sábado, 15 de março de 2008

DEZ PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR

por José Ricardo de Souza*
1° Quanto o Governo do Estado vai desembolsar para colocar na Internet os horários de todas as escolas da rede e das respectivas aulas de cada professor ?

2° Se o sistema de avaliação vai mudar, por que as cadernetas chegaram nas escolas com o mesmo layout (modelo) dos anos anteriores, com os espaços para preenchimento com os indicadores de desempenho (DC, DEC, DNC) ?

3° Por que o governo do Estado gasta dinheiro com tudo: jornais, editoras de livros didáticos, fardamento e material escolar para o aluno, Paixão de Cristo, Bienal, empreteiras, etc.; mas recusa-se a pagar um salário digno para um docente ?

4° Por que reformar escolas em pleno período escolar causando transtornos a alunos e professores das unidades envolvidas ?

5° Por que os professores de Geografia, Sociologia, Filosofia, e Física, não foram consultados na escolha dos livros didáticos para a rede estadual ?

6° Como é que um professor de História ou de Geografia, que teve sua carga horária reduzida para duas aulas semanais vai ter tempo para fazer quatro avaliações por bimestre, como cita a nova minuta de avaliação da rede ?

7° Qual a formação pedagógica do atual Secretário de Educação ?

8° Por que o SINTEPE bate com luvas de pelica em questões como "projeto travessia", "centros experimentais de ensino", "mudanças nas matrizes curriculares e no sistema de avaliação", "repasse das verbas do Fundeb" ?

9º Onde estão os conteúdos programáticos das novas disciplinas criadas para compor a chamada parte diversificada do currículo, contendo o que cada professor deve ministrar em suas aulas (coisa essencial para o planejamento do professor) ?

10° Qual o castigo que os professores estaduais de ensino praticaram para merecerem uma gestão tão ruim quanto a de Danilo Cabral à frente da SEDUC, conseguindo superar até mesmo a turma de Jarbas e Mendonça ?
* historiador, professor, escritor; membro da ALEP (Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista)

7 comentários:

  1. o pior é que tem direção de escola incorporando as insanidades do Sec. de Educação.
    Na Escola Tito Pereira em Camaragibe,professor que discorda da direção, tem falta registrada no ponto por brincadeira. Tenho falta em período de recesso,e agora a direção colocou-me em disponibilidade. Os alunos estão sem aulas e, eu com Geo. e Especialização em Educ.Ambiental estou impedida de trabalhar. E a SEE sabe disso a tempo.Cadê o compromisso do governo em garantir aos alunos,as 800h/aulas anuais?
    Pois é companheiro, a questão é que eu não "puxo voto" dentro da escola pra essa cambada.Mas direção que tem laços com governo e "costa quente" faz o que quer.
    Já recorri à todas as instâncias, falta agora o MPPE, e quem sabe a imprensa ?

    ResponderExcluir
  2. Nosso caríssimo secretário da Educação abriu a boca, várias vezes, para dizer que "Educação é a base de tudo" só faltou concluir "por isso todo castigo é pouco!" Responde as suas 10 perguntas?

    (Parabéns pelo texto!)

    ResponderExcluir
  3. Cobremos as respostas das pessoas e órgãos que "dirigem" a Educação.

    Taí uma excelente pauta para a IMPRENSA.

    ResponderExcluir
  4. Esperar pelo Sintepe é perder tempo...podemos iniciar uma campanha FORA SINTEPELEGO...estamos abandonados, sem nenhum tipo de defesa nem amparo... já não valíamos nada com o carrasco Jarbas e agora temos é chicotadas, perseguições e mais carga de trabalho...

    Enquanto Eduardo e Nilo não se cansam de bater em nós professores, o SINTEPELEGO só divulga boletins brandos, suaves, delicados e sem nenhuma intenção de atacar a desumana gestão destes carrascos dos professores...são farinhas do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  5. A idéia é todo mundo que está puto da vida se desfiliar do Sintepe, se unir e fundar uma associação de professores.

    ResponderExcluir
  6. È isso ai será Que vão responder até o fim da Gestão?

    ResponderExcluir