sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ALUNOS LESADOS


Convidados  pela Secretaria de Educação para ingressarem (sem passar

pela seleção exigida) na Escola Técnica de Camaragibe, alunos do
Ensino Médio da Escola Santa Sofia, sentem-se lesados. Isto porque,
após a transferência estes, foram informados que não receberão
certificado de curso técnico uma vez que, esta modalidade de ensino
não será ofertada aos mesmos.  A notícia veio como uma bomba pois, é a
formação técnica a grande motivação para alunos que buscam
profissionalização.
Na verdade, a Secretaria e Educação apenas utilizou os alunos para
''encher'' a ETE que conta com um baixo número de inscritos para
iniciar o funcionamento. Além disso, o fechamento de turmas do Médio
da Escola Santa Sofia, é um pulo para a municipalização,que nada mais
é senão o ''empurrar'' do Ensino Fundamental para as prefeituras.
Bom lembrar que Lei alguma autoriza o governo a fechar turmas e
escolas. O Artigo 211 da Constituição Federal é bastante  claro quando
afirma: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios
organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino".  E
ainda no parágrafo 3º: "Os Estados e o Distrito Federal atuarão
prioritariamente no ensino Fundamental e Médio".  Assim, vê-se que, a
SEE/PE, faz uma leitura propositalmente equivocada da Lei para poder
 justificar o desmonte da educação.

10 comentários:

  1. Ô Albenia, como vocês são inocentes. Vocês acham mesmo que os alunos da Escola Santa Sofia, que é uma escola regular iriam entrar no III bimestre numa escola técnica e ainda sim seria qualificados como técnicos?? Faça-me o favor, é querer acreditar em papai noel e coelho da páscoa. Você acha que os alunos da ETE que fizeram seleção pra entrar iriam aceitar de bom grado? A ideia não é encher a ETE como você propaga, pois foram inauguradas ETE'S em Araripina e Lajedo e ambas contam com apenas quatro turmas como a de Camaragibe. Querida, o problema era o que fazer com os alunos do Santa Sofia, e o mais fácil é coloca-los na ETE até se formarem, ou para o estado, até findar o problema.

    ResponderExcluir
  2. A questão não é tão simples assim, se vc. acha que os alunos não são qualificados porque não deixá-los na escola de origem? Porque não foi dito a verdade para eles e pra direção da escola? Chama-me atenção vc. defender um golpe baixo do governo e ainda menosprezar os alunos como mecanismo de justificativa para essa ação. E tem mais, a escola tem um baixo quantitativo de 'interessados' sim, aliás, meu querido isso foi afirmado pelo próprio Paulo Dutra, o 'chefe' das 'Escolas Integrais e de Exclusão'. Teu posicionamento pareceu-me um tanto governista. Pena!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você que pensa que seus alunos não são qualificados, porque em nenhum momento citei isso, se vc voltar a ler vai perceber. Albênia, entenda que para resolver o problema que vocês se transformaram a SEEP iria falar qualquer coisa. Você mais uma vez é desinformada a respeito dessa escola, agora mesmo esta havendo uma seleção, pois a ETE de Camaragibe vai ser polo de EAD e foram quase 1.000 inscritos para 90 ou 80 vagas. Isso é baixa procura? e olha que nem foi aberto ainda a seleção para o ensino subsequente. Você até parece que tem um certo rancor por esta escola. Nunca fui governista, mas pode me chamar de realista. O tempo do sindicalismo sonhador ficou na década de 80. A ação hoje deve ser muita mais articulada do q meros cartazes. Mas pelo visto nem o SIntepe nem a oposição mostra-se qualificada para o desafio. pena!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Me perdoe mas, o equivocado é vc. que na verdade num sei nem quem é de fato. Não tenho rancor por escola alguma.Que isso? Sou contra a forma como elas são geridas. As informações que foram dadas a direção de minha escola, foram passadas pelo Sr Paulo Dutra que é responsável por estas escolas. Então, desinformado é o pessoal do governo que promete uma coisa e na surdina faz outra. Coisa que aliás vc. deve conhecer, bem. O aluno tem que ter livre escolha, não se pode fechar turmas pra formar números em outras unidades. Também nao penso ser meus alunos desqualificados, minha luta é por eles também. Você joga com as ideias, distorce os fatos. Como na sua visão sou inocente e desinformada, não vou perder tempo com alguém tão bem informado, inteleigente e esperto como vc. né? Abraço!
    Ah! Asssite ao vídeo sobre a municipalização (que postamos aqui)e verás quanta mentira é dita pelo secretário de (des)educação. A muicipalização é fato, o governo mente mesmo a mídia mostrando alunos que já estão sendo obrigados a procurar outras unidades por conta do fechamento de turmas.Absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aceito o fato de você afirmar sempre que o fechamento das turmas da sua escola se dá em função da necessidade de "encher" a ETE, quando mesmo na sua fala você se contradiz quando afirma que "a municipalização é fato" e concordo com você, é fato independente da existência de uma escola que ainda não tenha as turmas completas, mesmo pq nunca vi fundar uma escola com todas as turmas, com a capacidade total, assim a cada ano teria que ampliar, ou então só abriria vaga 3 anos depois q os primeiros alunos ja tivessem saído.

      Gostaria muito de debater minhas ideias com você. abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quando digo fato, refiro-me ao que está acontecendo, é real o fechamento de turmas mesmo o governo descaradamente dizendo que não.Se não há necessidade de alunos pra fazer número na ETE, então porque os diretores foram chamados e foi dado o recado a estes? Se vc. naõ aceita isso, o problema não é meu.
    A realidade do nosso alunado é outra, trabalham, querem fazer outras atividades à tarde, escolas integral não lhes interessa ainda mais sendo algo que vindo com imposição, as coisas estão claras mas, vc. infelizmente não quer reconhecer. Veja quanta coisa errada, alunos transferidos aleatoriamente pra outra unidade no meio do ano e, ainda estão à deriva aguardando chamado da Seduc. A ''nova'' escola ainda não está funcionando. É descaso demais só vc.que não ver. Fica difícil dialogar com alguém que enxerga e defende apenas um lado da questão. É difícil meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Vc. poderia aparecer na escola que trablaho Santa Sofia, conversar com alunos e professores, ver nossa realidade aí quem sabe vc. passe a dar crédito ao que afirmo com toda segurança. Apareça por lá.!

    ResponderExcluir