segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A SEDUC e a reposição de faltas

Parece que as insanidades cometidas pela SEDUC/PE são infindáveis. Semana passada o que se ouviu nas escolas da rede causou indignação e desestímulo aos trabalhadores em educação. A "nova onda" propagada por esta secretaria e divulgada nas escolas através das direções, em tons terroristas é que, o professor precisaria, até o final do ano fazer reposição das faltas mesmo, as decorrentes de atestados médicos, licenças, etc. A confusão foi geral e, as(os) benditas(os) diretoras(es) de escolas apressaram-se pra fazer o calendário de reposição (aulas aos sábados) sem sequer levar a discussão para as escolas. Vejam companheiros a que ponto chegamos, as arbitrariedades praticadas ao longo do ano pela Secretaria de Educação, são um verdadeiro atestado da visão empresarial na educação, um ataque à categoria.
Há empresas que premiam funcionários que não apresentam faltas durante o ano, alguns vão ao trabalho mesmo doentes.
Vetaram-se as reuniões no âmbito das escolas, o horário do recreio agora é utilizado como espaço de informes, os técnicos educacionais fiscalizam livros de ponto (faltas) e cadernetas, em nada contribuem para melhorar as práticas pedagógicas e os péssimos índices educacionais do Estado. Um desrespeito total ao nosso trabalho uma vez que, obrigam-nos a avaliar alunos às carreiras para que estes ( os técnicos), cumpram prazos de entrega de relatórios feitos diariamente e enviados à SEDUC.
Incapacitada de seguir as manobras técnicas da Seduc, e recusando-me a seguir calendários absurdos, virei alvo de advertências. Com apenas duas aulas semanais ou seja, dezesseis (16), em um bimestre, tenho que TRABALHAR conteúdo, AVALIAR, REENSINAR e REAVALIAR. Humanamente impossível, exceto na cabeça de certas antas ( perdôem-me as antas) que desconhecem a realidade de uma sala de aula.
Mas, o que diz o "nosso" sindicato sobre a questão da reposição das faltas?
Em notinha semanal o SINTEPE afirma que está atento para evitar "equívocos" dessa natureza...
Porém, como estamos acostumados a peder direitos e ver a inércia do Sintepe, esperemos a velha combinação do 'nada com coisa alguma'.
Ah! a nova/velha direção do Sintepe toma posse em 12 de dezembro.

4 comentários:

  1. Por mim não dou aula doente nem a pau, se quiser descontar que desconte, tô nem aí...precisei me afastar por um período de 15 dias (caso de cirurgia).Não é programa do Gugu, mas "Pago quando puder" daqui para o fim da minha aposentadoria rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Afinal é para se repor ou não? Disseram que essa lista n era para ter circulado. O que devemos fazer? Q direitos temos?

    ResponderExcluir
  3. O Sintepe diz que esta medida é arbitrária e as cobranças são indevidas e que, segundo Margareth Zaponi, o levantamento das faltas corresponde a organização interna da rede. No jornal de domingo há uma nota do Sindicato sobre a questão: SINTEPE COBRA EXPLICAÇõES SOBRE LISTA DE "AUSÊNCIA".
    Portanto, NADA DE REPOSIÇÃO, qualquer irregularidade ligue pro sindicato: 2127-8866.
    Tirei cópia da nota e espalhei pela escola.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!! Vou fazer o mesmo!!Fiquei muito feliz em descobrir este espaço. Todos estão de parabéns por aqui!!

    ResponderExcluir