segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SOBRE AULA-ATIVIDADE.


PESSOAS,
Quem planeja as aulas-atividades é o professor e não a Secretaria de Educação. Não é o governo que vai dizer quando e como devemos trabalhar projetos ou qualquer outra atividade. Também não há obrigatoriedade de deixarmos um dia reservado para o GESTAR como quer a SEDUC/GRE. Argumentam que estão embasados no Estatuto do Magistério mas, basta fazermos a leitura para compreender que a Secretaria faz uma interpretação digamos, ''equivocada'' sobre mesmo.

ESTATUTO do MAGISTÉRIO (Da Jornada de Trabalho)
Art. 16 - Compõem a carga horária de professor regente:
I - horas-aula em regência de classe;
II - horas-aula atividade;
§ 1º - As horas-aula atividade corresponderão a 20% (vinte por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes da pré-escola e de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
§ 2º - As horas-aula atividade corresponderão a 30% (trinta por cento) da carga horária total do professor, para docentes que desenvolvam suas atividades em classes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
§ 3º - A hora-aula em regência de classe e a atividade de ensino-aprendizagem desempenhada em sala de aula na escola ou em espaço pedagógico correlato.
§ 4º - A hora-aula atividade compreende as ações de preparação, acompanhamento e avaliação de prática pedagógica e inclui:
a) elaboração de planos de atividades curriculares, provas e correção de trabalhos escolares;
b) participação em eventos, reflexão da prática pedagógica, estudos, debates, avaliações, pesquisas e trocas de experiências;
c) aprofundamento da formação docente;
d) participação em reuniões de pais e mestres e da comunidade escolar;
e) atendimento pedagógica a alunos e pais.
Art. 17 - O professor regente planejará anualmente a utilização de suas horas-aula atividade, devendo desenvolve-las na escola.

2 comentários:

  1. finalmente para 200 horas serão 26 aulas semanais ou 22(aulas em sala)? a bronca da maioria das escolas esta sendo isso

    e quanto são as aulas atividades semanais(quantidade) na escola?

    ResponderExcluir
  2. Isso vale pra escola de referência também? Pelo que li da portaria sim.

    ResponderExcluir