quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Evidência da desvalorização profissional dos professores

Todos vestibulandos aguardam a listagem que contém a relação entre candidatos por vagas no vestibular das universidades federais. Nós também podemos aguardar a lista para constatar algo evidente: nossa profissão atrai, por motivos óbvios, cada vez menos interessados. Os cursos de formação de professores, sobretudo das ciências exatas, figuram nas últimas colocações de concorrência para o vestibular deste ano (clique aqui e confira). 
.
Os jovens vestibulandos estão cada vez menos interessados em seguir carreira na educação, pois sabem que seus futuros não serão promissores. Avaliando a situação friamente, podemos considerar que eles estão certos, afinal, se o Poder Público abandona e desprestigia a educação e seus profissionais, por que a opção por prestar vestibular para ingressar na carreira seria algo interessante?
.
Este quadro atesta que a própria continuidade da profissão corre sério risco. No futuro, teremos menos professores. A ruína de nossa educação de hoje ameaça também a educação dos anos que virão! Há quem diga que o Brasil é o "país do futuro"!

2 comentários:

  1. De o "País do futuro" passaremos a sermos conhecido como o "país se m professores" tal é o descaso com a valorização do profissional docente!!!Olhe só a perspectiva que o governo oferece aos nossos jovens para futuro: um país sem professores!!!

    ResponderExcluir
  2. Estão ai as famosas telessalas, um professor para diversas disciplinas em aulas dadas pela TV. Pra quê curso de formação de professores?
    Qualquer pessoa sabe ligar e desligar uma TV, formam-se assim levas e levas de analfabetos funcionais, são exceções os alunos que conseguem vencer as barreiras impostas por tais programas.
    É assim que se constrói uma nação menos desigual?

    ResponderExcluir