terça-feira, 15 de maio de 2012

AULA ATIVIDADE

Pessoas
A aula atividade é programada pelo professor, e inclui um monte de ações que já exercemos em nossos locais de trabalho. Tem mais, o expediente na escola pode ser dado em qualquer horário, inclusive nas 'famosas janelas' ou intervalos de um turno à outro. Quem regula a aula atividade é o Estatuto do Magistério que é uma Lei e não as instruções vindas da GRE ou da SEE. Vamos ficar atentos.

ESTATUTO DO MAGISTÉRIO
Art. 16 - Compõem a carga horária de professor regente:
I - horas-aula em regência de classe;
II - horas-aula atividade;
§ 1º - As horas-aula atividade corresponderão a 20% (vinte por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes da pré-escola e de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
§ 2º - As horas-aula atividade corresponderão a 30% (trinta por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
§ 3º - A hora-aula em regência de classe e a atividade de ensino-aprendizagem desempenhada em sala de aula na escola ou em espaço pedagógico correlato.
§ 4º - A hora-aula atividade compreende as ações de preparação, acompanhamento e avaliação de prática pedagógica e inclui:
a) elaboração de planos de atividades curriculares, provas e correção de trabalhos escolares;
b) participação em eventos, reflexão da prática pedagógica, estudos, debates, avaliações, pesquisas e trocas de experiências;
c) aprofundamento da formação docente;
d) participação em reuniões de pais e mestres e da comunidade escolar;
e) atendimento pedagógica a alunos e pais.
Art. 17 - O professor regente planejará anualmente a utilização de suas horas-aula atividade, devendo desenvolve-las na escola.

2 comentários:

  1. É isso mesmo... "Quem regula a aula atividade é o Estatuto do Magistério que é uma Lei e não as instruções vindas da GRE ou da SEE. Vamos ficar atentos". Tem escola que não oferece o mínimo de condições para trabalhar,mas cobrar... isso faz muito bem !

    ResponderExcluir
  2. Na prática, como se aplica essa aula atividade?
    Esse tempo é pra ser utilizado dentro das 22,5 horas semanais? (considerando as 4 horas e meia diária)
    Ou essas horas devem ser dadas fora desse turno? Por exemplo: em casa eu passo algumas horas do meu dia planejando minhas aulas, preenchendo cadernetas...
    Devo cobrar esse tempo dentro do meu horário de trabalho?

    ResponderExcluir