quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PROFESSORES PROTESTAM






















































Na formação pedagógica para professores da rede estadual realizado no dia 1º de fevereiro no Chevrolet Hall (Olinda) nem tudo foi palestras e festa. Inconformados com a situação em que se encontra a educação em Pernambuco, os professores realizaram um protesto silencioso. Vestindo preto simbolizando luto na educação e utilizando extensas faixas que foram abertas no momento da fala do Secretário de Educação, Anderson Gomes, os presentes puderam ler denúncias em relação ao fechamento das escolas do Ensino Fundamental ou seja, a intensificação do processo de municipalização iniciado na gestão de Eduardo Campos desde 2009, a maquiagem do Pacto Pela Educação, e o não pagamento do reajuste do Piso Salarial dos professores calculado em 22,23% para janeiro desse ano. E ainda um pedido para que o governador nomeie os professores concursados.
Vale salientar que, a política educacional desenvolvida no estado não conta com a participação dos professores, inclusive isto ficou muito claro no encontro que, batizado de pedagógico sequer houve espaço para os professores se posicionarem. Ironicamente chamam tudo isso de práticas democráticas em governo socialista.

14 comentários:

  1. Certamente foi o melhor momento daquela "formação" fajuta. É cada vez mais uma só as lógicas empresarial e educacional em Pernambuco. A constante aproximação com os EUA e o Banco Mundial se materializa em empréstimos, acordos e projetos bilaterais. É o governode de cunho liberal avançado disfarçado de socialista. Infelizmente as notícias que chegaram hoje, no primeiro dia na escola, foram ainda piores: maior controle individual dos professores pelo SIEPE, fiscalização mais intensa das aulas revestida de suposta "avaliaçao", regulação individual pra recebimento do maldito bônus que muito professor de esguela por aí, ameaças, ameaças e ameaças. Esse é o tom. Até quando essa categoria vai aguentar essas investidas danosas à nossa condição de professor e se organizar pra dar uma resposta a esse governo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo não cansa não dessa ladainha de "a culpa é do FMI, do Banco Mundial e FHC". Professor vota em DUDU MALVADEZA e na PTralhada em massa e depois fica chorando e arrumando culpado. Vamos assumir a crua realidade: a maioria dos professores da rede devem ficar felizes com esse salariozinho porque se não fosse ele não teriam mais nada. DUDU sabe muito bem disso, não tenham dúvida.

      Excluir
  2. Olá, Jadilson!

    Até quando essa categoria vai aguentar essas investidas danosas à nossa condição de professor e se organizar pra dar uma resposta a esse governo?

    Não tenho ilusões. NUNCA! Será que algum dia fomos, de fato, uma categoria?...

    ResponderExcluir
  3. A senhora fala assim porque substima os seus colegas e se considera superior aos outros...você está enganada...os nossos colegas estao tentando resistir de v'arias formas...quem está proximo e participa das lutas percebe a vontade de mudanca...talvez você esteja descrente porque está ausente e nao entende a nova conjuntura...é preciso criar um novo ativismo que estimule as pessoas...Carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Recomendo vídeo da APEOESP sobre a jornada do piso - no endereço http://www.apeoesp.org.br/
    Por que outros sindicatos não procuram efetivar a mesma garantia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque lá o governador Alckmin é do PSDB, que é oposição ao PT e PSB e os sindicatos no Brasil acabaram, politicamente falando, justamente quando estes partidos chegaram ao poder. Enquanto estes dois partidos e estes sindicalistas estiverem no poder a atividade sindical estará morta.

      Excluir
    2. Porque lá o governador Alckmin é do PSDB, que é oposição ao PT e PSB e os sindicatos no Brasil acabaram, politicamente falando, justamente quando estes partidos chegaram ao poder. Enquanto estes dois partidos e estes sindicalistas estiverem no poder a atividade sindical estará morta.

      Excluir
  5. Engraçado que sempre que se faz um comentário aqui no blog, que seja contrário a opinião de alguns que se dizem lideres de um movimento de oposição, que supostamente querem representar a categoria vemos comentários como de MOVSOL. Dizendo que a professora se sente superior, que está enganada, que é ausente, e o pior, "não entende a nova conjuntura" que nova conjuntura uai??? Me poupe MOVSOL, quem se acha superior é vc!!! Já sofri com isso quando fiz críticas aqui mesmo nesse blog.

    ResponderExcluir
  6. Que coisa feia!!
    Esse parece ser um espaço para o "diálogo". De "respeito" às opiniões, ainda que elas sejam diferentes das nossas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Carvalho, digo, Sr. Valdênio Carvalho:


      Uma humilde sugestão:

      Que tal ao invés do "Movso" reativar o "Cidadania Ativa"?

      Sucesso!

      Excluir
  8. Precisamos nos acertar para combater os equívocos e injustiças que nos assolam e vem muito mais por aí.
    Percebo que muitos aqui não se deram conta da força do inimigo que temos que enfrentar.
    Até então, nem nos fizemos notar e ainda não encontramos uma forma, mesmo que sútil, de termos nossas reivindicações ouvidas. Frequente o blog desde o tempo que não tínhamos mais de seis dezenas e acredito que já podemos criar alternativas consistentes de combate acima de paixões político-partidárias ou desrespeito as diferentes opiniões.
    Precisamos de apoio jurídico e nos posicionarmos, mais eficientemente, diante dos absurdos enfiados garganta abaixo e sem sermos apoiadas pelo nosso sindicato que apoia as mais diversas aberrações de marketing mentiroso e ações pedagógicas/excludentes deste governo que conta (segundo pesquisas) do suporte de mais de 80% da população do nosso Estado. Será que dois tipos de escola pública não caracteriza exclusão e não merece uma ação no âmbito jurídico? Premiar apenas um aluno de cada turma de idioma estrangeiro não é um equívoco pedagógico/avaliativo? Triste da turma que tiver nais de dois excelentes aluno e feliz do aluno medíocre numa turma ruim. Lei Federal não acatada não cabe ação?
    Sindicato entrou mas devido a incompetência fez uma demanda equivocada e foi rebatida na origem. Vamos encher o aeroporto com aquelas faixas que foram expostas no chevrolet hall, este seria o lugar que o vaidoso e sonhador não gostaria de ver suas mazelas vistas por quem não sabe delas, nós estamos fartos de vê-las.
    Que fique claro que reconheço o esforço da Albênia e outros colegas mas precisamos repensar. Solicitei minha exoneração mas continuarei firme e disposto a ajudar no que for preciso.

    ResponderExcluir
  9. Esse nosso Governador parece um "Coronel" faz e desfaz tudo e ninguém tem poder para obrigá-lo a cumprir as "Leis"... "Ele é a Lei?" E nós sempre de cabeças baixas aceitando tudo... Temos que dar um basta nessas faltas de responsabilidade de Governantes que só pensam em mídia e curral eleitoral...

    ResponderExcluir
  10. Hoje, terça-feira, dia 07 de fevereiro de 2012, começará a minha aventura anual : PROCURAR UMA ESCOLA para dar aulas... A Escola Estadual Professor José Vicente Barbosa (no bairro do IPSEP ) fechou algumas turmas e fiquei sem a minha carga horária... Quem falou que funcionário público tem estabilidade ? Não com esse governo ditador e seus discípulos!
    Estão brincando com o aprendizado; testando fórmulas e métodos "inovadores" aleatoriamente... Um desastre para Pernambuco !

    ResponderExcluir