sábado, 7 de novembro de 2009

Secretaria de Educação de Pernambuco Vai Receber 154 Milhões de Dólares do Banco Mundial


Este montante que equivale a 246 milhões de reais se deve a um empréstimo feito pelo estado de Pernambuco ao Banco Mundial. De acordo com a Secretaria de educação, essa dinheirama será investida na modernização das unidades de ensino. (Fonte Jornal Diário de PE, 07/11)

Tal iniciativa vem engordar ainda mais os cofres da SEE, que já conta com os milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica(FUNDEB).

Espera-se que tais reformas possibilitem uma melhoria concreta da estrutura de nossas unidades de ensino e garanta no mínimo a existência de banheiros dignos para professores e alunos, salas de aula com no mínimo porta e ventilador. Por mais incrível que possa parecer, isto só é visto em pouquíssimas unidades de ensino público em nosso estado. Boa parte das nossas escolas, em estado de desestruturação e decadência mesmo , contam com poeira, ausência de portas, mesas para professores, no mínimo adequadas, fiação elétrica comprometida e/ou falta de tomadas.

Se o problema da educação era a falta de verba, este parece ter sido sanado. Vamos ver agora como serão administrados tais milhões e esperar por novas e/ou reformadas unidades de ensino que atendam às necessidades da comunidade escolar.






3 comentários:

  1. Ôba! Já posso ficar feliz, pois vão recolar os ventiladores que retiraram da escola em que trabalho há mais de um ano para uma reforma.Será? Eu diria mesmo é que esperemos para ver o preço que vamos pagar (ou já estamos pagando)por isso.PAF!PAF!PAF! A SEE agora está querendo saber nossa opinião (? só agora vão querer dar uma de bonzinhos, já que o ano de eleição se aproxima) sobre o recesso escolar de 2010 e pôs em votação no site http://www.educacao.pe.gov.br/default.asp

    ResponderExcluir
  2. Com certeza utilizarão esta verba extra para aumentar o valor de cada aula cronometrada!

    ResponderExcluir
  3. Ministério Público diz que Fundef bancou até festa no Ceará
    Fraudes foram constatadas após fiscalização pela CGU (Controladoria Geral da União

    .
    Texto:
    O Ministério Público Federal do Ceará entrou com ação de improbidade administrativa contra duas construtoras, a ex-secretária de Educação e o ex-prefeito do município de Senador Sá, acusados de usar recursos provenientes do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para pagamentos de despesas não relacionadas. Entre esses pagamentos estão os honorários advocatícios, remuneração da Secretária de Educação, reforma de creche, diárias de viagens de servidores municipais e até custeio de festas municipais.

    Confira também
    Procuradoria denuncia falsas testemunhas
    As fraudes foram constatadas após fiscalização pela CGU (Controladoria Geral da União), informou o Ministério Público. O ex-prefeito de Senador Sá Sancho Rodrigues de Oliveira, a Épura Engenharia Ltda, a ex-secretária de Educação do município Maria de Jesus da Silva e a V&J Construções e Engenharia Ltda têm o prazo de 15 dias para se manifestarem após notificação da Justiça Federal.

    A investigação também aponta que na gestão do ex-prefeito Sancho Rodrigues houve a inexistência do processo de licitação para compra de materiais escolares com a utilização dos recursos do Fundef. De acordo com a ação, o ex-prefeito alegou não possuir documentação para atestar a licitação porque na administração anterior não houve o repasse de qualquer documento sobre licitação envolvendo recursos do fundo.

    O Ministério Público também identificou um desencontro entre os valores das notas de pagamento aos fornecedores e os montantes sacados nos bancos credenciados com o município de Senador Sá. Não constava a existência de uma relação direta entre os saques e os pagamentos feitos pelos credores.

    ResponderExcluir