sexta-feira, 24 de abril de 2009

Adicional Noturno

Na maioria das escolas públicas estaduais, existem vários funcionários que trabalham em um expediente, quer seja pela manhã ou à tarde e que estendem seus expedientes com o chamado adicional noturno. Não tenho nada contra essa prática, porém o que venho questionar aqui neste espaço democrático, é que este adicional noturno deveria ser trabalhado à noite, como o próprio nome já sugere. Mas, o que se observa nas várias escolas públicas estaduais, são os funcionários continuarem trabalhando por mais algumas horas em seu próprio turno. Com isso, o turno da noite fica praticamente sem funcionários, especialmente em locais como secretaria e portaria. Esta situação acontece há muito tempo e como sempre os gestores fazem vista grossa.

Um comentário:

  1. É verdade o exposto. Poucas são as escolas que funcionam de forma adequada no horário noturno. Secretarias fechadas, ocorrendo mesmo o caso de professor não ter onde guardar as cadernetas por que ficou dando aula até as 22h. Já ocorreu comigo mais de uma vez em diferentes escolas. Chegaram a trancar os portões esquecendo que havia ainda pessoas trabalhando (Euzinha sozinha dando aula a uma turma)o guarda não acreditou e pediu mil desculpas se comprometendo a guardar minhas cadernetas e demais objetos de trabalho em suas coisas e pela manhã entrega-las a direção da escola.

    Ocorre muitas e muitas vezes. O aluno precisa se deslocar em outro turno da escola para solicitar documentações e demais declarações.

    Aos olhos do governo e da SEE só vale fiscalizar professor. Eu me pergunto: e os demais funcionários? cumprem seus horários na íntegra?

    Não apontem professores como bode espiatório de um sistema falido, decadente, de educação em nosso estado.

    Muitas vezes para o bom adamento das unidades de ensino nos transformamos em porteiros, pessoal de apoio nos corredores, atendemos pais e responsáveis dos alunos, atuamos como auxiliares de biblioteca, entre outras coisas.

    Por este desempenho deveríamos ser melhor remunerados e não monitorados por um esquema de "faz de conta que tudo está bem" por que se atrasarmos sofreremos o desconto em folha.

    ResponderExcluir