segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

REPROVADOS E EXPULSOS

Duplamente penalizados.  É dessa  forma que são tratados os alunos reprovados no do 6º ano da Escola Oscar Carneiro|Camaragibe. Como a unidade .vai ser transformada em Escola de Ensino Integral, estes,  foram expulsos da escola.  Recentemente na Escola Santa Sofia, assistimos o drama de uma mãe que, aos prantos implorava   à direção por uma vaga. De acordo com a mesma, já havia passado por três escolas (distantes de sua casa) e não havia conseguido local para o filho estudar. A transformação  da Oscar Carneiro em Ensino Integral tem provocado danos irreparáveis à comunidade escolar, como não há outra unidade nas proximidades, os  alunos do Fundamental e do  Ensino Médio regular que necessitam trabalhar e não podem passar o dia inteiro numa escola, são obrigados a deixar a unidade e, se deslocarem para locais distantes de suas casas, o que fere totalmente as recomendações da LDB que em seu artigo 4º parágrafo X e, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que em seu artigo 53  garante ao aluno o direito de estudar próximo a sua residência.    Portanto, é com descaso e desrespeito, inclusive às leis que, o governo Eduardo Campos vem tratando a educação no Estado.  Por onde anda mesmo o MPPE?

7 comentários:

  1. "e não podem passar o dia inteiro numa escola" essa parte do que você escreveu reflete o seu preconceito e desagrado ao programa de educação integral. Você conhece realmente o programa Albênia?

    ResponderExcluir
  2. O que sei, e TODOS os alunos reprovados no 6º ano também sabiam DESDE O INÍCIO DO ANO, é que a escola seria SEMI-INTEGRAL e não haveria essa série em 2014. Então a senhora, Albênia Silva, que mostrou saber nada sobre a realidade atual da escola deveria primeiro conhecer a real situação da escola atualmente. Primeiro coloca uma foto do ano de 2012 (cadê o corrimão que hoje há na entrada da escola?), depois, ao invés de defender a maioria dos alunos que realmente se dedicam ao estudo e querem a oportunidade de progredir, defende POUCOS que não estudaram o ano inteiro. A senhora deveria realmente conhecer a realidade da escola, onde os alunos dividem a quadra de esportes com a comunidade e animais como bodes e cavalos pois apesar de estar recentemente construída teve seu muro caído além de sofrer ações de vândalos, que também tomam banho na caixa d'água no telhado da escola. Ajude-nos, se lhe é possível, a termos qualidade e dignas condições de trabalho pois da sua mesa de computador não é possível ver nossa realidade.

    ResponderExcluir
  3. Conheço a comunidade, estive presente em uma das reuniões onde os alunos se posicionaram contra a Escola Integral, inclusive mostraram-nos uma ficha que havia passado nas turmas do Médio mostrando ''os benefícios'' do novo modelo de escola. As mães presentes, também se queixaram pois, os alunos que estavam saindo da José Collier não tinha para onde ir. Estamos ( Santa Sofia) os recebendo diversos alunos reprovados no 6º ano e nossa escola não tem como atender a todos. A Escola Integral não deve ser uma obrigação e, sim uma opção, coisa que o governo esta retirando das comunidades. Quanto a vc. Apraz sempre equivocado, fala em preconceito como forma de mascarar e desfocar o assunto em questão. Já disse e reafirmo, respeito suas idéias governistas e não dá pra perder tempo trocando idéias contigo. Paciência!

    ResponderExcluir
  4. Pessoas que se escondem atrás de um pseudônimo para discutir questões sérias não deveriam ter resposta. No entanto,em respeito à luta da Companheira albênia e aos seguidores e colaboradores do Blog vou dar algumas respostas.Em primeiro lugar uma escola de qualidade busca resolver os problemas de aprendizagem incluindo os alunos em suas dependências e não expulsando como está sendo feito na Escola Deputado Oscar Carneiro na qual trabalho! O que tenho visto são mães revoltadas e com razão diante das medidas implementadas naquela unidade de ensino! Como pode ser boa uma escola que coloca para fora vários professores e expulsa os aluno? Como pode uma escola na qual a própria vice diretora não pode mais trabalhar nesta? Assim se demonstra que este projeto de Escola Integral não vem para beneficiar, mas para locupletar os dirigentes que do alto de seus gabinetes definem qual escola deve funcionar e quais devem fechar.Não importa se os alunos não poderão mais estudar, o que vale é a vontade daqueles que dirigem a Educação em seus gabinetes e impôem seus projetos de desmonte da escola pública, com o apoio de bajuladores cujos interesses estão longe de melhorar a educação. obrigando pais e mães indefesas a assinar atas de "reuniões" como se estas concordassem com o processo. Não poderia de classificar de imbecis posições nas quais o sujeito se prevalece de argumentos do tipo "voce sabia que seria assim"! Agem como assaltantes que ameaçam: o dinheiro, ou perde a vida¹¹¹ Não estão avisando? Finalmente não se vê nenhum argumento em favor de uma escola verdadeiramente de qualidade, nem há citações sobre os autores e teóricos da Educação.

    ResponderExcluir
  5. Comuvila, a foto é sim de 2012 e não é segredo algum, foi uma das mobilizações que participei em na escola, aliás no há vários registros desse ato e quem acompanha o blog sabe disso. Foi nesse encontro que presenciamos a insatisfação dos alunos sobre a forma como o processo (Esc. Referência) estava sendo tratado. Se informe com os professores e alunos e depois emita sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. Eu fui professora desta escola em 2003. Um horror, água invadia, faltava professor, não tinha aula quase todo dia, mas, como é "rota" para o Estádio , então, a reforma deve ter sido feita e transformá-la em Ensino Integral. pobres dos alunos, que educação é esta que exclui?

    ResponderExcluir