terça-feira, 24 de janeiro de 2012

''O LENGA LENGA''

"O LENGA LENGA", título da nota do SINTEPE publicada nos jornais de domingo(22 jan.)
O título é perfeito para o momento de indefinição e instabilidade em que se encontra a nossa categoria.
Antes das eleições, o pacto, ou melhor, o acordo com o governo Eduardo Campos e a certeza que teríamos os 22,23% de reajuste do Piso dos Professores em janeiro. Eleições passadas, Sintepe reeleito e para os trabalhadores sobrou o lenga-lenga de ouvir o sindicato afirmar o tempo inteiro que conquistamos o percentual assegurado pela Lei.
Sinceramente, não estou nem um pouco decepcionada, tinha certeza que não teríamos esse reajuste agora. Basta lembrar que até maio desse ano o governo ainda estará pagando a dívida pendente com os trabalhadores que foi o reajuste de janeiro de 2011, negado e concedido após muitas trapaças na mesa de negociação e mesmo assim, parcelado em 10 suaves prestações. Para pagar o valor do Piso o governo do estado destruiu o Plano de Cargos e Carreiras da Categoria e anexou a gratificação do magistério (6O%) ao salário base. Bom lembrar que, a destruição do PCC atropela o artigo 31 (Cap. VI) do Estatuto de Magistério que garante 40% do o salário base para os professores que trabalham em unidades localizadas em áreas de difícil acesso. Que fez então o governo? Tabelou valores fixos por hora/aula (150 ou 200h) ou seja, valores nominais (imutáveis) que não mais acompanham qualquer reajuste salarial e tudo isso aconteceu num piscar de olhos, sem um mínimo de impedimento ou burocracia.
Eduardo Campos reuniu sua cúpula, criou um projeto e enviou de imediato para a Assembleia Legislativa, lá, os "ratos do governo" votaram a favor do projeto e pronto. Tudo muito simples, tudo muito rápido. Vejam os vereadores recifenses, se auto-reajustaram na calada da noite e cinicamente ainda disseram fazer isso rapidamente no final de 2011 pra não deixar nada para o ano eleitoral.
E as passagens de ônibus? Dormimos sabendo que o valor do anel A custava R$ 2,00 e acordamos com o valor de R$2,15. Quem decidiu pelo valor da passagem? Um Conselho fajuto de Transporte Metropolitano encabeçado pelo ex-secretário de Educação Danilo Cabral(PSB) agora, Secretário da Cidades.
Não gente, não dá pra sermos ingênuos. Essa conjuntura política estruturada no estado de Pernambuco já deu sinais para que veio. Nas escolas da rede terminamos 2011 assistindo apresentações propagandísticas do Pacto Pela Educação, fala-se sobre tudo menos, em salário dos trabalhadores em educação. Agora, todo esse “lenga lenga”, o governo federal , os municipais e estaduais empurrando com a barriga, simplesmente por que se negam a cumprir a Lei do Piso, se negam a reconhecer um mínimo de valorização para o professor.
É SINTEPE, conquistamos mas, não levamos.

9 comentários:

  1. E o interessante é que durante toda a nota em nenhum momento o sindicato se refere diretamente a Eduardo Campos, fala tudo de forma genérica, por cima.

    ResponderExcluir
  2. Há uma orientação para que os partidos ditos de esquerda a exemplo PC do B e PT não contrariem o governo.Fala-se nas 'entrelinhas' só pra fazer um H (como diz a gíria) mas, nada que afete a imagem do vaidoso governador. Estive na secretaria de Educação sexta-feira passada, não se fala em outra coisa, a não ser a ascensão de Eduardo Campos para a presidência do país. É uma vergonha! um monte de cargos comissionados vivendo debaixo da asa do patrão opressor. São resquícios da colonização de exploração, Ramos. Alguns se acostumaram.
    Abraços pra ti meu querido. Mande-me teu e-mail tenho uma dúvida que talvez você possa tirar.(malbenia@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Vergonhoso... Futuro apocalíptico esse da educação de Pernambuco! Vou fazer uma profecia óbvia: em menos de 10 anos o professor de Pernambuco passará a receber 1 salário mínimo!

    ResponderExcluir
  4. Onde está o Ministério Público nessa hora?
    o MP é rápido para pegar no pé dos professores cobrando o fiel cumprimento da carga horária, pois é LEI FEDERAL...mas cadê o referido MP para cobrar o reajuste do Piso, que TAMBÉM É LEI FEDERAL?
    Por que não pega no pé do governador?

    ResponderExcluir
  5. Nem o aumento dos míseros 10% saiu neste mês,pois conforme consta no contra-cheque já disponível no portal do servidor, vamos continuar recebendo a mesma quantia que recebemos em dezembro.
    O governo de Pernambuco continua desrespeitando todas as leis e acordos e o nosso sindicato nada faz, ou melhor, "BAIXA A CABEÇA E APLAUDE"!

    ResponderExcluir
  6. vamos nos movimentar independentemente de merda de sindicato, fazendo algum tipo de movimento tipo aquele que fizemos aqui no exu

    ResponderExcluir
  7. Eu já perdi a esperança de ver a categoria se mobilizar aliás o que vejo é o pessoal que entrou nesses ultimos concursos que houve caindo fora. Estão certos, isso não vai mudar nunca!!!!

    ResponderExcluir
  8. A melhor arma é o aluno, vamos ensinar de forma que acreditem que são importantes e que tem o direito a ter um ensino de qualidade.

    ResponderExcluir