sábado, 5 de setembro de 2009

RUMO A MAIS CONTRADIÇÕES!

Voltamos no segundo semestre de uma "greve", com nossos direitos abafados e ignorados pelo legislativo, judiciário e mesmo pelo ministério público de Pernambuco, esse mesmo ministério que pressionou o governo do Estado de Pernambuco quanto ao número de professores não efetivos em seu corpo docente, então pergunto o que atualmente ocorre, que esse mesmo ministério púlbico não se posiciona, com relação a esse mesmo assunto que demonstrou um profundo interesse e preocupação em 2007?

Após a o “fim” de nossa greve, percebi ainda mais a revolta de nossos colegas com relação ao governo de Eduardo Campos, que se diz socialista, fere os direito dos professores de reporem as aulas, descontam de seus contracheques, tudo isso por quê? Os 200 letivos dos estudantes devem ser garantidos a qualquer custo! Mas garantido de que forma?

Em minha escola, chegaram apenas dois professores contratados, um deles para lecionar as disciplinas: Matemática, Física, Química e Biologia, e Educação Ambiental, mas qual a formação desse professor? Ciências biológicas, então pergunto, como esse professor está capacitado para ministrar uma aula de Física Moderna no terceiro ano ou mesmo acerca de funções trigonométricas no primeiro ano do Ensino Médio, se ele mal deve se lembrar de tópicos básicos da Matemática do Ensino Fundamental? Isso é aula de qualidade? Como dois professores contratados (sem ao menos terem terminados suas graduações ou mesmo terem em seus currículos uma pós-graduação ou mestrado) podem dar conta simultaneamente de nove salas? Isso é qualidade ou..., “não entendo” que prioridade é essa que o governo enfatiza?

A meu ver, acredito que seria mais importante aulas de qualidades com seus respectivos professores e a garantia dos 200 dias letivos, e isso está presente e “assegurado” no Estatuto do Magistério! Mas o que o governo fez? Passou e ignorou essa garantia conquistada pelos professores, e o sindicato o que fez? Não vejo nada! Vejo um sindicato imprensado pelo governo, que assegura ter feito um acordo com este, o qual nenhum professor viu esse documento, então questiono quem está falando a verdade?

A uma preocupação exagerada em elevar o IDEB das escolas estaduais, quando o de Pernambuco é uma vergonha. O curso do Caed, nada mais e do que um tipo de assédio para que os professores, sensibilizem-se com a situação e aprovem os estudantes a qualquer custo, pois o que é mais importante são os dados estatísticos e não o nível de aprendizado ou mesmo o conteúdo assimilado por esses estudantes! Pois todos serão importantes para o populismo impresso e digital!

Se não estou enganado, de acordo com a reformulação do plano de cargas e carreiras das escolas o processo para eleição de gestores e grêmios deveria ocorrer de forma direta, ou seja, em que os professores e a comunidade podem votar e escolher o mais adequado, mas já se percebe que essa não é a vontade da secretaria de Educação de Pernambuco, às vezes fico me perguntando, que em é louco de querer ser gestor de uma escola estadual com esse governo? Você deve ter respondido poucos, não é?

A resposta é muitos, principalmente pelo que se especula de que o salário de um gestor a partir de 2010 será de aproximadamente R$ 5.000,00, imagina comparado com o salário de um professor, de não ter de ficar em sala de aula, assediando professores, funcionários e se achando um excelente executivo, quem não gostaria? A qualificação é o que menos importa!

Outro fato curioso é de que o governo se diz socialista, mas não é quanto à distribuição das merendas entre suas unidades de Ensino, como pode uma escola (localizada no centro da cidade) ofertar aos seus estudantes em um mesmo dia: Melão, Melancia, Goiaba e laranja, enquanto na minha (escola de bairro), em que poucos querem trabalhar pelo índice de violência da comunidade, oferta vez ou outra melancia (no que se refere às frutas)? Isso é ser socialista?

Outro fato que me chamou atenção no decorrer dessa semana, foi o anúncio de concurso público para polícia militar, como e com qual dinheiro ele vai pagar esses policiais? Se o mesmo governo não chamou se quer os concursados da secretária de Educação, do concurso de 2008? O que não falta é escola precisando de professores e de funcionários administrativos, isso o governo não divulga! Então fiquei um pouco confuso, se o governo afirma que qualquer negociação relativa a ajustes salariais só poderão ser discutidas ao fim do segundo quadrimestre de 2009, como se pode contratar mais? Se nem se quer dar conta dos que têm, o governo pode? Quer dizer não pode ou não quer?

O que sei é que me sinto profundamente enganado por esse governo que acreditei, mas não cometerei o mesmo erro duas vezes, de forma alguma, diz-se que Matemáticos não erram um mesmo problema duas vezes, é o que vai acontecer, as eleições ainda são em outubro de 2010, mas já estou certo de minha posição, Eduardo Campos outra vez não!

E vamos abrir o olho! ACORDA, ACORDA SINTEPE! Essa história de implantar o piso já em Novembro de 2008 desse ano é para não pagar em Janeiro com a correção, o meso que está ocorrendo, quando foi implantado, isso que dizem ser o piso salarial, aqui em PE, ou seja, perderemos mais uma vez, vocês perceberam? Não é à toa, afirmarem que a ironia é intíma da história do Brasil e dos estados! Aqui isso é bastante nítido!

Então pergunto que sentido tem em ser professor do governo do estado de Pernambuco?

3 comentários:

  1. Na escola onde trabalho tem o calendário de reposição de aulas afixado na parede da secretaria, só que até agora não ocorreu nenhuma reposição. Também já ocorreu um caso confirmado de gripe suína em um aluno da 7ª série e a irmã dele continuou fre quentando normalmente, apesar de ser aconselhada por alguns professores a ficar uns dias em casa para observação. A filha de uma aluna do Normal Médio faleceu em decorrência dessa gripe e há dois casos suspeitos de alunas do segundo turno. Tudo isso nesta semana. A direção não está nem aí. Os alunos não dispõem de água e sabão para lavarem as mãos. Já mandei email para a SEE e secretaria de saúde e até agora não obtive resposta. A situação das escolas estaduais é preocupante. Esse governo só está preocupado com a própria imagem, de olho em 2010. Ah! acho que o nosso dinheiro descontado está indo para o caixa da campanha.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a maioria dos gestores, não estão preocupados com o bem estar dos estudantes, mas sim, se eles estão nas escolas, isso é mais importante do que mesmoa própria saúde, eu tenho meus pontos de vista e pronto, se não concordo com determiandos assuntos, deixo bem claro e me comporot como deve ser, não tenhao telhado de vidro! A propósito, a SEE só irá responder, quando infelizmente ocorrer um caso fatal! Nesse caso a mídia irá se lembrar dos professores de boa conduta! Do jeito que estamos indo, acreditos que os Deuses estão remoendo seus ossos, e pronto para um novo dilúvio!

    ResponderExcluir
  3. Kacris, mande "essa história" pro meu e-mail que levarei para a reunião na proxima semana (comissão e governo).
    (albeniass@yahoo.com.br)

    As escolas permanecem desestruturadas as direções sabem que, não dão conta do calendário de reposição e nem sabem como enfrentar a crise da nova gripe.Mas, nada fazem,calam-se, omitem-se e deixam-se levar pela ditadura SEE/INDG. Esquecem que foram eleitas pela comunidade, agora servem ao patrão sem discussão.
    Trabalho em uma escola carente de tudo, mas, agora foi "agraciada" com os equipamentos para a formação de uma banda marcial. Isso depois que a nossa diretora através da midia reprovou a atitude dos professores grevistas.
    A outra escola, vive caindo aos pedaços e em constantes reparos mas, a direção trabalha no campo do convencimento, vive propagandeando que "a escola( um galpão) está se arrumando, ficando com cara de escola".
    Haja paciência e estômago !!!

    ResponderExcluir