quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Brasil Alfabetizado

Com a implantação do programa Brasil Alfabetizado, a prefeita de Olinda (Luciana Santos) pretende erradicar o analfabetismo entre adultos e idosos até o final de 2008.
As aulas são ministradas por voluntários que recebem uma bolsa no valor de R$ 200,00. Apesar do"salário" não ser nada estimulante, o elevado índice de desemprego tem levado à muitos ao trabalho voluntariado no município.

Este programa faz lembrar-me do extinto MOBRAL (é do meu tempo - Movimento Brasileiro de Alfabetização), em que qualquer espaço poderia ser utilizado como sala de aula (Associação de Moradores, igrejas, depósitos, residências entre outros), havia ajuda de custo para os professores e merenda garantida aos alunos. As salas eram lotadas e no final do programa todos os alunos, até mesmos os que sabiam apenas rabiscar o nome, eram considerados alfabetizados.
O progarama foi um "sucesso". Dessa forma, acredito que o programa Brasil Alfabetizado dê cem por cento certo.

Ah! dizem que Luciana Santos anda pelas ruas da cidade tomando a lição de toda criança que encontra no percurso. Quando esta, demonstra não saber a leitura, a prefeita pergunta qual a escola estuda e quem é o(a) professor(a) e promete com todas as letras, tomar as devidas providências.

Será que a prefeita mandará o(a) professor (a) para a "linha de reciclagem" como recomenda o Programa Americano?

E se o aluno souber ler? O profissional em educação será promovido por mérito?

Será que a prefeita está querendo corrigir as distorções idade-série dessa forma?

Um comentário: