sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ASSEMBLEIA ASSEPE/SASSEPE (13 NOV.2012)


O hospital do servidor (HSE)  passa  por reforma  porém, 380 funcionários terão seus contratos encerrados esse ano e  apenas 186 novos contratos serão efetuados   em 2013. Fora isso, 30  atendentes  foram aposentados e mais 6 estão no aguardo do processo. Como o governo reafirmou que não realizará concurso público, não fica difícil imaginar o que espera o servidor do estado em termos de atendimento à saúde. 
As consultas pelo 0800 que antes eram marcadas em 8 dias agora,  acontecem num intervalo de 30 dias, e descaradamente o governo diz que a ação tem por objetivo prestar um melhor serviço ao usuário uma vez que ampliou o número de atendimentos.
O governo Eduardo Campos, tem um déficit  mensal de 1 milhão e 500 mil com o caixa do SASSEPE e ainda uma dívida estocada de 34 milhões. Dessa forma, mesmo o servidor arcando com 72% dos custos (o governo com  apenas 28%) assistem paulatinamente o sucateamento do Sistema de Assistência à Saúde  do Servidor do Estado de Pernambuco.
A Lei Complementar nº 30 que criou os Sistema de Saúde do Servidor, ao ser recentemente reformulada dá a garantia  ao parceiro/a em  relações homoafetivas, à situação de dependente   do   servidor usuário do SASSEPE. Porém, segundo a ASSEPE, o pedido para que a contribuição entre governo e servidor seja  de forma paritária foi negado  assim, o maior peso da contribuição permanecerá   ao encargo do servidor.
Além dos informes dados pela mesa composta por Agripino, Beatriz e Morena,   nas intervenções  dos presentes,  ouviu-se muitas denúncias entre elas, o direito do servidor acompanhar o parente doente e que agora  vem sendo negado pelo Estado.  De  acordo com os profissionais  que atendem na Junta Médica, a ordem parte  do governador  e a licença só será concedida somente se o  parente estiver internado.
 Tal atitude é uma afronta,  um verdadeiro abuso ao direito do servidor uma vez que,  o Estatuto da Funcionário Público de Pernambuco (EFPPE) em seu artigo 125 dá a garantia do acompanhamento ao parente independente deste estar ou não internado. 
O atendimento ou melhor, o má atendimento na Casa de Saúde Maria Lucinda que agora atende a emergência infantil do SASSEPE, foi outro problema citado. A Casa de Saúde  está transferindo o atendimento do SASSEPE  para a rede SUS. A questão colocada não se refere  a separação na forma de  atendimento entre as crianças, todas merecem tratamento igualitário e com  qualidade, o problema é que, o servidor que tem em seu (s) contra cheque(s) o  desconto  da contribuição do SASSEPE, e que também paga pelo SUS, passa a  contar apenas com uma forma de atendimento, além disso, de má qualidade.
Maria Albênia Silva

Contatos para  denúncias:
ouvidoria@irh.pe.gov.br.
OUVIDORIA IRH
081 3183-4883
081 3183-4871
081 3183-4879
OUVIDORIA HSE
081 3183-4685
081 3183-4687
Diretoria do SASSEPE : 3183-4764   (Patrícia Pastick)
<patricia.pastick@irh.pe.gov.br> 

<assepe.secretaria@gmail.com> 
 <assepe.assepe@gmail.com>



Nenhum comentário:

Postar um comentário