sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO ESTADO EM 2010!

Publicado em 31.12.2009, às 10h12 (Íntegra da Entrevista no www.jconline.com.br)

O ano de 2009 foi importante para a educação de Pernambuco. Foram consolidadas medidas como o primeiro pagamento de bônus para os profissionais nas escolas que conseguiram atingir as metas do Idep (Indicador do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco), beneficiando mais de 18 mil profissionais.

Através do programa Professor conectado, 27 mil trabalhadores da educação receberam computadores. No entanto, 2009 também foi um ano de reivindicações. Com a pior média salarial do Brasil na educação básica (R$ 982), os trabalhadores em educação do Estado cruzaram os braços em uma greve que durou 25 dias e, pela primeira vez na história, o governo cortou os salários dos grevistas.

Em entrevista ao JC Online, o secretário de educação de Pernambuco, Danilo Cabral, falou das principais ações de 2009 e das expectativas para 2010. Garantiu que, em janeiro, os novos profissionais aprovados no último concurso realizado pelo Estado serão nomeados uma das principais reivindicações da categoria.

Disse também que ainda no primeiro trimestre de 2010 o Estado voltará a negociar com os profissionais um possível aumento do piso(Leiam a nota do MEC que divulguei no Blog) Danilo anunciou também uma boa notícia para os alunos do ensino médio: até o fim do ano, 160 escolas pernambucanas estarão funcionando em tempo integral, beneficiando 152 mil alunos de 103 municípios. E sete das 12 escolas técnicas prometidas pelo governador Eduardo Campos durante a campanha estarão prontas no início do ano letivo, em fevereiro. São 2.240 novas vagas distribuídas nos municípios de Limoeiro, Surubim, Carpina, Timbaúba, Sertânia, Goiana e Jaboatão dos Guararapes.

Comentário: Existem vários pontos que chama a atenção: Convocar os concursados apenas em janeiro de 2010? Ano eleitoral, fala sério! Acesso a notebook, sem internet não é professor conectado e sim equipado, apenas! Ensino Fundamental, no estado de Pernambuco já está em extinção, fico imaginando as escolas municipais como ficarão! Super lotadas!

Negociar a possibilidade de aumento do piso dentro dos limites fiscais do Estado? Quem leu a notícia divulgada pelo MEC Haddad deixa muito claro que todos os municípios e estados terão e tem condições de pagarem o piso, sem essa conversa em Danilo Cabral! Vamos ver o que será arquitetado estrategicamente por esse sindicato omisso e desmoralizado com tantos componentes ledos e ingênuos, a respeito desse piso e se será repassado aos profissionais antes de qualquer acordo e o mias importante dessa vez, não tem desculpa deverá ser um reajuste retroativo!
E finalizando, ao contrário do que o senhor Danilo Cabral afirmou que muitas ações não é uma política de secretário o que vem sendo feito nas escolas e sim uma política de estado, que ingenuidade, a quem ele pense que engana com essa afirmação? A população, lógico, pois quem trabalha nas escolas saque o que é verdade! Que discurso eleitoral, fala sério!

4 comentários:

  1. Que façanha do governo heim? pela primeira vez cortar o ponto dos grevistas, e deixar diversos alunos sem os tão cobrados 200 dias letivos uma vez que, reposição das aulas não aconteceu na maioria das escolas.
    E a ampliação do números de Centros de Exclusão ? Que maravilha, mais alunos e professores serão jogados em galpões, igrejas desativadas, prédios de antigos cinemas e outros.
    Quando ao Piso, sabemos no que vai dá, é alegar que o Estado não tem condições de pagar, muitas conversações com o Sindicato...e pronto...

    ResponderExcluir
  2. É preciso cobrar do sindicato que entre com um ação no Supremo Tribunal Federal a fim de que o piso seja cumprido.

    Cadê o Ministério Público para cobrar do governo do estado o cumprimento do piso? Cadê os deputados para cobrar do governo e denunciar as irregularidades?

    Se não entrar com ação no stf não ganharemos o aumento o qual é de direito.

    ResponderExcluir
  3. Aumento? que aumento? com este reajuste que o MEC determinou e o piso incluindo todas as gratificações,só não teremos diminuição salarial por conta do dispositivo constitucional(irredutibilidade).
    Quem tinha alguma Esperança que o Piso,iria modificar a situação de miserabilidade que vivemos, esta foi soterrada pelos nossos queridos "representantes" no dia 16, quando na calada da noite modificaram o índice de reajuste do Piso e ratificada agora, com este reajuste de mer... E pensar que a primeira proposta de Piso era de 1.200,00 por 30 horas e o lobby dos senhores prefeitos e governadores com seus asseclas,transformou nisso que aí está.Entramos em 2010, como nas décadas anteriores, sem valorização,desmotivados e explorados.

    ResponderExcluir
  4. O bom é saber que agora Eduardo e Danilo não tem como esconder que não vão pagar o piso. A lei está aí e eles não vão cumprir, assim, a sociedade pernambucana descobrirá a verdade: Eduardo, Danilo, Jarbas são todos iguais. São mercenários que usam a situação miserável dos profissionais de educação de pernambuco como marketing para ganhar a eleição e depois tiram a máscara e revelam a verdadeira identidade. Eles massacram os professores com requintes de crueldade, em matéria de tirania eles são excepcionais.

    ResponderExcluir