sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bônus Educacional

Parece que o governo do Estado acertou de vez. Descobriu a fórmula concreta de dividir a categoria dos trabalhadores em educação, ao premiar uns em detrimento de outros a SEE/PE evidenciou a política discriminatória que vem adotando desde o início da gestão de Eduardo Campos. Ao exigir sobrecarga de trabalho desumana à base de intensa fiscalização, o governo obriga de forma sutil o professor a exercer verdadeiros milagres dentro das unidades em que lecionam. Em determinados locais de trabalho alunos sequer possuem livros ou biblioteca para estudar mas, os profissionais destas escolas precisam cumprir metas ditadas pela SEE, precisam fazer os alunos renderem mesmo sem as condições mínimas necessárias para um aprendizado de qualidade.E o pior, no desejo de receber o bônus, proclamado de forma midiática como 14º salário, um compesatório para aliviar temporariamente as míseras remunerações recebidas, direções e demais profissionais de certas unidades escolares encaram as péssimas condições de trabalho com certa naturalidade. Omitem informações, maqueiam dados para que tudo 'cheire' à normalidade.
Contrarar profissionais treinados com capacitações- relâmpago para dar reforço às escolas que não atingiram as metas, é um atestado do retrocesso educacional em que se encontra a educação em Pernambuco.

6 comentários:

  1. Realmente,esse governo se supera a cada dia. O correto seria adotar medidas preventivas,diagnosticar as nossas condições de trabalho, o real situação em que se encontram as escolas de rede, o nível de insatisfação dos trabalhadores, os fatores que levam aos baixos índices de aprendizagem e, a partir daí juntos aos professores traçar mecanismos de melhorias para a escola pública.
    Medidas "curativas" são ações adotadas por quem não trata educação com seriedade, são práticas comuns de Terceiro Mundo.
    O aluno não precisa pensar, para votar, basta assinar o nome,portanto...

    ResponderExcluir
  2. Este governo se empenha desde o início de sua gestão em proclamar que a questão sobre a péssima qualidade da educação pública de Pernambuco é um mal que se deve aos profissionais docentes. Estes sim são os culpados. O governo oferta unidades estruturadas, verbas não faltam nas unidades de ensino, todas informatizadas. Se deu até computador portátil para que os docentes trabalhem melhor.
    É isso o que é passado à população de nosso estado. Se a escola está ruim isto se deve a má gestão da unidade e ao trabalho ruim dos docentes.

    Vivevemos em um teatro em que o que vale é a publicidade certa, a forma de se contar a estorinha.

    Cabe a nós professores solicitarmos ao nosso sindicato que denuncie de forma efetiva estes enganos.

    Se a toda hora a população fosse chamada a atenção para a questão da educação em sua própria comunidade,deixando-se claro que boa parte do problema da péssima educação pública em nosso estado é governamental, não seria impossível melhorias na postura da gestão eduardina no que se refere a esta temática. Afinal Dudu não pretende que esta seja sua última gestão pública. Ao contrário, é um político jovem com claros intentos de expandir e consolidar seu nome a nível nacional.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito acertadas as colocações do texto. Realmente trata-se de dividir e fragilizar uma categoria já oprimida por uma política que vilipendia a educação diariamente.

    visitem http://www.cristovamja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Foi muito engraçado ver o resultado das metas das escolas. Melhor ainda foi confrontar o resultado da escola a que pertenço com algumas outras. Apesar de toda nebulosidade que envolve a coleta dos dados e as contas feitas para se chegar a tais resultados, pudemos tirar algumas conclusões. Dentre elas, a mais interessante foi a seguinte: a grande maioria das escola que ficaram com "médias" baixas assumiram, ao final do ano letivo de 2008, a responsabilidade de não aprovar os alunos indiscriminadamente, negando-se a maquiar resultados inverídicos que só fortaleceriam as estatísticas falsas das quais o "desgoverno" de Eduardo Campos se alimenta. Por outro lado, ficamos gratificados em confirmar que não vendemos nossa dignidade.

    ResponderExcluir
  6. concordo com as companheiras(os) sobre o bonus oferecido é um incentivo alienador e desegregador de classe,mais e mais se confirmar um governo de propaganda e cinismo..vamos a luta !!!
    sergio brito

    ResponderExcluir