sábado, 8 de dezembro de 2007

O Hospital do Servidor ( HSE )

A questão do Hospital do Servidor do Estado (HSE) continua no mesmo impasse, de um lado, o Estado propõe a privatização, do outro, o Ministério Público querendo que o gerenciamento do mesmo seja feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o servidor público (a parte mais fraca da corda) brigando para manter e melhorar o hospital que lhes pertence. O governo alega não ter condições de abarcar com as dívidas deixando assim, de efetuar o pagamento da rede credenciada (hospitais, laboratórios, clínicas e médicos) a vários meses. Alguns procedimentos hospitalares deixaram de ser realizados (segundo denúncia de pacientes, em plenária passada) por falta de materiais cirúrgicos e/ou medicamentos e aparelhos quebrados sem previsão de conserto ou reposição dos mesmos. Faltam profissionais em alguns setores, pois ao aposentarem-se não foram substituídos ( e nem se fala em concurso público). A situação do hospital é preocupante e por trás de tudo isso percebe-se a (má) intenção do governo. É o mesmo jogo feito com as escolas públicas, com as rodovias, e outros serviços básicos necessários à população, o governo omite-se, a crise evidencia o caos, e para evitar a "quebradeira" entram as empresas privadas, as "salvadoras da pátria".
Não é a privatização , segundo nossos governantes, que garantirá a melhoria na prestação dos serviços? Porém, estão aí os exemplos da CELPE e da TELEMAR, ambas campeãs de queixas quanto a má qualidade no antendimento e realização de serviços, desmintindo assim o mito das privatizações. Mas, o governo quer que paguemos a conta (do HSE). Em nota ao sindicato (Sintepe) sugeriu que: se estamos (os servidores) brigando pelo hospital e não aceitamos as propostas apresentadas, resta-nos assumi-lo com todas as dívidas e problemas.
Por parecer piada, chega a ser até engraçado. Mas não dá pra rir de um parecer tão ridículo quanto este. Aí vem a questão: Para que serve mesmo o Estado? Qual é o seu papel? Aprendemos que é função do Governo garantir educação, sáude, habitação, segurança, entre outros serviços à população. Não defendemos práticas paternalistas mas, presenciamos a ausência do Estado em todos os setores considerados essenciais, e que asseguram o mínimo de qualidade de vida ao povo.
Inoperante, falido e repressor este (o Estado), tem funcionado apenas como máquina reprodutora da ideologia a serviço do capitalismo ampliando ainda mais a grande barreira existente entre ricos e pobres.

2 comentários:

  1. minha avo paterna falecida estava enternada nesse hospital e morreu,agora minha avo materna ficou enternada varias vezes por motivo de cancer e o hospital deu alta pra ela quando e nao avisou ela devia voltar no outro mes agora ela nao tem mais cura e o cancer esta comendo ela toda culpa de vcs minha avo esta sofrendo de dor.

    ResponderExcluir
  2. o estado do rio de janeiro tem a pior medicina q eu ja vi,vcs medicos nao se preocupam com os pacientes,minha familia esta sofrendo por culpa do hse hospital servidor do estado do rio de janeiro,esse hospital tinha q mudar de direcao vcs sao um bando de hipocritas q nao se importam com a vida dos outros.

    ResponderExcluir