sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Não ao fechamento de turmas

Munidos de faixas, cartazes, apitos e muito barulho, alunos da Escola Oscar Carneiro/Camaragibe, participaram ativamente do ato de protesto realizado hoje (09/nov.) em frente à escola. O ato é uma resposta  à insatisfação gerada pela decisão do governador Eduardo Campos que, por meio da Secretaria de Educação   fecha turmas de 5ªs séries (6ºano) da referida escola. A medida que,  por sinal não foi discutida com os professores, com o sindicato (SINTEPE) que representa a categoria , nem tão pouco com  a comunidade escolar, é uma agressão ao direito do aluno uma vez que, obriga-o a se deslocar  para escolas bem mais distantes de suas residências.
O fechamento das turmas surge no sentido de atender   ao desejo do governo  que, quer transformar a todo custo todas as unidades de ensino em Escolas de Referências/Tempo Integral  (apenas para o Ensino Médio) até 2014. Ou seja, o governo não mais se responsabilizará pelo Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries) jogando então, esta responsabilidade ao encargo dos  municípios.
Essa política de fechamento arbitrário de turmas, é batizada pela Secretaria de Educação de Educação de ''reordenamento  das escolas da rede". Dessa forma, no dicionário da secretaria , o verbo reordenar é sinônimo de  fechar turmas, negar   direito ao  aluno e implementar  propostas educacionais sem a participação dos trabalhadores em educação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário