sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PANFLETANDO NO METRÔ/CAMARAGIBE. 11/OUT.13.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Vimos através desta carta aberta, esclarecer à população o que significa municipalizar as escolas públicas estaduais e apontar os efeitos danosos desta política de governo.
Municipalizar significa transferir a responsabilidade das escolas estaduais para as mãos das prefeituras. Nesse processo, o governo de Pernambuco, Eduardo Campos, tem fechado turmas e escolas do Ensino Fundamental e empurrado estas escolas para os municípios, ficando apenas com o Ensino Médio que é transformado em Escola de Tempo Integral.
Sabe-se que as prefeituras já não têm condições de dar conta das escolas que estão sob sua administração, porém interessadas apenas no repasse das verbas do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) os prefeitos recebem de braços abertos as escolas “oferecidas” pelo estado. 
Diversos são os problemas que ocorrem com esse repasse, entre eles podemos citar: superlotação em salas de aulas, transferência de alunos para estudar em locais distantes de suas residências o que é uma agressão às recomendações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9394/96) que em seu artigo 4º garante ao aluno o direito de estudar em local próximo onde mora. Falta de democracia na escolha dos diretores das unidades de ensino uma vez que, no município, as direções são cargos de confiança ou seja, são escolhidas pelo prefeito. 
E mais, obrigar o aluno a estudar numa Escola Integral fere o direito dos que pretendem trabalhar ou fazer cursos no contra-turno. 
Lembramos que, a Constituição Federal em seu artigo 211 que trata da Educação não transfere responsabilidades exclusivas do Ensino Médio ou Fundamental para os estados ou municípios. 
A lei diz que, a organização do ensino deverá ocorrer em regime de colaboração entre estes.
Assim, perante o exposto, nos posicionamos CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E A TRANSFORMAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO, EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL.










COMISSÃO NÃO À MUNICIPALIZAÇÃO

4 comentários:

  1. Esses adolescentes menores de idade tem autorização dos pais para essa atividade? Deveriam está estudando.

    ResponderExcluir
  2. E estão estudando sim Apraz, nesse dia a escola estava em atividades do dia das crianças. E tem mais, esses jovens estão dando aula de cidadania. O pais são avisados das atividades externas e apoiam nossa luta contra as arbitrariedades cometidas por esse governo, estão conosco na luta contra o fechamento de turmas e escolas. Vc. precisa informar-se primeiro antes de ''sair atirando''.

    ResponderExcluir
  3. Não atirei Albênia, fiz uma pergunta, se vc ler novamente vai perceber. Aproveitando o ensejo você demonizou tanto a ETE e a escola já está funcionando a quase dois meses no prédio novo e não precisou dos alunos do Santa Sofia para "encher" a escola como vc mesma falava. Tá vendo Albênia o problema não era a ETE como eu já havia falado avc várias vezes, mas vc só pensava em demonizar a ETE. Que coisa não?! Mereço um pedido de desculpas? :)

    ResponderExcluir
  4. Os alunos em sua maioria decidiram não ir para a ETE, isto porque foram enganados, depois que solicitaram a transferência da Santa Sofia, souberam que para eles não seria oferecido curso técnico algum. Não estou demonizando nada nem ninguém, e mantenho tudo o que disse, até porque as informações aqui citadas, foram dadas pela SEDUC_PE. Quanto a postagem anterior, diz: " deveriam está estudando" vc. afirma sua posição em condenar o aluno fora de sala, como se estivéssemos fazendo algo ilegal. Vc é que deveria desculpar-se e reconhecer o brilhantismo desses alunos.

    ResponderExcluir