domingo, 7 de outubro de 2007

RESPONDA SE PUDER:

Por José Ricardo de Souza*
Por que a SEDUC mandou apenas UM cartão para os professores da rede que tem dois vínculos, duas matrículas, trabalham em duas ou três escolas para dar conta da carga horária, na prática trabalham dobrado, essa é a verdade; mas na hora de dar uma gratificação (se é que podemos chamar de gratificação os duzentos reais para comprar livros cujos preços já são pré-reajustados para a Bienal) só pesou como se fosse um contrato, uma matrícula. Essa idéia seria muito boa, se nós que temos dois vínculos também pudéssemos descontar o Sassepe, o Funafim, o Vale Transporte apenas de UM contrato, e não dos dois como é feito! Na verdade, este dinheirinho que a SEDUC e o Governo Midiático de seu Eduardo Campos estão oferecendo é para fazer média com a população e com a Imprensa, como se este (des)governo estivesse preocupado com a Educação de nosso Estado. O que vemos na prática é o sucateamento e a falência das nossas escolas públicas; é este projeto Travessia que está atravessado no pescoço dos docentes que ficarão sem turmas para lecionar e nos alunos que serão condenados a serem meros analfabetos funcionais; é este aumento ridículo de 5% que na prática aumentou vinte a trinta reais em nossos salários... Cadê o dinheiro do FUNDEB ? Para aonde vão as verbas do Banco Mundial para a Educação ? Cadê a seriedade de um governo que se diz popular, mas que é tão autoritário quanto os que o antecederam ? 2010 vêm aí. Parece distante, mas para quem sobreviveu à Era Jarbas, com certeza vai saber dar o troco aqueles que conquistaram nossos votos, mas traíram nossas esperanças numa gestão de qualidade.

* O autor é historiador, professor da rede pública estadual de ensino, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.


5 comentários:

  1. Eu sinceramente acho a categoria dos professores muito acomodada e aceitando sem mover uma palha desde o horário macabro de reposição até a tal travessia (para o inferno)... parece mesmo que cada povo tem o governo que merece... talvez a atual direção do Sintepe contribua em muito para isso...

    Sinceramente não tinha e nunca tive candidato nenhum que merecesse ser votado (seja do legislativo ou do executivo). Desde que me entendo por gente que não confio e nunca confiarei nesses fdp.

    ResponderExcluir
  2. Culpa de nossa categoria, principalmente! Deu até raiva ver muitos professores com o sorriso no canto das orelhas só porque ganharam o bônus esmola para comprar livros, e ainda fazendo propaganda de um governo que nos pisa com aquela camisa.

    ResponderExcluir
  3. Curioso foi testemunhar a festa dos professores devidamente trajados com a camisa "ofertada" pelo governo para alardear seu feito na Bienal!

    A questão é elementar: por que recebemos o vale-livro? Ora, porque nosso salário é incapaz de bancar a aquisição de livros e o governo, que sabe muito bem disso, resolveu extrair um "bônus" publicitário com este benefício.

    Seria preferível receber um salário digno e dispensar o bônus-esmola!

    ResponderExcluir
  4. Ontem saiu uma matéria no JC dizendo que com R$ 200,00 os professores compram tantos livros que ajudam a compor a bilbioteca.
    O pior é que os companheiros ainda confirmaram a palhaçada.Apareceram na matéria afirmando que com o abono compraram todos os livros que precisavam (acho que alguns gibis de R$ 1.00).
    O governo reduziu o abono educador(a outra esmola) e nos obriga usar o bônus na compra de livros,favorecendo as editoras.
    Medidas como essa causa-nos vergonha e revolta,a nossa luta é por condições dignas de trabalho e
    remuneração decente,dessa forma poderemos fazer uso do nosso salário da forma que acharmos melhor.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o bônus me fez ir as compras; fazia muito tempo que eu não comprava tantos livros.Foi melhor o bônus porque se fosse dinheiro com certeza eu compraria outras coisas que meu salário não pode comprar ou então atualisaria algumas contas que meu salário não pôde pagar.E o paliativo enquanto seu lobo não vem!...

    ResponderExcluir