sábado, 11 de outubro de 2008

Absurdo: 10 minutos de intervalo como aula-atividade

O governo José Serra (PSDB-SP) decidiu contabilizar como horário para preparação de aulas e correção de provas os intervalos de dez minutos entre as aulas na rede estadual. 
.
A medida foi tomada para ajustar a rede à lei federal sancionada em julho, que determinou que docentes do ensino básico devem ficar 33,3% da jornada em atividades extra-aula.
.
Como em São Paulo o percentual era de apenas 17,5%, o Estado, num primeiro momento, protestou contra a lei, pois a mudança significaria gasto adicional alegado de R$ 1,4 bilhão (10% do Orçamento da área), que, de acordo com o governo, seria necessário para a contratação de educadores para cobrir a maior carga horária dos docentes fora da aulas.
.
O Estado afirmou que refez a interpretação da lei porque o Ministério da Educação ainda não deu uma posição oficial sobre o assunto. A assessoria do MEC, porém, declarou que ainda aguarda um pedido oficial de esclarecimentos por parte dos secretários de Educação. Sobre o mecanismo adotado por São Paulo, não emitiu opinião, isto é, o MEC foi omisso!
.
O governo tucano de São Paulo, além do tucanato do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, lideram os protestos "oficiais" contra a lei do piso salarial.
.
Durante esta semana, o senador Cristóvam Buarque criticou a medida do governo paulista em relação à carga-horária dos professores, qualificando a adoção da contabilização dos 10 minutos de aula-atividade como uma farsa, além de questionar: "Como uma professor vai corrigir provas e preparar aulas em dez minutos? Esse período é para ele tomar água e ir ao banheiro!"
.
Coisas absurdas como estas atestam o fato de que os governos no Brasil não encaram com a devida seriedade a educação dos cidadãos.  E estas medidas patéticas, dentre várias outras razões, também servem para demonstrar o porquê da falta de interesse pelos cursos de formação de professores por parte dos vestibulandos - o que você pode constatar na postagem abaixo. 

Um comentário:

  1. Tomara que esta moda não surja em Pernambuco!!!Parece que o desrespeito para com o docente acontece de forma generalizada e fica impune. Tal desmando deveria surtir efeito nas urnas com a desaprovação popular de tamanha incompetência por parte desses governantes. De norte a sul do Brasil e mais ainda em Pernambuco, o que vale é fazer a propaganda enganosa, tipo anunciar o pagamento antecipado do piso e nos deixar a ver navios, melhor nos deixar marginalizados do consumo!!! eita natal promissor este dos docentes de Pernambuco!!!E ainda vem o Lula e diz que o povo brasileiro vai ter o natal dos sonhos!!!Alguém avise para o Lula que o companheiro socialista está deixando seus servidores da educação a pão e água. O sonho aqui é receber o piso total já corrigido segundo as estimativas do dieese!!!Feliz dia do Professor, caríssimos pernambucanos!!!

    ResponderExcluir