quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ilusionismo

Ilusionismo, arte de criar truques que confundem. É assim que vejo o programa Pacto pela Vida. Uma farsa (a mais) montada em Pernambuco para gerar mídia positiva e promover o governo Eduardo Campos (PSB-PE) que dorme e acorda sonhando com o “Império Nacional”. As estatísticas revelam que ocorreu em 2011 a redução de uma (apenas uma) morte que no ano anterior, apesar dos 2,5 bilhões investidos na segurança pública. As viaturas novas, bonitinhas e estampadas com o nome do programa em suas laterais, e as centenas de ‘câmeras big brother’ espalhada pelos diversos cantos da capital recifense, não foram capazes de resolver o problema da (in) segurança no estado.
O cidadão comum continua indefeso, e com medo dentro ou fora de sua casa. De nada adiantou a política de bonificação disseminada pelo governo de Pernambuco na área da segurança e estendida à outros setores da sociedade, por exemplo, na educação e na saúde, crimes e outras formas de violência foram manchetes nos noticiários o ano inteiro. Mesmo assim, criou-se uma falsa expectativa na população, falava-se em redução da violência, e que o modelo de segurança desenvolvido no Estado seria copiado para o restante do Brasil. Pura ilusão, puro golpe de marketing. E ainda o secretário de Defesa Social Wilson Damázio, perguntado sobre a questão da violência no estado, diz que, “para o nível de criminalidade que temos, a única solução é o cárcere”.
Crime é dispor de tanto dinheiro e deixar o povo a mercê de sua própria sorte, além disso, Sr. Secretário, não se reduz a violência sem se investir de verdade na educação de um povo e sem distribuir para estes, de forma equilibrada as riquezas geradas numa nação.

2 comentários: