domingo, 16 de dezembro de 2007

Educação no "Novo" Pernambuco

No Diário Oficial do dia 20/11/2007 ( Página da Secretaria de Educação) saiu a Instrução Normativa nº 05/07 , a ementa que orienta os procedimentos para a elaboração do calendário 2008 trás um novidade: A hora/aula passará de 50 para 60 minutos. Ou seja, uma hora/ aula corresponderá a uma hora/ relógio, ao invés de 250 minutos diários (5 aulas X 50') trabalharemos 300 minutos, pela mesma ( e baixíssima) remuneração salarial.
Fora esta medida, o secretário de (des) educação anunciou através da mídia, o pagamento do 14º salário para os educadores, com base na avaliação do desempenho profissional, ajustando dessa forma, a política neoliberal (comum em empresas privadas), estimula-se a concorrência e gera diferenciações e divisões dentro de uma mesma categoria. Fala-se na implantação do relógio de ponto e no controle das das faltas dos professores via internet ( como se toda direção fosse omissa e não fizesse tal controle) .
Maus profissionais existem em todos os setores, caso contrário, não teríamos péssimos governadores, péssimos secretários de educação, péssimos prefeitos ... porém, não são medidas ameaçadoras de cunho puramente punitivo que irão resolver a questão.
Continuando a propaganda, o governo noticiou junto às parcerias privadas ( Instituto Airton Senna e a Fundação Roberto (Globo) Marinho, a implantação de laboratórios de informática e ciências nas escolas, livros de todas as disciplinas inclusive, Sociologia e Filosofia ( mesmo com carência de profissionais concursados para ministrar às aulas) para o aluno do Ensino Médio, a ampliação do números de telessalas, entre outras medidas que visam " melhorar" a educação em Pernambuco. Sabemos que boa parte dessas medidas morrerão no discurso. Muitas escolas já receberam os computadores e em algumas delas, os mesmos estão amontoados em depósitos, pois estas, não têm estrutura física para instalá-los, e estão à disposição dos técnicos que serão enviados pela Sec. de Educação para sanarem o problema.
Em meio a tanta publicidade, tanta falação, em instante algum o governo mostrou-se preocupado com a situação dos profissionais em educação no Estado. Continuamos recebendo o PIOR salário do Brasil e trabalhando em escolas em precárias condições de funcionamento ( falta até água para beber, para ter o precioso líquido, precisamos pagar por ele) . E o "nosso ilustríssimo" governador (Eduardo Campos) ainda afirmou descaradamente que, "os professores agora terão orgulho em exercer a profissão".
Perante tantos absurdos, cabe-nos a velha pergunta : Por onde anda o Sindicato que "nos" representa?
Precisamos fortalecer a LUTA e cobrar( através de e-mail, telefone ...) do Sintepe um posicionamento urgente, em relação à adoção das medidas governamentais que, além de não resolverem os problemas educacionais, tais ações ainda carregam em seu rastro, sérios danos aos profissionais em educação .

http://www.sintepe.org.br/
fone: 2127-8866

2 comentários:

  1. Depois dessa, quero ver quem vai ter coragem de votar em Dudu Arraia em 2010. Como eleitor ludibriado, me sinto no direito de exigir: "QUERO MEU VOTO DE VOLTA".

    ResponderExcluir
  2. É esse o presente de Natal que o governo "socilaista" do Estado nos oferece. O que mais me irrita é o fato da categoria ainda se manter inerte sem reação. Esperam por acaso que o governo se arrependa dos maus procedimentos com o professorado e volte atrás? Se não lutarmos acabaremos recebendo a mesma remuneração que não atende às nossas necesssidades básicas e trabalhando o dobro, mais ainda do que agora, lidando com salas super lotadas e nemerosas turmas. E o governo continuará fazendo o que ele faz de melhor: propaganda e pouco serviço à comunidade!!!

    ResponderExcluir