sábado, 26 de outubro de 2013

ESCOLAS DE PERNAMBUCO PEDEM SOCORRO!...

Escola Joaquim Nabuco (Ribeirão/PE)
Por 

Fazem uns anos que sou professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco e nunca vi, nunca passei, nunca assisti, nunca vivi em todo esse tempo anos tão atípicos, anos tão sem sentido, sem norte, sem rumo e sem perspectivas de melhoras na Educação de Pernambuco quanto nesses anos de Governo de Eduardo Campos. Vivemos tempos de desconstrução da Educação em nosso Estado. Centenas de Escolas estão fechando portas de salas de aulas. Entrega-se nesse Governo Escolas para Prefeituras sem condições de absorverem e cuidarem de seus alunos. O descaso toma conta das salas de aulas. Professores desmotivados e perseguidos por gestores que por sua vez são enquadrados por gestores de GRE's. Turmas inteiras de alunos sem saber para onde vão. pais e comunidades em polvorosa quanto ao futuro de seus filhos. Professores sofrendo com stress profundo e em vias de depressão, As Escolas perdem cada vez mais a convivência amigável e vivem sob o clima da desconfiança e da incerteza. Professores colocados em disponibilidades, em outros órgãos ou em readaptação. Votei nesse Governo por duas vezes. Votei em Miguel Arraes e quanta diferença. Acreditei nessas duas vezes na mentira e no engodo e hoje tenho como dever esclarecer, alunos, companheiros e pais para não cairmos mais em tentação. Não nos deixarmos mais nos enganar pela carinha bonita e pela propaganda duvidosa. Vemos diariamente alunos e pais nas ruas pedindo para serem ouvidos. Pedindo para que seus filhos não sejam entregues a incerteza. Por isso todos nós professores e professoras, alunos e alunas, mães e país, comunidades e associações temos o claro dever de dizer NÃO. QUE VAMOS LUTAR O QUANTO PUDERMOS E QUE DAREMOS A REPOSTA NAS RUAS EM 2014. 

4 comentários:

  1. Não podemos ficar parados. Esperando em berço esplêndidos. Estamos nessa luta há meses. O SINTEPE ficou de nos apoiar nesse movimento das ruas e não apareceu e não mandou nem um alô explicando-se. Nós professores, até do nosso Sindicato estamos órfãos.Eu particularmente, além dessa luta pela Escola Joaquim Nabuco estou sendo perseguido pela gestora da GRE Palmares que sem meu consentimento, minha aquiescência, sem que eu peça está forçando minha remoção, alheia a minha vontade, para uma outra Escola, sem contar que por mais de ano segurou meu pedido (requerimento) de locomoção o qual a própria SEDUC ficou surpresa com tal atitude. Tenho estado quase todas as semanas buscando junto a SEDUC uma solução para minha vida funcional. Por uns sou bem atendido e respeitado, por uns "ditos chefes" sou ignorado. Se nada for feito vou divulgar dia, nomes e fala desses que me ignoram na SEDUC. Prof. Heleno

    ResponderExcluir
  2. Heleno, a direção nem a GRE, não tem poder pra lhe remover, isto está garantido no Estatut do Magisterio Lei 11.32/96. Você pede remoção se quiser.
    Em 2008 a ex-gestora do Tito Pereira devolveu-me pra sem que eu soubesse, não sai da escola, passei um ano zanzando fora de sala porém na escola. Denunciei ao sintepe, alepe, ouvidoria, gre, see...jornais...mas, ninguém teve competência pra resolver minha questão. No ano seguinte faleceu um professor (Geo.) e eu assumi a vaga do mesmo. Resumindo: Só as providências divinas resolveram minha questão.Mas, não saia da escola essa é a orientação.

    CAPÍTULO V
    DA REMOÇÃO
    Art. 29 - O professor poderá ser removido a pedido ou por necessidade do serviço.
    Parágrafo único - A remoção do professor, a pedido, somente se efetivará no início de cada semestre letivo, ressalvados os casos excepcionais previstos em lei.

    ResponderExcluir
  3. albênia boa tarde,minha escola será municipalizada, chegando ao final do ano terei que procurar escolas, eu por algum motivo posso escolher a escola, ou sou forçado a ir aonde tiver vaga?
    agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  4. Ontem, houve denuncia na audiência pública (ALEPE) que escolas que estavam sendo municipalizadas estavam ''jogando'' professores para qualquer local que tenha vaga. No caso se vc. tem onde se localizar acredito que é a saída. Mas, procure o Sintepe pra se informar, fale com Fernando Melo (direção) pois, é uma situação nova que está nos sendo imposta, muito embora tudo isso foi negado pelo secretário no debate de ontem. Estamos na luta para por um freio nesse processo mesmo, sob a ameaça do projeto de lei proposto pelo governador. Qualquer coisa, pode entrar em contato por e-mail ( malbenia@gmail.com) maria albenia . No facebook: Albenia Silva. Forte abraço!

    ResponderExcluir