domingo, 25 de janeiro de 2009

Propaganda, propaganda e mais propaganda

O atual governo do estado de Pernambuco investe milhões em propaganda para divulgar as ações do governo visando ao que parece a incrementação dos negócios em nosso estado. Trafegando pelas principais avenidas e rodovias pernambucanas se percebe muitos outdours com os dizeres: "seja bem vindo às praias de Pernambuco". Para algum desavisado isto pode levar a crer que houve reformas, mudanças estruturais em nossa orla para receber melhor o turista e até mesmo os naturais da terra em seu lazer de fim de semana. Grandioso engano, tudo não passa apenas de propaganda vazia.
A nossa orla não sofreu alteração, continua sem condições e pouco atrativa, além da paisagem natural, quase nada há para aqueles que não estão hospedados nos grandes resorts. Bares mal aparelhados, ausência de banheiros públicos, entre outras falhas. Será que o governo só levou em consideração a reforma sem necessidade que ocorreu na praia de Boa Viagem, que constitui uma pequena parte de nossa orla?Piedade, Gaibú, Itamaracá, Maria Farinha entre outras não contam?
Esperava-se mais além de apenas propaganda. Antes de se alardear um convite é preciso preparar a casa para recepcionar bem quem chega. Pernambuco tem um pontecial altíssimo, maravilhas naturais, povo carismático e acolhedor. Faltam apenas projetos concretos que privilegiem também, além da estrutura como calçadões, banheiros e segurança, quem trabalha na orla, os pequenos comerciantes que são peças importantes no pensar o lazer nas praias.
A crítica sobre o excessivo uso da propaganda pode ser aplicada não somente à questão do turismo em nosso estado. Foi utilizada esta temática pois constitui um dos últimos carros- chefe da propaganda governamental. Tal crítica se aplica também aos setores de educação, "a menina dos olhos do governador", saúde e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário