quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Resposta da Ouvidoria da Secretaria de Educação sobre a cronometragem das aulas

Intrigada e indignada com a proposta indecente de cronometragem das aulas, uma professora enviou no dia 3 de julho a seguinte mensagem para a Ouvidoria da Secretaria de Educação (ouvidoria@educacao.pe.gov.br):
.
Boa noite! Desejo informações sobre comentário que ouvi acerca do uso de cronômetro e máquina fotográfica em sala de aula pelos técnicos em educação nas Escolas da Rede Estadual durante as aulas, por favor quero saber em que legislação está fundamentada essa ação,caso seja procedente, o mecanismo de mensuração e objetivos para tal.
.
Apenas no dia 20 de outubro houve uma resposta da Ouvidoria, que informou o seguinte:
.
A Ouvidoria agradece o seu contato e tem a informar que recebeu a seguinte resposta do setor responsável pela análise da sua manifestação (SEGE-SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO DA REDE): Informamos a V.Sª, que a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco não utiliza nenhum instrumento nas salas de aula da rede estadual de ensino, como o relatado por Vossa Senhoria. Qualquer comentário nesse sentido é boato.

6 comentários:

  1. No dia 26 de outubro publiquei nesse blog, as instruções recebidas por uma das técnicas que está sendo capaciatada para tal fim. O e-mail chegou para os capacitadores-fiscalizadores através do chefe da UDE.
    Quanto as máquinas fotográficas, segundo Claudio Ferraz da PUC (SP) ,que veio à Recife a convite do "nosso governador socialista", Eduardo, o termo fotografar é forma de referir-se a radiografia que será feita da nossa atividade em sala, MAS OS CRONÔMETROS SIM, fazem parte da pesquisa.
    Aguardemos para ver o boato concretizar-se.
    Lembro que, eu estava presente (na comissão de negociação)no dia da apresentação do projeto, e mais representantes do Sintepe, Ivoneide Dantas e Aida Monteiro, na sala de reunião da Secretaria de Educação dia 24 de agosto de 2009.
    Profª Maria Albênia

    ResponderExcluir
  2. Todos sabem de tal fato, mas o "nosso" governador junto a "danilo", querem demonstrar que os professores não tem vez nem voz para determinar nada e ainda ajuda por uma diretoria do SINTEPE que pouco faz pela categoria.

    ResponderExcluir
  3. Na minha escola já tem data para esa tal pesquisa, inclusive já tem até professores sorteados. Alguns dizem que vão recusar, mas a gestora garante que não é nada de mais, eles vão " apenas" fazer algumas anotações.É pra rir ou não é??????????

    ResponderExcluir
  4. Quando o projeto foi apresentado disseram-nos que a intenção do mesmo era diagnosticar a nossa realidade em sala e a dos alunos.
    Ora o governo já não sabe disso?
    A GRE e SEE não vive nos monitorando o tempo todo? E os técnicos que vivem dentro das escolas e os diretores indicados pelo governo fazem o quê? Não são estes que são informantes da nossa rotina em sala?
    O projeto é apenas uma forma de afirmar a imagem que o governo divulga da categoria, ou melhor, somos os responsáveis pelo desastre educacional em Pernambuco.
    Vejam que no jornalzinho de propagada aparecem apenas os professores que desenvolvem projetos e apoiam o governo.
    As escolas caóticas e as condições de trabalho dos que nestas lecionam não ganham as manchetes.
    Fui a uma capacitação que uma ridículo chegou a afirmar que, o que falta ao professor da rede é criatividade pois, quando se quer trabalhar, qualquer ambiente é proprício, que na Àfrica em alguns regiões,os professores trabalham no meio da rua, em baixo de arvores etc. sem recurso algum, e os alunos aprendem.
    Respondi ironizando: " pois é,todo esse investimento em educação, ajuda a consolidar o analfabetismo e a miséria do povo africano" .
    (albeniass@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Incorporação da gratificação do Magistério é adiada


    Na última reunião com representantes do governo e a comissão de negociação do Sintepe, realizada quarta-feira, dia 4, ficou acertado que a incorporação da gratificação do Magistério no salário base pode ser feita até março de 2010 e não em novembro deste ano, como estava previsto. Essa foi uma das reivindicações do sindicato discutida em assembleia com a categoria, no dia 20 de outubro. Com a ampliação do prazo, a entidade tem como objetivo principal ampliar o debate a respeito do tema. O presidente do Sintepe, Heleno Araújo afirma "Estamos lutando por uma reunião, antes do dia 20 de novembro, com o secretário de Educação e de Administração para incluir o Plano de Cargos e Carreira (PCC) no debate".

    Isso é uma vergonha o direito de janeiro de 2009 será prorrogado para março de 2010 e ainda o sintepe não ter vergonha na cara de dizer que "Com a ampliação do prazo, a entidade tem como objetivo principal ampliar o debate a respeito do tema". Cadê o Ministério Público para fazer o Estado cumprir o Piso? O aumento vergonhoso ficará para a eleição de 2010, isso é uma vergonha

    ResponderExcluir
  6. É o sintepe botando...na categoria, foi assim com os quinquenios agora faz acordos com a corja do governo, acordo esse que significa empurrar o reajuste e dar tempo para o governo se pronunciar bem pertinho das eleições.
    Que palhaçada !!!

    ResponderExcluir