terça-feira, 1 de janeiro de 2013

DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO


A Secretária Executiva de Gestão da Rede Estadual Margareth  Zaponi está indo para a Secretaria de Educação de Ipojuca.
Esta senhora que tantos mandos, comandos e desmandos promoveu  na Educação de Pernambuco,  ruma de malas prontas estrategicamente  para a rede municipal. É o governo Eduardo Campos agindo como  um câncer  em metástase,  disseminando  células malígnas que aos poucos vão destruindo  a Educação.
Zaponi, segue uma política de Estado que, segundo a mesma é  baseada no controle social  em prol de uma educação de qualidade que possa servir de modelo para o país. 
Fala em qualidade da educação ao mesmo tempo que, como  legítima representante do governo,  ordena o fechamento de turmas deixando trabalhadores fora de sala de aula e sonega do aluno o direito  de estudar próximo a sua residência, esta prática absurda e desrespeitosa é chamada de "reordenamento nas escolas da rede".
São escolas vítimas dessa prática: Escola Perpétuo Socorro, Manoel Borba, Bartolomeu Gusmão, Rubem Moreira, Epitácio André Dias, Pintor Lauro Villares, Olinto Vitor, Trajano Chacón, Diário de Pernambuco, Colônia de Pescadores, Josué de Castro, Samuel Gonçalves, Cristo Rei, Fernandes Vieira, São Domingos, Santo Antonio, Creuza Barreto Dornelas, Oscar Carneiro, Antonio Correia, Samuel Mac Dowell, Santa Sofia, e tantas outras na Região Metropolitana de Recife e ainda a Escola  Eliseu Pereira no município de Palmares.
Bom frisar que estas, são as unidades que  temos notícias e que foram denunciadas pelo Grupo de Trabalho formado por representantes da direção do SINTEPE, representação de alunos e da base dos Trabalhadores em  Educação. O Grupo foi formado após ato de protesto organizado por alunos e professores da Escola Pintor Lauro Villares (Roda de Fogo) na Secretaria de Educação dia seis de dezembro de 2012 quando estes posicionaram-se contra o fechamento de turmas do Ensino Médio na referida escola.
Instituído, o  Grupo de Trabalho busca resolução para os problemas apontados inicialmente para as escolas em situação emergencial. Ficou acordado também que, as medidas encontradas para as escolas em foco, serviriam como ação norteadora   para solucionar os problemas  de outras escolas. Porém, não foi isso que verificou- se nas reuniões que se sucederam dias 7 e 13  de dezembro.  
A Secretaria de Educação apenas manterá as matrículas ou seja, não ocorrerá fechamento de turmas  nas unidades que a SEDUC determinar  como Escola Polo, as demais seguiram o caminho da municipalização  atendendo assim,   aos caprichos do governo Eduardo Campos que até 2014  pretende  transformar  90% das escolas públicas em Escolas de Referências (Integrais) mesmo que tal  procedimento  contrarie o desejo da comunidade escolar. 

  
      Inimigos da Educação

Um comentário:

  1. Quando os "gênios" da educação em Pernambuco propuseram e aplicaram este "reordenamento da rede" não pensaram nas pessoas, apenas se concentraram nos interesses do governo, prejudicaram, desarrumaram a vida de muitos. Expandir este "modelo danoso" para os municípios é o fim!Talvez deva-se pensar em ações conjuntas dos sindicatos municipais junto com o SINTEPE. União é tudo e mobilização das comunidades em parceria com os professores deixará o movimento mais forte!

    ResponderExcluir