quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sobre o "Ato"

Ato: sm. 1. Aquilo que se fez; feito. 2. O que se está fazendo; ação. 3. v. Comportamento. 4. Cerimônia, solenidade.(Fonte: Dicionário Aurélio)
Se a intenção da direção do Sintepe era chamar a atenção da população, bem como da SEE, para a questão dos novos diários de classe com a queima de cópias dos mesmos, bem como pressionar o governo para implantação do piso, deveria ter havido melhor organização pois queimar páginas na calçada da Secretaria de educação só atingiu aos poucos gatos pingados que compareceram ao "Ato" público que inspiraram aquela breve fumaça.
Doeu no coração os parcos investimentos na empreitada que visava combater esta nova medida que tanto prejudica o bom andamento dos trabalhos na escola: o preenchimento obrigatório dos diários de classe com perfil individual de cada discente. Cartazes feitos com papel quarenta e lápis piloto serviram para a pose na foto. Os poucos professores que compareceram não foram incentivados a ir à avenida e segurar por uns poucos minutos o trânsito para esclarecer a opinião pública. Afinal devemos manter a comunidade informada sobre tudo o que ocorre nas unidades de ensino de nosso estado. Deste desconhecimento decorre um mal que acaba se voltando para toda a categoria: a opinião pública.
Fazer pose no meio-fio para uma rápida foto? Acho que deve ser para constar nos anais de nosso sindicato, afinal propaganda interna surte efeito principalmente quando se trata de uma categoria de trabalhadores desarticulada.
Todos viram nosso pouco poder de fogo. Faltaram associados no "Ato", faltou investimento para a confecção de faixas de verdade, faltou mobilização para parar a avenida e mostrar a que viemos.
Surpresa foi ter saído no Jornal alguma nota. Perguntem aos ambulantes, vendedores e comerciantes da Siqueira Campos, rua da Secretaria de Educação de PE, o que ocorreu no dia 15/04/2009 pela manhã. Responderão houve algo?
Será preciso mais que isto para reivindicarmos algo concreto, como por exemplo, o pagamento do piso, entre outras coisas.

3 comentários:

  1. É verdade companheira e, caso não tivessemos a idéia de queimar as cadernetas 'antes da hora' o JC nem presenciaria o fato pois, estavam filmando e já iam embora.O Sintepe iria fazer a queima num tonel. Ai resolvemos queimar as cópias que levamos para que pudesse ser filmada.
    É certo que o Ato saiu na agenda do Sintepe de domingo, porém foi dito que o cartaz chegaria nas escolas e, nada.
    "Os vendedores ambulantes da orla de de Boa Viagem certamente tem muito o que nos ensinar em termos de protesto".

    ResponderExcluir
  2. É essa a demonstração de organização e mobilização que a nossa categoria dá. Ir para as ruas tratar com "simbolismos" questões tão sérias do cotidiano escolar. Parecia um bocado de adolecentes, desarticulados, sem lideres, "queimando" os cadernos por discordarem da tarefa passada pelo professor. VIVA OS AMBULANTES DA PRAIA DE BOA VIAGEM!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vs. Os ambulantes e demais moradores, que foram prejudicados por medidas da Prefeitura do Recife, do Pina e Boa Viagem deram um show e reclamaram a atenção de todos. Eu que moro em Piedade por duas vezes enfrentei imensos engarrafamentos causados por paradas de moradores com faixas que não deixavam dúvidas quanto a sua causa. Dei meu total apóio e paciência pois somos todos trabalhadores pleiteando melhores condições para nosso trabalho e bem-estar social.
    Carissímas Boa lembrança esta de vcs!!!Vamos recomendar um curso intensivo lá com os moradores do Pina para que toda a direção do Sintepe!!!A necessidade se faz urgente RSRSRSRS!!!

    ResponderExcluir