terça-feira, 6 de julho de 2010

"Evolução" da Educação em PE

No caderno Vida Urbana (Diário de Pernambuco/06/07/10), o secretário de Educação Nilton Mota, comemora a evolução da educação no estado de Pernambuco. De acordo com a avaliação do secretário, "saímos do 27º lugar (pior do país) para o 22º. De 2007 pra cá conseguimos avançar bastante o nível de ensino no estado... a média passou de 2,5 (2007) para 3.0(2009)". E ainda: "Os números mostram que as ações implementadas desde 2007 já apresentam resultados positivos. Isso valida o que fizemos nos últimos anos. Ações como a entrega dos kits escolares, o diário de classe e o aumento do tempo acadêmico são ações simples, mas que dão resultados".
Considero as ações apontadas pelo secretário como algo extremamente importante para a melhoria da educação no Estado, ora, perder tempo com diários burocráticos, cheios de requisitos inúteis à serem preenchidos, realmente é ato de imenso valor pedagógico, além disso alunos com mochilas bonitinhas, lápis, e cadernos são elementos fundamentais para aquisição do saber. Quanto o 'aumento do tempo pedagógico' certamente o secretário refere-se à falta de reuniões nas unidades de ensino, ao início do ano letivo(2010) corrido sem tempo suficiente para os professores prepararem o planejamento disciplinar.
O IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) é medido a cada dois anos e tem por objetivo através de metas estabelecidas para municípios e estados atingir em 2022 nota 6,0. A meta do IDEB projetada para 2009 foi 2,6 e Pernambuco atingiu 3,0 um 'avanço' de 0,4 que será bastante explorado em propaganda política do sr. Eduardo Campos. Veja a contradição, a nota referência do IDEB é 6,0 correspondente aos países desenvolvidos, enquanto amargamos às péssimas condições de vida e de trabalho, situação comum em áreas subdesenvolvidas e de sobra, os professores de Pernambuco ainda recebem o PIOR salário do Brasil.

5 comentários:

  1. Albênia estou querendo falar com vc. ME manda um e-mail, como seu novo e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Só para lembrar: O Brasil é um dos últimos nos índices internacionais, e nós somos um dos últimos do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Adriano ai vai: malbenia@gmail.com
    Sai do yahoo, estava com problemas para acessá-lo.Tenho orkut também tá? Cheiro.

    ResponderExcluir
  4. Na minha escola a mentira "tá comendo solta" nas notas e frequência dos alunos. A própria direção já disse que aluno devemos compreender os problemas dos alunos e mesmo que este não compareça e não faça nenhuma das avaliações deve levar um 6,0 como estímulo. Isso é o que está sendo mostrado como melhoria dos indicadores da educação.

    ResponderExcluir
  5. Claro, pois isso é o que o govverno quer: dados estatísticos bonitos. As unidades de ensino que não andarem na cartilha, não recebem bônus.Na escola em que trabalho é normal passar aluno sem saber, sem ter nota,ser "compreensivo" etc. A "melhoria" é essa, o engano povo.

    ResponderExcluir