segunda-feira, 15 de abril de 2013

POR QUE OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO 
VÃO PARAR NOS DIAS 23, 24 e 25 DE ABRIL ?

De acordo com a lei nº 11. 738 (lei do piso salarial) o reajuste salarial dos professores deve ser pago em janeiro de cada ano. Esse ano o reajuste foi de 7,97%.

Mesmo sendo um valor tão baixo, em Pernambuco o governo Eduardo Campos negou-se a reajustar o salário dos professores em janeiro. O reajuste será dado em maio e o atrasado (de janeiro à abril) ainda será dividido em 3 parcelas. O governo que investe R$ 532 milhões na Arena da Copa e que, está investindo R$ 350 milhões na construção de um presídio em Itaquitinga, diz não ter dinheiro para pagar aos trabalhadores.

Além disso, o salário dos professores não foi reajustado em janeiro de 2009, assim, o valor atual está bastante defasado.

Em 2010 o governador Eduardo Campos anexou a gratificação dos professores (pó de giz) ao vencimento base para compor o valor do Piso, mesmo sendo essa prática proibida pela Lei.

As escolas da rede estadual permanecem com salas lotadas, quentes, e sem as mínimas condições de trabalho. Laboratórios e bibliotecas não funcionam ou funcionam precariamente.

Para se ter uma idéia do caótico quadro da educação em Pernambuco, faltam nas escolas, lápis piloto, apagadores e papel ofício, ou seja, materiais básicos para o desenvolvimento do trabalho docente.

Em muitas unidades de ensino não há água para o professor beber.

O governo está acabando com as turmas de Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries) , e chama essa prática de “reordenamento das escolas da rede”. Por conta dessa atitude alunos são jogados pra estudar em locais distantes de suas residências, ou ficam fora da escola.

Lembrando que, em 2009 o governo descontou os dias parados da greve e impediu que os professores fizessem a reposição das aulas.

Para conquistar seus direitos os trabalhadores só têm um caminho: a luta!


4 comentários:

  1. fiquei sabendo se fizer paralisação terei minhas aulas descontadas e não poderei repor - informação pelo sindicato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não houver reposição o ano letivo vai ficar incompleto e isso é ilegal. Enviar contrato para cobrir falta de professor é inviável. Se sua gestora inventar de dizer que você não vai poder repor a sua ausência que é garantida pelo Estatuto do magistério onde se prevê a referida reposição de ausência dentro dos trinta dias contados a partir do ocorrido da falta, denuncie ao SINTEPE.

      Descumprir lei é incorreto e nosso Sindicato deve tomar providências. Não somos regidos por VONTADES e sim por nosso estatuto, e ele nos acoberta. Do contrário estaremos vivendo o inimaginável, surrealismo, pois estará sendo criada nova legislação para reger os trabalhadores em educação na base do desejo do governante e não através da maturação do processo legislativo: estamos ou não em um Estado Democrático de Direito?

      Excluir
  2. Em PE existe uma falsa ideia de que os professores do programa Integral não podem paralizar suas atividades, isso é um absurdo, pois todo funcionário pode reivindicar por melhores condições de trabalho e salariais.

    ResponderExcluir
  3. No ano passado Eduardo descontou e não devolveu...as aulas não foram repostas e ficou por isso mesmo...o MP fez que não viu o absurdo...já em relação às cadernetas, o MP é implacável.

    ResponderExcluir