segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pesadelo dos Jovens Pernambucanos

Desastrosa. Tal palavra expressa de forma eficaz o resultado da participação das escolas estaduais no exame seriado da UPE em 2008. A baixíssima participação dos alunos das escolas públicas em nosso estado denota a falta de perspectiva de nossos jovens que vêem a formação superior como um sonho longe de suas possibilidades.
Insegurança, falta de informação, desinteresse, vários são os fatores que podem ter motivado esses jovens a não participar deste exame, que constitui um importante passo em direção a universidade pública.
A caminho do terceiro ano do mandato o governo de nosso estado deve repensar algumas práticas. Os centros experimentais, que deveriam figurar como escolas modelo obtiveram aproveitamento baixo, quase se igualando às escolas estaduais de ensino regular normal. Isto demonstra a falência da proposta deste modelo. Escola integral de qualidade e estrutura digna, sim com cursos profissionalizantes, a exemplo das politécnicas em seu auge. Escola de regime integral com estrutura de faz-de-conta que tem, não. Muda-se o nome, todavia a realidade continua a mesma.
Nosso estado necessita urgentemente de investimento no setor educacional e formação profissionalizante que possibilite ao nosso jovem desenvolver perspectiva de futuro promissor, saindo do ensino médio e ingressando na universidade.
Preparando-os para o mercado de trabalho, o governo economizaria milhões no combate à violência, às drogas, prostituição infanto-juvenil, dentre outros males que afligem nossa sociedade. Não quero afirmar aqui que boa educação resolve todo os problemas de nossa população, afirmo que pode preveni-los, diminuindo sua expansão, possibilitando oportunidades. A educação de qualidade gera oportunidades, perspectiva de futuro melhor.
É isto que falta à maioria dos jovens no Brasil: oportunidades de formação em seus bairros, em suas cidades. Como sonhar com a universidade se a escola que ele frequenta não oferta condições adequadas para seu estudo; bibliotecas, laboratórios de informática(os que existem nas escolas estaduais são risíveis: 10 computadores para atender a uma escola com média de 2000 alunos), quadras poliesportivas, laboratórios de ciências, entre outros.
Assim fica difícil sonhar!!!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Propaganda, propaganda e mais propaganda

O atual governo do estado de Pernambuco investe milhões em propaganda para divulgar as ações do governo visando ao que parece a incrementação dos negócios em nosso estado. Trafegando pelas principais avenidas e rodovias pernambucanas se percebe muitos outdours com os dizeres: "seja bem vindo às praias de Pernambuco". Para algum desavisado isto pode levar a crer que houve reformas, mudanças estruturais em nossa orla para receber melhor o turista e até mesmo os naturais da terra em seu lazer de fim de semana. Grandioso engano, tudo não passa apenas de propaganda vazia.
A nossa orla não sofreu alteração, continua sem condições e pouco atrativa, além da paisagem natural, quase nada há para aqueles que não estão hospedados nos grandes resorts. Bares mal aparelhados, ausência de banheiros públicos, entre outras falhas. Será que o governo só levou em consideração a reforma sem necessidade que ocorreu na praia de Boa Viagem, que constitui uma pequena parte de nossa orla?Piedade, Gaibú, Itamaracá, Maria Farinha entre outras não contam?
Esperava-se mais além de apenas propaganda. Antes de se alardear um convite é preciso preparar a casa para recepcionar bem quem chega. Pernambuco tem um pontecial altíssimo, maravilhas naturais, povo carismático e acolhedor. Faltam apenas projetos concretos que privilegiem também, além da estrutura como calçadões, banheiros e segurança, quem trabalha na orla, os pequenos comerciantes que são peças importantes no pensar o lazer nas praias.
A crítica sobre o excessivo uso da propaganda pode ser aplicada não somente à questão do turismo em nosso estado. Foi utilizada esta temática pois constitui um dos últimos carros- chefe da propaganda governamental. Tal crítica se aplica também aos setores de educação, "a menina dos olhos do governador", saúde e segurança.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Assédio Moral

Assédio moral, ato de violência que permeia a relação conflituosa entre chefes e seus subordinados.
O assédio moral acontecesse de maneiras mais disfarçadas possíveis. Caracteriza assédio moral quando: o chefe faz brincadeiras que ridicularizam e expõem a pessoa à situações constrangedoras, ignora a fala ou a presença do outro, solicita-lhe tarefas difíceis de serem cumpridas, bloqueia o andamento do serviço, deixa de atribuir-lhe tarefas, fala mal, espalha boatos, impõe horários injustificados, dar instruções confusas, atribui tarefas que não fazem parte da rotina do funcionário, adverte-o desnecessariamente, trata-o aos gritos, isola-o do convívio com os colegas, e outras inúmeras situações humilhantes que acabam por afetar seriamente a saúde do trabalhador. Normalmente estressado, este adoece e, por vezes é forçado a tomar a iniciativa de pedir demissão.
Segundo a psicanalista francesa Marie-France Hirigoyen, a maioria dos casos de assédios é cometido pelo chefe de forma consciente e estratégica e, tem como objetivo impor o poder hierárquico e livrar-se do funcionário indesejável para a empresa.
Vale salientar que, o asséido moral não acontece apenas nas empresas, nas escolas tanto da rede privada quando da rede pública por exemplo, há diversos casos de assédio moral praticados pelas direções contra os professores(as) porém, poucos são denunciados.
Por divergir da postura da ex-diretora da Escola Tito Pereira(Aldeia/Camaragibe), tive em meu ponto faltas registradas no período de recesso escolar e em dias que não trabalhava na escola, em reuniões, minha fala foi inúmeras vezes interrompida pelos berros da (ex) diretora , em outras ocasiões esta, entrava em minha sala de aula ignorando minha presença, além de tentar colocar alunos e colegas de trabalho contra mim. Por não suportar tamanha pressão solicitei remoção para outra unidade escolar, uma vez não sendo deferido o pedido, precisei continuar na escola de origem (Tito Pereira), porém ao retornar à escola fiquei ' fora de sala' fui colocada em indisponibilidade(sem ser comunicada) enquanto uma professora recém concursada
assumia minhas aulas. Denunciei no início do ano (2008) à GRE, ao Sintepe ( através do setor jurídico) ao acessor do Secretário de Educação (Sr. Nilton Mota) e à Ouvidoria (SEE/PE).
Recentemente recebi através de e-mail enviado pela Ouvidoria, a informação de que a minha solicitação foi encaminhada à Gre M.Sul, para apuração de eventuais irregularidades.
Hoje, reconheço que, pedir remoção foi uma atitude inadequada, o recuo respalda o poder agressor, precisamos munir-nos de coragem e de provas contra qualquer ato de insanidade praticado por criaturas que, uma vez em cargo de chefia ultrapassem os limites de suas funções causando assim, danos ao outro.
Assim, companheiros(as) ao sentirem-se agredidos (as), denunciem. A denúncia, certamente é a melhor forma de combater o problema.

Referência: Revista Veja. Assédio Moral - O lado sombrio do trabalho. São Paulo: Abril, 2005.

Ouvidoria-Sec.Educaçao- 0800 286 8668
http://www.educacao.pe.gov.br/ opção Fale Conosco

SINTEPE (Jurídico) 2127-8856 / 2127-8857

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pernambuco começa bem...o ano novo

Os pernambucanos começaram 2009 com muitas novidades nada positivas. Logo na primeira semana contas da Celpe chegam com mais de 50%, além do consumo normal. O povo perde para a iniciativa privada no Congresso e na Justiça e nossos políticos, não vão além dos discursos inflamados. As empresas de transporte público aumentam as passagens e o governo do estado não se pronuncia , nem tampouco as representações estudantis, como a UNE que seriam as maiores interessadas em barrar este aumento. Nossos ganhos não sofreram reajustes por quê devemos arcar com o aumento dos lucros dessas empresas que não atendem bem a comunidade? Pagamos caro por um transporte nada digno e ainda vêm esses empresários e querem detonar conosco impondo aumentos abusivos. A EMTU que mudou de nome parece mais inoperante que antes não atuando em favor da população que ficar a ver seu transporte mais caro, continuando a atender mal a esta mesma população sofrida que volta do trabalho todos os dias imprensada e acalorada dentro do coletivo se sentindo numa lata de sardinha, tal é o desconforto.

Diante disso peço melhores energias para Pernambuco, porque a atual é péssima nada condizente com o nosso perfil de povo feliz!!!

À espera de dias melhores para nosso estado.... Feliz 2009...

PROFESSOR CONECTADO ?

Apesar de toda pirotecnia que a mídia tem dado ao Programa Professor Conectado e aos rasgados elogios às figuras de Eduardo Campos e Danilo Cabral, feitas pelos nossos próprios colegas de trabalho, é PRECISO, e NECESSÁRIO, que se façam algumas ponderações a respeito. Primeiramente, quero lembrar de um sábio e muito conhecido provérbio chinês que reza: "em vez de dar o peixe, ensine o homem a pescar"... (bem ao contrário do que tem feito nossas políticas assistencialistas eleitoreiras não ?) Sempre fui CONTRA esse negócio de dar por dar (lembrem-se dos sábios versos de Luiz Gonzaga: "uma esmola para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão") porque cria um círculo vicioso de dependência, do tipo, "olha eu tenho isso porque fulano deu", traduzindo para a nossa (triste) realidade: "olha, eu tenho um notebook porque Eduardo e Danilo deram"... Assim como sou contra esse negócio do governo dar assinatura de jornal. A meu ver, e fique com raiva quem quiser, o governo tem que dar é CONDIÇÕES para cada professor adquirir seu computador, assinar o jornal de sua preferência (não conheço ninguém que receba Diário de Pernambuco, por exemplo), comprar livros e revistas que ache conveniente ao seu trabalho pedagógico, etc. E condições passam necessariamente pela questão salarial, uma vez que, mais uma vez, voltamos a receber o MENOR SALÁRIO pago aos professores do Brasil (o sonhado piso virou na verdade uma pisa na cabeça da gente), embora Eduardo e Danilo encham o peito e digam: "nós antecipamos o piso"... Não falam que incorporaram gratificações, como os decênios, que as salas de algumas escolas continuam lotadas parecendo mais um auditório, que apesar de todas as reformas anunciadas ainda tem escola caindo aos pedaços, etc... Resumindo: muita retórica pra pouca ação prática. Em segundo lugar é bom lembrar que a maioria e põe maioria nisso do professorado do Estado tem pouco ou praticamente nenhum conhecimento na área de informática! Infelizmente, nem a metade dos professores do Estado saberão sequer manusear seu notebook, ou seja esse pessoal entrará na era digital pela porta dos fundos. Outra coisa que me aflige, enquanto que os notebooks virão com o Windons XP ou com o Vista como sistema operacional, nos laboratórios de informática das escolas o sistema operacional que tem é o Linux. Para você que é leigo entender isso, basta uma simples comparação: é como se seu computador falasse português e o da escola inglês. Traduzindo, ambos fazem a mesma coisa (digitar um texto, abrir um vídeo ou uma música, etc.) mas em LINGUAGENS diferentes! O governo ofereceu a cada professor um bônus no valor de dois mil e trezentos reais para a aquisição de cada equipamento, mas basta uma rápida pesquisa em qualquer site de compras para ver que essas máquinas estão sendo oferecidas com preços que oscilam entre 1600 a no máximo 2000 reais... A pergunta é: quem vai ser beneficiado com a diferença de valor, que chega até a 300, 400 reais ??? Cadê o TCE (Tribunal de Contas do Estado) e o Ministério Público que não veem isso ? Finalmente, vão nos conectar a quê, afinal ? Se levarmos esses notebooks para as escolas corremos o risco de sermos assaltados na porta dos colégios tamanha é a insegurança que ronda nossas escolas, na certa Danilo e sua turma de tecnocratas vão cobrar dos professores as notas, as faltas, as aulas, tudo pela via Internet, e vire-se quem não souber usar (eu dei o notebook não dei, vai dizer ele). Na prática, quem vai ganhar mesmo nessa historinha são as empresas de informática que estão vendendo os notebboks, Eduardo e Danilo que vão usar isso como propaganda eleitoreira para 2010, e os ladrões que não vão poder ver uma pasta de professor para agarrar pensando que é um notebook!!! Parafraseando um jargão bem conhecido do meio jornalístico local: "conecte-se, com uma bronca dessas".