tome providências concretas para a melhoria da educação em nosso estado?Denúncias não faltam, provas incontestáveis da péssima administração da educação em Pernambuco, também não.

7 comentários:

  1. Vale salientar que a referida escola foi contemplada com o famoso BÔNUS. Cem por cento. É mole ou quer mais?

    ResponderExcluir
  2. É verdade Kacris, ainda não descobri realmente o que leva determinadas escolas a serem premiadas com o 14ª. Trabalho em duas que foram premiadas, uma é o famoso Galpão de Aldeia, a outra é a Estufa Santa Sofia, ambas são uns desastres. Paredes e quadros pichados, sanitários sujos e sem água, bancas quebradas, salas que sequer possuem birôs, falta de biblioteca, o outra biblioteca que não funciona. No quesito condições ambientais ZERO para as duas. Toda situação já foi mais que denunciada a GRE e SEE que preferem fazer vista grossa junto as direções.
    Lastimável.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o pessoal do Ministério Público?

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que irá acontecer?

    A gre responsável vai abrir um inquérito administrativo, enquanto isso colocam uma gestão interina escolhida a dedo (para qual virá verba em abundância), a qual se perpetuará para seguir a risca os mandos e desmandos da see.

    Pqp, mas não dá pra falar em educação básica pública sem que o sangue suba a cabeça...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo. Em Pernambuco na gestão eduardina não há Ministério Público. Há o MPG: MINISTÉRIO PRIVADO DO GOVERNO . Sempre prontos estarão para defenderem os interesses dos poderosos que estão no governo.Pode cair escola, e milhares ficarem sem cumprir o ano letivo, se a culpa que for detectada for estatal, nada acontecerá. Esses promotores só se importam em mostrar serviço em períodos de greve dos professores.

    O governo não cumpre os acordos com os servidores e nada acontece.
    O nosso MP não existe, ao que parece; a nossa categoria é desarticulada, sempre a esperar por melhores dias, e a gente vai ficando numa pior que piora a cada dia.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, não consigo entender como uma escola como essa pode ter recebido 100% de bônus, isso só reforça os critérios duvidosos por trás deste bônus. Esse governo não está nem um pouco preocupado com a educação mesmo, apenas em divulgar dados incorretos a respeito da mesma, e quando interrrogados algum dos três titãs que todos devem saber quem são, apenas repetem que os professores: tiveram mais de 50 mil capacitações,....., nossa não aguento mais essa demagogia e descompromisso do governo estadual com a educação! Agora isso o ministério público não age de forma rápida, mas qunado o assunto é greve, já viu!

    ResponderExcluir