terça-feira, 6 de julho de 2010

IBOPES

Diário de Pernambuco- A5 Recife,6 de julho de 2010
Brasil
Sebastião Nery
Os tais "institutos de pesquisa", reles mercadinhos de números eleitorais, precisam ter um mínimo de pudor. Vivem sobretudo de dinheiro público. O Sensus é da Confederação Nacional dos Transportes (sic) do Clésio Andrade, que não tem uma bicicleta. O Ibope trabalha para a Confederação Nacional da Indústria, cuja única indústria é tomar dinheiro do governo. O Vox Populi é o conhecido morcego: só voa de noite.
Passaram um mês fabricando pesquisas (sic) oficiais para dizer que Dilma havia "disparado na frente e Serra caindo", e os jornais e "colunistas" do escritório de Dilma, sobretudo "a turminha da Dilma", "repercutindo". Todas as matérias começavam assim : - "Com a queda de Serra e a subida de Dilma"... E o governo escandalosamente desovando publicidade.
Mas saiu a pesquisa Datafolha (o único que não vende pesquisa), mostrando que era exatamente o contrario: quem cresce é Serra e Dilma cai. O Ibope, que havia feito "pesquisa" (sic) só há uma semana, às pressas providenciou uma encomenda da Associação Comercial de São Paulo para remendar o que fez e dar Serra em "empate técnico, dois pontos na frente"
Datafolha vinga-se: -"Nossos números é que têm sido confirmados".

Lembro-me de um professor de Estatística da UFPE que, em tom de brincadeira dizia: " Jamais acredite nas estatísticas a não ser que, você mesma as adultere". (Albênia).

2 comentários:

  1. O Datafolha minha cara, pertence ao jornal Folha de São Paulo, que junto com os jornais O Globo e o Estado de São Paulo, a rádio CBN, a televisão Globo e a revista Veja não merecem a menor credibilidade. É claro que Serra ta na frente eles são tucanos, fazem parte da direita conservadora das elites brasileiras, que se assentam, sobretudo, nos partidos PSDB, DEM e PPS. Acho que a colega deve rever suas fontes de informação, pois gozam de total descrédito.

    ResponderExcluir
  2. Não tô defendendo partidos, achei a matéria interessante porque é realmente o que desconfiamos, as pesquisas são tendenciosas sim, apontar o crescimento de Serra é mais uma afirmação desse fato.
    Fico com o conselho de meu querido (ex)professor de estatística.
    Abraço grande!

    ResponderExcluir