sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PROTESTO NA SEDUC-PE


Insatisfeitos com as medidas  adotadas  pelo governo Eduardo Campos, alunos da escola Lauro Villares (Roda de Fogo), liderança comunitária, Trabalhadores em Educação e sindicato da categoria (SINTEPE), realizaram na manhã de ontem (6 de nov.) ato público em frente a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC-PE).
De acordo com professores e alunos, a Secretaria de Educação não disponibilizou  matrícula para a 1ª série do Ensino Médio na escola, obrigando  os alunos a se matricularem na Escola de Referência Diário de Pernambuco no bairro de Engenho do Meio. A medida foi tomada sem que a comunidade fosse sequer consultada.
Segundo a gestora da GRE  Recife Sul, Marta Lira,  "a medida é uma política de governo, assim, cabe apenas cumprir". E acrescentou: " Não adianta espernear".
Porém contrariando as (de)orientações da GRE a comunidade de Roda de Fogo vai às ruas gritar, espernear, denunciar e buscar alternativas no sentido de reverter a situação ora instalada na escola.
Na ocasião do protesto, formou-se uma comissão sendo esta, recebida pela secretaria de executiva de gestão da rede, a senhora Margareth Zaponi, que em conversa afirmou não existir a tal orientação e que, só há fechamento de turmas, fusão de escolas, e criação de Escolas Integrais quando existe consenso entre a comunidade escolar, sendo todas as decisões, protocoladas e assinadas em ata.
Mas,  não é isso que anda ocorre na prática. Lembro que, na Escola Santa Sofia em Camaragibe o fechamento de turmas do Ensino Fundamental ocorreu em reunião às portas fechadas com a presença  da direção da escola e  a ex-gestora d a GRE Metrosul,  Sandra Farias. Lembro ainda, que o fato foi denunciado diversas a senhora Zaponi, e ao secretário de Educação  e providência alguma foi tomada.
Recentemente a Escola Oscar Carneiro também  no município  de Camaragibe  foi outra vítima das ''armações''  da SEDUC que não disponibilizou pelo 0800 as matrículas para a turmas do 6º ano.  Isto porque, a Escola Oscar Carneiro será transformada em "Referência" mesmo contra a vontade  da comunidade escolar.
Por estas e outras ações não é difícil perceber o descompasso em que anda a educação em Pernambuco.  Porém, é visível  que a sociedade está reagindo ou seja, sinalizando no sentido de dar  basta para as tantas arbitrariedades cometidas por Eduardo Campos na área educação e nos demais setores da sociedade. A Escola Lauro Villares e exemplo disso.







Após reunião que ocorreu hoje (7 nov.) às 9h agendo-se  novo encontro para dia 11. A  Comissão  exigiu que no próximo encontro a SEDUC apresentasse respostas para os diversos problemas relacionados e colocados em reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário