domingo, 11 de julho de 2010

Faltam professores nas escolas públicas... por que será?

5 comentários:

  1. Interessante a fala do empresário da educação Mozart Neves, dizer que é preocupante o fato de professores formados em uma área e atuar em outras e que, salário não é tudo, é no mínimo hilário. O que são os programas Travessia,Acelera e outros? Nesses programas apenas um professor é responsável por uma série de disciplinas, além disso as escolas estão cheias de contratos temporários, é uma estratégia necessária para o governo, na greve passada (2009)visitamos escolas que por turno contavam com mais de 50% dos professores que não faziam parte do quadro muitos destes, apareceram em entrevistas garantindo o funcionamento da escola. Tudo com aval da Secretaria de Educação.
    O sr. Mozart tem razão, não precisamos de melhores salários, nos contentemos com vales refeições, bônus por desempenho e outras metodologias usadas em empresas privadas. E assim caminha a educação...

    ResponderExcluir
  2. É por essas e outras que eu acho que ainda tem muito professor. A cada jovem que chega como estagiário nas escolas em que trabalho eu os incentivo a procurar outra profissão, quero que chegue um dia que tenha um colapso de falta de professores que é pra ver se a sociedade, os governantes nos valorizam.

    ResponderExcluir
  3. Penso como Fátima, quando se chegar ao ponto de não haver mas professores e nem professores para se formar "professores" quem sabe o Brasil acorda.

    ResponderExcluir
  4. Os jovens já perceberam que não é bom negócio investir numa licenciatura. Eu e meus colegas temos conversado sobre isso com nossos alunos e os poucos que pensavam em seguir o magistério, já desistiram. Um dos pontos fortes de nossas conversas é a desvalorização do professor pernambucano por parte desse atual governo. Estou torcendo pelo esvaziamento dos cursos de licenciatura. Quero que sintam na pele o quanto vale um professor.

    ResponderExcluir
  5. Procuro esclarecer aos alunos desavisados que me informam que querem fazer alguma licenciatura sobre o fato de que estão fazendo uma escolha arriscada. Se conseguir convencer a escolherem outras profissões, creio que estou lhes fazendo um grande favor.

    ResponderExcluir