quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Governo vai bancar formação de quem quiser ser professor

Para impulsionar a formação de professor e estimular que jovens talentos ingressem na carreira, o governo estabeleceu uma série de medidas que vão custear a formação desses profissionais.
.
“Quem quiser ser professor não vai pagar a sua formação” disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
.
Segundo Haddad, o jovem interessado pode procurar o curso de uma universidade pública ou de uma instituição particular com financiamento.
.
Projeto de lei enviado pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional prevê que estudantes de pedagogia possam pagar com trabalho o empréstimo obtido por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
.
“Se ele for atuar em escola pública não terá que retornar ao fundo o que recebeu para pagar sua mensalidade. Se o jovem tiver boa nota no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e quiser trabalhar na rede pública, não terá que pagar por isso”, explicou.
.
A ideia é que o estudante possa financiar 100% dos custos com atividade profissional. Para cada mês de trabalho, 1% da dívida consolidada será abatido.
.
A medida também será estendida aos estudantes de medicina. Após a formatura, o profissional terá que trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF) em regiões onde há carência de médicos.
.
Da Agência Brasil

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Escola Torquato (Galpão)


Galpão, este é o local onde funciona a escola estadual Torquato de Castro. Para este, foram mandados professores e alunos que não fazem parte do Centro de Referência/Aldeia-Camaragibe, na "escola" não há espaço para educação física, biblioteca, nem área de recreação. Paredes em gesso fazem as divisórias entre as salas, pela fragilidade do material apresentam rachaduras e infiltrações uma delas, desmoronou ultimamente. A poeira no local é insuportável, há pouca circulaçao de ar pois, um único portão para permite o acesso ao recinto da escola, tosse e espiros são os sons mais ouvidos na área. Quando chove, o barulho provocado pela coberta em telhas metálicas dificulta a fala dos professores em sala.
Um caos, mesmo assim, segundo informação dada pela direção da escola, os engenheiros da Secretaria de Educação que vieram fazer vistoria, garantem a segurança de todos que, obrigatoriamente precisam estar no local.

Câmara amplia universalização do ensino para nível médio

Agência Câmara / http://www.camara.gov.br/
.
“Segundo o Ministério da Educação, dos quase 27 milhões de alunos inscritos no fundamental apenas cerca de 8 milhões devem chegar ao ensino médio.”
.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei 7409/06, do Senado, que determina a universalização do ensino médio público e gratuito. Os custos para essa expansão serão arcados, a princípio, pelos estados e pelo Distrito Federal.
Como tramita em caráter conclusivo, a proposta segue para sanção presidencial, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário.
.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) obriga o Poder Público a garantir a todos apenas o acesso ao ensino fundamental, que é responsabilidade dos municípios. Conforme o texto aprovado, o direito de ingresso no ensino médio gratuito deve ser universalizado gradualmente.
.
O projeto prevê que qualquer interessado terá o direito de exigir dos estados uma vaga em escola de ensino médio, inclusive por meio de ação judicial, como ocorre hoje com o ensino fundamental. Quem tiver mais de 18 anos poderá optar pela conclusão dos estudos por meio de exames supletivos.
.
O relator da proposta na comissão, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), ressaltou que a lei ainda vigente prevê a universalização do antigo segundo grau apenas como “orientação programática” – ou seja, trata-se de uma meta a ser atingida, mas não de uma obrigação legal. O deputado defendeu a aprovação do projeto, que havia passado sem mudanças na Comissão de Educação e Cultura, relatado por Lelo Coimbra (PMDB-ES). “O Ministério Público, os tribunais de contas e a sociedade organizada passam a ter um instrumento de cobrança”, afirmou Coimbra após a aprovação da proposta.
.
Em 2006, o Congresso promulgou a Emenda Constitucional 53, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assegurando mais recursos para a educação básica como um todo, incluindo o ensino médio.
.
O Fundeb substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que não contemplava o ensino médio. Com a nova fonte de financiamento, abriu-se caminho para a universalização dos últimos três anos do ensino básico.
.
Íntegra da proposta:- PL-7409/2006

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ESCLARECIMENTO

Ao postar a matéria sobre a Escola Sizenando Silveira, acabei colocando o professor Paulo Vasconcelos em situação um tanto desagradável, sinceramente, sequer lembrei que o mesmo faz parte do quadro da escola em foco, até porque conheci o professor através da Escola Novaes Filho (Várzea).
Dessa forma, por ser da Escola Sizenando e fazer parte desse blog, o professor vem recebendo várias ligações e e-mails associando-o ao autor da denúncia.
É de conhecimento de todos a postura do professor Paulo que, tem assinado as matérias e comentários postados nesse blog. Uma de suas matérias publicada no Diário de Pernambuco e endereçada à Danilo Cabral, foi lida em frente a SEE (no período da greve) pela companheira Rita (Sintepe). Portanto, é inadmissível querer vincular o professor às denúncias e causar-lhe qualquer forma de constrangimento.
À você Paulo Vasconcelos, pessoa que respeito muito e admiro, minhas desculpas, e coloco-me à disposição no sentido de sanar os "estragos" por mim provocados.
Carinhoso abraço!
Albenia

CRONÔMETROS: Medidores da Dinâmica Pedagógica

Método da Compreensão da Dinâmica Pedagógica -este é o nome dado ao projeto que medirá o desempenho dos professores da rede. Aplicado por um técnico educacional que fará intervenções em sala de aula, munido de uma planilha e um cronômetro este, observará o material utilizado na aula , a metodologia aplicada, a interação dos alunos com o professor, a interação entre os alunos, domínio de conteúdos, entre outras coisas. Cláudio Ferraz (professor da PUC/SP) que desenvolve o projeto e, veio ao Estado capacitar os técnicos da rede diz que, o projeto tem por objetivo diagnosticar as condições de trabalho dos professores, a situação socioeconômica dos alunos, índices de repetência, etc., e busca melhorar o sistema educacional. O programa é uma parceria do governo do Estado de Pernambuco , PUC/SP e Banco Mundial e, o método é aplicado também em São Paulo, Minas Gerais e agora, em Pernambuco, coincidentemente, os mesmos estados onde a empresa privada INDG gerencia a educação. Ora, se o objetivo da pesquisa é a investigação da infra-estrutura das escolas e das condições socioeconômicas dos alunos, o que faremos com o levantamento feito através do PPP ? Não é para esse fim que discutimos o projeto dentro das nossas escolas?
A melhoria da educação passa sem dúvida alguma por mudanças profundas nas estruturas capitalistas dominantes que jogam as populações pobres em abismos profundos.
De que forma a pesquisa irá melhorar o desempenho dos alunos da rede, se os mesmos continuarão abandonando à escola ou sacrificando o horário escolar para trabalhar?
E os trabalahadores em educação serão valorizados e remunerados de forma justa após esse método de investigação/fiscalização? Além disso, a metodologia utilizada na pesquisa é invasiva, desrespeitosa, e anti pedagógica uma vez que de forma velada, tenta intimidar o professor.
Se o projeto é pago por uma organização mundial (BIRD) que exerce controle sobre as economias de Terceiro Mundo, fica fácil compreender quem serão os favorecidos com o resultado desse trabalho. E, fica claro também que, mais uma vez os educadores serão responsabilizados e intimados à resolverem a desordem educacional provocada pela omissão dos governos.
Questionado sobre estes e demais pontos colocados pela mesa de negociação, Claudio Ferraz, em reunião ontem (24 de agosto) respondeu de forma evasiva e, por vezes contraditória, concluiu dizendo que, "a intenção era melhorar a educação e, acreditava que o método por ele aplicado ajudaria nesse sentido".
Discordando do que foi apresentado em relação ao projeto, a mesa de negociação rejeita-o, afirmando essa posição perante Margareth Zaponi e Aida Monteiro (representantes da Sec.de Educação), presentes ao encontro. Heleno Araújo (presidente Sintepe) finalizando a reunião disse que o Sindicato irá orientar os professores (as) quanto aos procedimentos que deverão adotar quando o projeto chegar às escolas selecionadas.
Implantando metodologias mercantilistas Eduardo Campos (pseudo-socialista) registra mais um golpe contra os Trabalhadores em Educação.
(albeniass@yahoo.com.br)

sábado, 22 de agosto de 2009

RIFA do BURRO (nova versão)

Certa vez quatro meninos foram ao campo e, por 100 reais, compraram o burro de um velho camponês. O homem combinou entregar-lhes o animal no dia seguinte. Mas quando eles voltaram para levar o burro, o camponês lhes disse: - Sinto muito, amigos, mas tenho uma má notícia. O burro morreu. - Então devolva-nos o dinheiro! - Não posso, já gastei todo. - Então, de qualquer forma, queremos o burro. - E para que o querem? O que vão fazer com ele? - Nós vamos rifá-lo. - Estão loucos? Como vão rifar um burro morto? - Obviamente, não vamos dizer a ninguém que ele está morto. Um mês depois, o camponês se encontrou novamente com os quatro garotos e lhes perguntou: - E então, o que aconteceu com o burro? - Como lhe dissemos, o rifamos. Vendemos 500 números a 2 reais cada um e arrecadamos 1.000 reais. - E ninguém se queixou? - Só o ganhador. Porém lhe devolvemos os 2 reais e ficou tudo resolvido. Os quatro meninos cresceram e fundaram um banco chamado Opportunity, um outro Banco chamado Marka, uma igreja chamada Universal e o último tornou-se Ministro do Supremo Tribunal Federal. (agora, com a nova versão) O quinto irmão, o mais velho, que vivia no Maranhão e não estava na rifa, soube da história e, também, resolveu ganhar dinheiro. Dedicou-se a política, chegou a presidência do Brasil, depois do Senado e, até hoje, enrola a população tratando-os como ganhadores do burro morto. Caso todos reclamem, pode até entregar o cargo, mas nunca devolverá tudo que lesou do povo.

(contribuição da amada companheira, Arlene Gomes
idealizadora deste blog)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

REUNIÃO COM O GOVERNO

Os pontos discutidos na reunião (20 de agosto) foram:

Reposição dos dias parados e punições aplicadas aos grevistas;
Recesso escolar em julho;
Reformulação do PCC;
Convocação dos concursados;
Eleições diretas para direções de escolas;
Programa Professor Conectado;
Redução do número da alunos por turmas;
Retorno da educação profissional para a Sec.de Educação;
Pagamento da gratificação de locomoção para os professores dos Centros de Referências, quando em situações de afastamentos.

Para a questão da reposição dos dias parados e as punições aplicadas aos trabalhadores no período da greve, o secretário de Educação reafirmou a posição do governo a qual mantém as punições e os contratados temporariamente para fazerem a reposição das aulas. Postura esta, mais uma vez, rejeitada pela comissão que argumentou a qualidade das aulas, a descontinuidade de projetos e de conteúdos até então encaminhados, questionamentos estes, sem sucesso. Assim, a reposição feita aos atropelos é apenas mais uma forma de castigar os grevistas e também os nossos alunos.
Quanto ao recesso escolar este, será discutido primeiramente em reunião da SEE com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para depois, abrir debate com o Sindicato.
O Programa Professor "Conectado", o Secretário de Educação disse está avaliando propostas de diversas operadoras, no sentido de ver custos, área de abrangência etc., mas, até o momento não há definição alguma no sentido de garantir internet aos professores.
A convocação dos concursados, "possivelmente" acontecerá ainda este ano, sendo chamados primeiramente o pessoal do administrativo. A comissão reivindicou que fosse convocado parte do pessoal administrativo e também parte dos professores. Possivelmente? Sim, possivelmente, pois as decisões que envolvem recursos financeiros, dependem do comportamento da receita para serem atendidas, tanto é que nada foi discutido sobre a reformulação do PCC, uma vez que as possíveis alterações no plano, incidirão sobre o financeiro, assunto este que, só será discutido após o segundo quadrimestre desse ano.
As eleições diretas de acordo com o Secretário de Educação estão garantidas mas, alguns critérios serão estabelecidos pela SEE, que pensa em capacitar os candidatos à gestores, para depois serem os mesmos submetidos ao processo eleitoral. Porém, o tempo das capacitações (80 horas em 10 sábados), os custos, o prazo, uma vez que, o mandato das direções acaba em setembro, são fatores
de incerteza quanto à realização de eleições democráticas que respeitem os anseios da comunidade escolar.
A retomada da educação profissional para o âmbito da secretaria de educação, a redução do número de alunos por sala, reformulação do PCC, e outras questões pendentes, serão discutidas em outras reuniões.
Segunda feira (24/08/09) às 17h agendou-se reunião (comissão e governo) na Secretaria de Educação, na ocasião será apresentado o tão polêmico projeto Cronômetros em Sala de Aula, por sinal repudiado pela categoria que vê no mesmo, uma intenção perserva de controle e de desrespeito à autonomia dos (as) trabalhadores(as) em educação.
Precisamos rechaçar essa nova forma de assédio, que fere o direito do trabalhador(a).

Bebida na escola?


A foto acima está publicada no Informativo da Educação - aquela publicação propagandística que recebemos mensalmente e, neste caso, a edição do último mês de junho que chegou agora em agosto. A foto ilustra uma sugestiva "matéria" intitulada "Professores reconhecem o esforço do Estado". A pessoa fotografada é uma diretora de uma certa escola da rede pública estadual que, justificando o teor propagandístico do texto, faz rasgados elogios à política educacional do governo Eduardo Campos. Mas o aspecto curioso da imagem é a decoração do gabinete da diretora: uma indisfarçável garrafa de bebida alcoólica! Seria este um bibelô adequado para enfeitar um gabinete de escola pública? Perece que não!
.
A foto original e a identificação da diretora e da escola podem ser conferidas no informativo.
.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desmantelo na Escola Sizenando Silveira

Alguns questionamentos sobre a Situação da Escola Sizenando Silveira (Metro /Norte):

1) Por que o diretor da escola ELIMAR faz da parte interna da secretaria da escola estacionamento para a moto dele?
2) Por que o diretor da escola ELIMAR permite que o funcionário da ADLIM de nome ÂNGELO, também estacione a moto dele na área interna da secretaria? A escola tem uma ampla área no térreo com espaço suficiente para guardar a motos dos dois, assim, como já fazem alguns alunos que possuem este veículo.
3)Por que o pipoqueiro de nome LUCIANO come da merenda destinada aos alunos?
4) Por que este mesmo pipoqueiro fica cochilando sem camisa nas dependências de um dos laboratórios? É bem verdade que a maioria dos laboratórios da escola tem aspecto de abandono.
5) Se o Governo do Estado garante merenda para todas as escolas de Ensino Médio, gostaria de saber o porquê do diretor ELIMAR permitir que os alunos da escola Silvio Rabelo,venham comer no Sizenando Silveira fazendo com que muitas vezes falte merenda para os alunos da própria escola ?
6) Por que o diretor ELIMAR permite que a quadra da escola seja alugada para "peladeiros" durante os horários de aula? É impossível dar aula com pessoas alheias a escola disputando uma partida de futebol com direito até a batucada.
7) Por que o estacionamento da escola é usado por pessoas que não pertecem ao quadro de funcionários e nem são professores da escola? É comum professor procurar vaga para estacionar e não consegue, devido ao grande número de carros de fora que usam o estacionamento da escola.
8) Por que o diretor ELIMAR abre os armários dos professores com uma chave reserva? Ele alega que os armários pertecem ao Estado e não ao professor. Mesmo que um professor tenha deixado uma caderneta no armário, é obrigação do diretor entrar em contato com o professor para que o mesmo venha abrir o armário e liberar a caderneta. Onde fica o direito a privacidade com esta violação dos armários totalmete arbitrária.
9) Por outro lado, mesmo sem dar aula, o diretor ELIMAR se acha no direito de ter um armário na sala dos professores reservado para ele. Faz muito tempo que ele tem este armário, mesmo sem fazer uso do mesmo, enquanto isso existem alguns professores novatos que estão sem armário. Na direção da escola, o diretor ELIMAR tem um móvel reservado para ele, com várias gavetas além de outros armários.
10)E para finalizar, se o horário para início das aulas é 7:30' seria conveniente que houvesse alguém para abrir a escola neste horário. Mas, o que acontece, são os professores chegando e ter de ficar à espera do diretor ELIMAR ou do funcionário da ADLIM, ÂNGELO( este tem as chaves de todas as dependências da escola).

"Esta carta, foi enviada por uma pessoa da escola em foco, porém nada disso é de estranhar, em Camaragibe, visitamos uma escola em que o dono de uma barraca que fica na calçada da Escola, é também o responsável pela chave do portão da mesma. Por sinal, foi orientado pela direção para não deixar-nos entrar para conversar com os profesores no período da greve. Quanto aos funcionários da ADLIM, estes realmente seguem à risca as orientações dadas pela empresa privada à qual pertencem."

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

POSSE de D. FERNANDO e ATO

O SINTEPE não encampará o ato do dia 16 de agosto aprovado em assembleia passada.
Justificando o constrangimento que seria causado ao bispo, e não ao governador, a direção sindical defende a não ida à posse de D. Fernando Saburido arcebispo de Olinda e Recife, domingo às 16h, no Marco Zero (Recife). Alcançando pouco mais da metade dos votos, em assembleia hoje (14/08) realizada, aprova-se a proposta defendida pelo SINTEPE.
Era esperado, num evento de proporção nacional e quem sabe, internacional, onde Eduardo Campos estará presente, não poderíamos esperar a presença da nossa representação sindical, seria um confronto muito direto e, é sabido que, existe toda uma orientação para que os "partidos considerados de esquerda" não contrariem o governo.
As faixas e cartazes que seriam confeccionados não estariam destinados à D.Fernando e sim, ao mentiroso governador. Infelizmente estaremos perdendo uma grande oportunidade uma vez que, a mídia atuará de forma maciça, de desmascar e denunciar o governo.
Resta-nos apelar para a sensibilizadade da categoria no sentido de garantir os atos no Grito dos Excluídos (em setembro) e na abertura da Bienal (outubro), ambos deliberados também, em assembleia.
E agora José? E agora você?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Terezinha Nunes X Isaltino Nascimento: um debate demagógico

A deputada jarbista Terezinha Nunes e o governista Isaltino Nascimento resolveram pegar carona do calvário dos professores e protagonizaram pela internet um debate demagógico capaz de causar náuseas. O tal debate pode ser conferido através destas duas postagens no Blog de Jamildo:
.
.
Ambos devem crer que os professores são verdadeiramente uma cambada de palhaços! O debate ridículo que ambos travaram virtualmente é uma pérola de imbecilidade politica. Os deputados deveriam poupar a categoria de tamanha dissimulação e, enfim, parar de usar a situação dos professores para forçar defesas absurdas dos governos aos quais os parlamentares estaduais se vinculam.

Professores do Básico poderão ter dedicação exclusiva

Originalmente publicado no blog Acerto de Contas
Por André Raboni
.
O Senado Federal aprovou, na terça-feira (11), um projeto que prevê dedicação exclusiva dos professores do Ensino Básico no País. O regime de dedicação exclusiva deverá ser uma opção do docente, e estes não poderão receber menos do que 70% do salário de professores de instituições federais de educação superior com titulação equivalente.
.
Os autores do projeto são os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Augusto Botelho (PT-RR).
.
A Agência Senado informou o seguinte sobre o projeto:
.
(…) os sistemas de ensino facultarão aos atuais ocupantes de cargos de docentes a opção pelo regime de dedicação exclusiva. Os docentes que se enquadrarem no regime de dedicação exclusiva, ainda de acordo com o projeto, receberão remuneração nunca inferior a 70% da recebida por professores de instituições federais de educação superior com titulação equivalente. Segundo o voto apresentado pelo relator da matéria, senador Gerson Camata (PMDB-ES), o projeto é “plenamente consentâneo com o imperativo moral de valorização, no Brasil, do magistério público, em todos os níveis”.
.
A matéria do Senado pode ser acessada aqui, e o Projeto de Lei aqui.
.
O texto do projeto diz o seguinte:
.
“I – facultarão aos atuais ocupantes de cargos de docentes a opção pelo regime de dedicação exclusiva, na forma de regulamento;
II – observarão, no que tange aos docentes da educação básica sujeitos ao regime de dedicação exclusiva, o pagamento de remuneração nunca inferior a setenta por cento da que é devida aos professores das instituições federais de educação superior comtitulação equivalente.
§ 2º A opção pelo regime de dedicação exclusiva será feita, voluntariamente, pelo docente. (NR)”
.
A proposta é valorizar os profissionais do Ensino Básico, mas cabe perguntar: a qual carga horária estarão sujeitos os professores? E os impactos orçamentários para Estados e Municípios?
.
De toda forma, no meio de tanta lama, o Senado parece ter aprovado um projeto interessante pra valorizar os professores e melhorar a Educação Básica, que é onde reside a maior parte da problemática educacional do País.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ASSEMBLEIA SINTEPE

ASSEMBLEIA SINTEPE
DIA 14 (sexta feira) às 9 horas
QUADRA DO IEP
COMPAREÇAM !

A reunião com a comissão de negociação agendada para hoje (12 de agosto) foi desmarcada, alegando acompanhar o governador em sua ida à Brasília o Secretário de Educação Danilo Cabral, enviou ofício ao Sintepe, remarcando a mesma para dia 20 de agosto a partir das 15h.
Hoje, entre outras questões seriam discutidos o programa professor "conectado", redução do número de alunos por turmas, reformulação do PCC, convocação dos concursados etc.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Estudante


Temos poucas coisas para comemorarmos neste dia. Falta quase tudo ao nosso estudante, principalmente o acesso a uma atendimento digno em nossas unidades públicas de ensino, apesar dos milhões repassados ao estado através do FUNDEB.


Parabéns pernambucanos por continuarem acreditando que estudar é o melhor caminho para uma vida com melhores perspectivas para o futuro.
A figura acima não representa nem de perto o cotidiano nas escolas de nosso estado. Só utilizei com o intuito de mostrar o quanto ainda precisaremos caminhar e melhorar para chegarmos ao ponto onde teremos uma escola que apresente um mundo aos nossos alunos, conectando-os com o resto do universo.
Por enquanto nos encontramos na pré-história do desenvolvimento da educação em nosso estado e situações mirabolantes são colocadas todos os dias.
A educação vai bem ... mal em nosso estado... obrigada!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atualização sobre repasses do FUNDEB

Neste ano - até agora -, conforme informa a Secretaria do Tesouro Nacional, o Estado de Pernambuco recebeu R$ 728.857.683,89 em verbas do FUNDEB... e o salário continua sendo o PIOR DO BRASIL!

Outro motivo de vexame para Pernambuco - o Estado da escravidão

Cleide Galdino - Diário de Pernambuco
.
De todos os rankings negativos encabeçados por Pernambuco, um dos mais vergonhosos é o do trabalho escravo. É incrível imaginar que em pleno século 21 a realidade cruel da privação de direitos, também nesta área, seja encontrada e encarada, não por acaso, como algo natural por algumas "rodinhas" de latifundiários. É uma herança maldita dos tempos da colônia, da cultura açucareira, que era doce só para a elite. Embora não seja uma exclusividade pernambucana, foi no estado que, este ano, os fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego resgataram da exploração o maior número de trabalhadores (329). Oito propriedades foram fiscalizadas, o que pode significar apenas uma amostra do problema. Os relatos dos integrantes do grupo móvel do MTE são chocantes. Nos locais de trabalho não havia água potável e nem comida apropriada para o consumo. Os animais certamente tinham um tratamento mais digno. É interessante observar que em cada região o trabalho escravo assume peculiaridades vinculadas à realidade local. Relatório da ONG Repórter Brasil, por exemplo, mostra que 74% dos municípios que mais desmatam a Amazônia aparecem nos registros dos que usaram mão-de-obra escrava. Provavelmente por este motivo, dois estados do Norte, Tocantis e Pará, estão na segunda e terceira colocação da lista do MTE, respectivamente com 296 e 199 trabalhadores retirados da situação de escravidão. Já em Pernambuco, a lavoura da cana é o purgatório, a senzala do passado e do presente.

domingo, 9 de agosto de 2009

Campanha contra o carrasco


As eleições de 2010 vem aí e é preciso iniciar a campanha
contra esse carrasco da educação, pois o povo tem
memória curta e a propaganda dele não para...

Aos PAIS

Sem esquecer que, as datas festivas são "golpes de mercado" aproveitemos o momento para refletir sobre o papel dos pais perante uma sociedade tão desigual onde a aquisição de certos direitos ainda são garantidos pela mera classificação do sexo masculino ou feminino.
A todos os pais, EXCELENTES DIAS, na expectativa de um novo tempo,
Albênia.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A GRIPE e as ESCOLAS PÚBLICAS


Gostaria da saber quais providências em caráter emergencial, uma vez que, a gripe suína é uma realidade no Estado (e em nossas vizinhanças particularmente) serão tomadas pela SEE/PE para atender as escolas que sequer posuem pias com água e sabão nos sanitários para os alunos lavarem as mãos?
Trabalho em duas escolas que vivem essa realidade, uma é a Torquato de Castro (Galpão/Aldeia) e a outra, Escola Santa Sofia (Centro Camaragibe) ambas passaram por reformas recentes e continuam sem as condições ideais para atenderem a clientela à qual se destinam.Não podemos aceitar tratamento diferenciado entre alunos pois, os da rede pública foram incentivados através da mídia governamental a frequentarem regularmente às aulas no período da greve, enquanto os da rede privada são orientados a ficarem em casa ao perceberem sintomas de gripe.Fica evidente o descaso do governo com a saúde e com a educação pública do Estado.
Bom ressaltar que, as escolas citadas foram premiadas por atingirem 100% das metas estipuladas pela INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial), empresa privada que gerencia a educação em Pernambuco.
Companheiros (as), o texto acima foi enviado para os principais jornais do Estado e para a SEE/PE. Enviem e-mail, denunciem a real situação das escolas em que lecionam.
http://www.educacao.pe.gov.br/ (seção FALE CONOSCO)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CAMPANHA SALARIAL EDUCACIONAL 2009

EIXO VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:
Cláusula primeira – Aplicação integral da lei 11.738/08, o PSPN para carga horária de 30h/a por semana como vencimento base (conforme ofício n. 317/08-PR), mantendo o percentual de 60% pelo exercício do magistério e reajustado considerando o percentual de 19,2% (custo aluno ano) retroativo a janeiro de 2009, extensivo a todos os segmentos da educação, assegurando a paridade entre ativos e aposentados.
Cláusula segunda – Reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, estabelecendo uma diferença de no mínimo 50% entre o nível médio e o nível superior.
Cláusula terceira – Assegurar na reformulação do PCC a carreira para os Auxiliares Administrativos Educacionais com nível médio, Técnico em Nível Médio e Graduação e para os Assistentes Administrativos Educacionais com a formação em Técnico em Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação.
Cláusula quarta – Estabelecer jornada de 40 horas, optativa, sem prejuízo da jornada de 30 horas para Auxiliares e Assistentes Administrativos Educacionais.
Cláusula quinta - Aplicar os salários de início da carreira, por nível de formação, aos profissionais da educação nos cargos em extinção e para os contratos temporários. Assegurando aos profissionais em estágio probatório a progressão por titulação.
Cláusula sexta - Pagar a gratificação de localização especial dos profissionais lotados nas escolas de referência quando no gozo de licenças.
Cláusula sétima - Antecipar, por opção do servidor, 50% do décimo terceiro salário no mês de junho.

Cláusula oitava - Reformulação do Estatuto do Magistério com redefinição de percentuais e critérios das gratificações atribuídas aos trabalhadores em educação.

Cláusula nona – Retornar a educação profissional para o âmbito da Secretaria Educação, no que concerne às finalidades e competência da estrutura do poder Executivo, previsto no art. 11 da lei complementar nº 49, de 31 de janeiro de 2003.

Cláusula décima - Suprimir na lei complementar nº 126, de 29 de agosto de 2008, que estabelece critérios para criação de fundação de direito privados, a área de atuação “Educação Profissional”, prevista no art. 1º.
Cláusula décima primeira - Assegurar o direito garantido por lei da concessão e gozo de licença prêmio, no período solicitado.

Cláusula décima segunda – Todo e qualquer benefício salarial e/ou material destinado aos trabalhadores em educação deve abranger a categoria como um todo. Com relação ao programa “Professor Conectado”, assegurar o acesso à internet e a capacitação para utilização dos notebooks.

Cláusula décima terceira – Desenvolver uma política de formação continuada que contemple todos os trabalhadores em educação, inclusive os que estão em estágio probatório, de acordo com sua área de atuação, em todos os níveis e que possibilite o acesso e utilização das novas tecnologias de informação no âmbito pedagógico e gestão escolar.

Cláusula décima quarta - Democratização da gestão, assegurando eleições diretas para diretor e a implantação de políticas de fortalecimento dos grêmios e conselhos escolares.

Cláusula décima quinta – Reduzir o número de estudantes por turma, na educação infantil. No ensino fundamental turmas com, no máximo, 30 estudantes e no ensino médio com turmas de, no máximo, 35 estudantes.
Cláusula décima sexta - Convocar e nomear os/as aprovados nos concursos públicos e promover novo concurso para todos os cargos vagos da Secretaria de Educação.
Cláusula décima sétima - Redefinição da Matriz Curricular e do formato do diário de classe com a participação da representação do SINTEPE.
Cláusula décima oitava - Vivenciar o recesso escolar no mês de julho.

Cláusula décima nona – Descongelar a estabilidade financeira e alterar o Art. 14 da L.C. 78 que criou a parcela autônoma e assegurar aos revertidos a progressão funcional, respeitando o princípio da reversão por interesse e requisição da administração. Garantir na reformulação do PCC a transposição dos aposentados para a última classe da matriz em que está localizado.

Cláusula vigésima – Construção de novas escolas públicas da rede estadual.

II) EIXO VALORIZAÇÃO DOS BENEFÍCIOS:
Cláusula vigésima primeira - Melhorias no SASSEPE, facilitando e agilizando a marcação de consultas e o atendimento, bem como, ampliar e interiorizar os serviços. Investir mais no Hospital do Servidor, modernizando-o e aumentando a sua capacidade e qualidade de atendimento, destacando a necessidade do crescimento do número de plantonistas e de investimentos no setor de urgência.

Cláusula vigésima segunda - Tornar opcional o recebimento do vale transporte em pecúnia.
Cláusula vigésima terceira - Efetuar o Pagamento do vale alimentação para os/as professores/as.
Cláusula vigésima quarta - Agilizar os procedimentos para aquisição da casa própria.

Última atualização ( Qui, 26 de Março de 2009 10:45 ) Fonte: SINTEPE

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Comissão de Negociação e SEE

A reunião de hoje tratou de assuntos da pauta de reivindicação relacionados às questões pedagógicas, em especial a cláussula 6ª que, "trata da gratificação de localização especial dos profissionais das Escolas de Referências quando no gozo de licenças".
Os professores dessas unidades ao se afastarem, não carregam o benefício, e o que é pior, nem se afastam pois, segundo Paulo Dutra há dificuldades imensas em serem substiuídos, uma vez que, o regime de trabalho em horário integral impede que outros professores façam a substituição. Além disso, para assumirem às aulas do Centro estes, precisam passar um processo seletivo e ter capacitação. O texto da instrução normativa elaborado para essa questão dizia : O professor "poderá" tirar a licença de 1 mês por ano. Como a expressão "poderá" não dá garantia alguma ao direito à licença no entendimento da comissão, não houve aceitação do mesmo.
Quanto a discussão (classula 11º da pauta) que trata de assegurar o direito da concessão e gozo de licença prêmio no período solicitado, houve consenso geral, aprovou-se o texto com pequenas alterações.
Também pudera, a concessão e gozo da licença é garantida por lei, basta ver o Estatuto do Magistério, o problema é que, as direções de escolas negam-se a assinar o documento, alegando não haver substitutos disponíveis.
O problema dos Centros de Referências também foi assunto comentado pela comissão, mais uma vez argumentei a política de exclusão que envolve os Centros. De acordo com Paulo Dutra até 20014, todas as escolas serão transformadas em Centros, perguntei-lhe se era justo tirar o direito do aluno em optar por uma escola que não seja de horário integral no Ensino Médio. E os alunos que trabalham?
Além disso, com os centros se formará "classes distintas" de professores, os do Ensino Médio, nos Centros, e os do Ensino Fundamental ficarão nos galpões revestidos em escolas, sem se falar na política salarial de um lado e do outro. Pedi-lhe revisão urgente do projeto dessas escolas que, por sinal não são regidas pela GRE.
Outros pontos em discusão foram o recesso escolar (alterado sem discutir com o sindicato) a "qualidade" da aula ministrada pelos professores substitutos, e a questão da obrigatoriedade da reposição da aula quando o professor participa de atividades sindicais, cursos, etc. Mais uma vez não houve consenso, a comissão defendeu formas de reposição do conteúdo como sempre foi feito, a secretaria por sua vez, exige o conteúdo da aula com a presença do professor, apoiando-se na LDB que garante os 200 dias letivos e 800 h/aulas no mínimo.
A discussão ficou acirradíssima, nesse momento, citamos casos e casos de escolas que ainda estão sem professores de disciplinas diversas, professores que não são substituídos em suas licenças etc., e a SEE nada faz pra garantir os 200 dias à esses alunos que ficam no prejuízo. Comentei das péssimas condições estruturais, apontei a falta de material de apoio pedagógico e demais irregularidades existentes nas escolas da rede.
Sem nada de concreto para apresentar à comissão, a equipe da SEE (Paulo Dutra, Carla e Ivoneide Dantas) agendaram uma outra reunião para dia 11 de agosto, a fim de dar continuidade e resolução as pendências hoje discutidas.
Dia 12 teremos reunião para tratar da reformulação do PCC (Plano de Cargos e Carreiras), redução do número de alunos por turmas, programa professor 'conectado", convocação dos concursados, uso dos cronômetros pelos técnicos educacionais etc.



segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ASSEMBLEIA (3 de julho)

Calendário de atividades:
Assembleia -14 de Agosto 9h. (IEP), passeata junto às centrais sindicais.
16 de Agosto - Ato no Marco Zero- posse de D. Fernando

26 de Agosto -Paralisação Nacional e Assembleia

Outras propostas aprovadas:
Publicitar a campanha: FORA DANILO ;
Seminário sobre os Centros de Referências;
"Seguir" a agenda do governador ( fazer atos);
Ato
no Grito dos Excluídos ( 7 de setembro);
o
Ato na abertura da BIENAL (outubro).

O Inferno da educação em Pernambuco

Se o fim do mundo é o inferno,aqui já estamos no inferno da educação... como o inferno é eterno, nosso pior salário do Brasil também parece que será eterno, assim como nossas condições de ensino e assim como nossos governantes que parecem saídos do inferno de tanta maldade contra os professores!

.

[pe_infernoeduca_ao2.jpg]


.

domingo, 2 de agosto de 2009

Diretoria do Sintepe recebeu tudo

Folha de PE - 02/08/09 - Política - Ricardo Dantas Barreto - página 5
.
O Sintepe segurou a greve dos professores durante 25 dias e os descontos nos salários de quem aderiu foram mantidos. A insatisfação da categoria piorou ao saber que toda a diretoria do sindicato recebeu salários completos, dia 29, e mais o bônus por desempenho. Viva a imunidade sindical!
.

Compare seu salário

Uma visita no site http://www.catho.com.br/, que é especializado em empregos, encontramos ofertas para trabalhos operacionais sem exigência de alta especialização. Fizemos um apanhado numa pesquisa rápida e oferecemos opções para quem quiser uma fonte de renda que supere o salário de professor na rede estadual em Pernambuco (além de contar com outros benefícios que não recebemos). Confiram algumas possibilidades:
.
Copeiro:
Serviços de copa, servir e serviços de faxina em empresa de grande porte. Experiência na função. Ensino fundamental completo.
Salário: R$ 800,00
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Seguro de vida em grupo, Tíquete-refeição, Vale-transporte
.
Zelador:
Irá trabalhar em zeladoria cuidando do patrimônio, fiscalização do serviços de portaria e limpeza, cuidar das correspondências e eventualmente pequenos reparos em hidráulica, elétrica, alvenaria e pintura. Experiência de seis meses função. Ensino fundamental completo.
Salário: R$ 900,00
Benefícios: Cesta básica, Tíquete-refeição, Vale-transporte
.
Zelador:
Irá atuar com toda rotina de supervisionar os porteiros, pequenos reparos em elevadores e parte hidráulica. Desejável experiência na função. Ensino fundamental.
Salário: R$ 1.200,00
Benefícios: Cesta básica, Vale-transporte
.
Porteiro:
Atuará em portaria, recebimento de notas fiscal, entrada e saída de funcionário e demais rotinas da área. Experiência em portaria, recebimento de notas fiscal, entrada e saída de funcionário. Ensino fundamental completo.
Salário: R$ 1.000,00
Benefícios: Cesta básica, Vale-transporte
.
Garçon:
Atender clientes, elaborar carta de vinhos. Ensino médio completo.
Salário: R$ 1.300,00
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Cesta básica, Convênio com farmácia, Estacionamento, Participação nos lucros, Restaurante na empresa, Seguro de vida em grupo
.
Segurança:
Irá acompanhar a operação da loja, propondo e implantando soluções que previnam e minimizem as perdas da empresa. Experiência na função.Ensino médio completo.
Salário: R$ 929,00
.
Segurança:
Prestar primeiros socorros, ajudar na evacuação, salvamento.
Salário: R$ 1.260,87
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Previdência privada, Tíquete-refeição, Vale-transporte
.
Segurança:
Controle de portaria, rondas internas e externas, revista pessoal e de veículos. 2º grau completo.
Salário: R$ 1.250,00
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Restaurante na empresa, Vale-transporte
.
Mestre de obras:
Irá comandar obras, suporte aos engenheiros e toda rotina da função.Experiência como mestre de obras.Ensino fundamental completo. Conhecimento em acabamento.
Salário: R$ 2.272,60
Benefícios: Vale-transporte
.
Manobrista:
Atuará com manobras de veículos.Experiência como manobrista.2º grau completo ou incompleto.
Salário: R$ 828,73
Benefícios: Cesta básica, Vale-transporte
.
Balconista:
Venda de medicamentos, atendimento ao cliente.
Salário: R$ 1.000,00
Benefícios: Tíquete-refeição, Vale-transporte
.
Ascensorista:
Atuará com tráfego de pessoal. Já ter atuado na área. Ensino médio completo.
Salário: R$ 1.081,00
Benefícios: Tíquete-refeição, Vale-transporte
.
Barman:
Atuará com preparo de sucos, drinks, coquetéis e demais atividades pertinentes a função. Ensino médio completo.
Salário: R$ 950,00
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Restaurante na empresa, Vale-transporte

A classe média pernambucana e a greve dos professores

.
Por Gildemarks Costa e Silva, professor da UFPE

.
A greve dos professores terminou e, apesar do esforço da categoria em mobilizar a sociedade, parece que, especialmente na classe média pernambucana, o resultado não foi satisfatório. A questão que se coloca é por que a classe média de Pernambuco pouco se importa, aparentemente, com as demandas dos professores das escolas públicas? O descaso com a luta dos professores parece ser levado ao extremo quando um jornalista de um dos principais veículos de comunicação do estado escreve: “povo ingrato, esses professores”.
.
As condições objetivas para as demandas dos professores são evidentes, basta observar as condições precárias das escolas estaduais, bem como os próprios salários dos professores que, quando comparados aos salários pagos em outras partes do país, são visivelmente baixos (em recente viagem a um congresso em Ribeirão Preto, conversava com um professor de Brasília que me dizia ter por salário R$ 3.500,00; quando comentei que os professores em Pernambuco ainda lutavam pelo piso salarial, ele respondeu: que absurdo! Que horror!). De fato, ser professor não é “bico”, nem complemento de renda, mas profissão que exige salário adequado para que o exercício dela se dê de forma satisfatória.
.
A questão é saber por que a nossa classe média não fica horrorizada com a situação das escolas pernambucanas, com a situação deplorável do salário dos professores da rede pública estadual? Uma possibilidade de resposta é que a nossa classe média não se identifica com o problema. Ela pensa que o fato de não ter filhos na escola pública implica em não ter nada a ver com a luta por melhoria nas condições de trabalho e de salários dos professores da rede estadual.
.
É aí que reside o engano de nossa classe média: ela considera que o percurso escolar é, essencialmente, um percurso individual. A nossa classe média considera que poderá ter uma vida decente por, supostamente, ter condições de pagar escolas particulares para seus filhos. Só que as pesquisas mostram claramente que o percurso escolar mais do que um caminho individual é social. Uma sociedade melhor possui indivíduos melhores. Somos em muito aquilo que nosso contexto oferece, essa é uma das lições mais básicas da pedagogia.
.
Pensar a trajetória escolar como social significa dizer que a sociedade pernambucana só poderá evoluir no seu conjunto. Assim, a existência de um sistema educacional público de qualidade terá repercussões na qualidade de ensino no Estado de Pernambuco como um todo. Na medida em que as escolas públicas se tornam melhores, com melhores condições de trabalho, com profissionais com remuneração adequada, as escolas particulares serão desafiadas a um ensino de melhor qualidade. Na medida em que tivermos alunos de escolas públicas com educação melhor, a sociedade como todo irá colher frutos desse processo e não apenas na qualidade de sua mão de obra, como pensam alguns, mas na qualidade de vida da sociedade pernambucana.
.
Assim, já está mais do que no momento de percebermos que a luta dos professores das escolas públicas estaduais não é apenas deles. É uma luta da sociedade pernambucana como um todo.
.
.

O professor Gildemarks Costa e Silva edita o blog Paralelas, que debate a educação no Brasil

EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO: CASAMENTO DAS BESTAS

Consultando a portaria conjunta de nº 66 ( união celebrada sob a bênção do patriarca Eduardo Rasputim ), que estabeleceu as medidas administrativo-disciplinares aos professores grevistas em nosso estado, que , implicitamente, trata as justas reivindicações, como um caso de polícia ( instrumento de repressão) , criminalizando a própria constituição federal, que defende o direito de greve como um instrumento democrático, percebemos o conceito de administração e educação ( disciplina : obediência cega das massas ), que está por trás do modelo de Estado anunciado pelo governo Eduardo Campos e seus seguidores ( Humberto Costa, Dilson Peixoto, Teresa Leitão, Isaltino nascimento, João Paulo e Luciana Santos ), que prioriza o modelo de civilização capitalista e sua política neoliberal.
Sobre o efeito do número desta portaria (Nº 666), divaguei a respeito da numerologia cristã no livro do apocalipse, associando o número 6, como algo bem pensado e sistematizado pelos senhores Paulo Câmara e Danilo Cabral, conhecedores, creio eu, do livro mais lido do mundo ocidental e cristão, ao número que está conduzindo o comportamento político destes dois senhores. O Apocalipse narra, em um dos seu capítulos, a existência de BESTAS, animais ferozes e horrendos, onde a própria dor foge deal com muita alegria. Este animal será responsável pela aniquilação de todos os seres vivos, provocando dor e ranger de dentes, daqueles que não aderirem ao seu projeto sádico-masoquista. Aos amigos do projeto bestelial, serão premiados ( política de premiação ) e preservado suas vidas e seus interesses egoístas .
De fato, esta portaria conjunta ( união mais estável como esta, será que existe?) tem como objetivo, reforçar o projeto do defunto satanás ( quem será?) e sua política de humilhação a todos que ousarem contestar seu poder. A partir desta divagação, misto de sonho e pesadelo, faço algumas perguntas, no rastro da pedagogia da pergunta de Paulo Freire :
- A administração em nosso estado está aserviço de que valores e classe social?
- E a nossa educação, que concepção de homem e sociedade ela advoga? Um homem alienado e uma educação excludente? Ou uma educação dialógica e humanista Freiriana?
Por fim, não nos esqueçamos, que por trás deste modelo de Administração e Educação, encontram-se os interesses de dois organismos internacionais : O BANCO MUNDIAL E O FMI, que são os verdadeiros agentes administrativos e educacionais dos países periféricos e subdesenvolvidos do mundo. As BESTAS do nosso estado, são, efetivamente, os emissários e arautos deste defunto SATANAS, que elegeu os trabalhadores como seus verdadeiros inimigos.
Reverbero, a todos os leitores, como forma de combater esta política bestelial em nosso estado, o conselho de Brech ( dramartugo marxista), quando ele escreveu na epígrafe de Rosa Luxemburgo :
" Quem assassinou esta guerreira foram os opressores. Oprimidos, esqueceis vossas desavenças. " Ou seja, nossa união tem que ser como os oprimidos e não com aqueles que nos massacram.

Se você acha que já passou por humilhações damais, confira isto:

Nota publicada no "Repórter JC" de 1 de agosto:


FIM DE GREVE COM COMEMORAÇÃO .


O PSB que trabalha no Palácio do Governo estava, anteontem, no Bar Real, em Casa Forte, em noite de comemoração e confraternização. Junto com os secretários Paulo Câmara e Danilo Cabral, que esteve sumido durante a greve dos professores.

.

.

sábado, 1 de agosto de 2009

DEZ MANDAMENTOS PARA VOCÊ SE TORNAR UM EXÍMIO PROFESSOR ESTADUAL

I) Não contestar jamais as regras e imposições advindas das GRES, todas devem ser seguidas, e no menor tempo possível. Pois é lá que se encontra a melhor equipe de profissionais com uma preparação pedagógica infalível!

II) Não contestar jamais, o assédio moral praticado pela maioria dos gestores, em sua maioria sem preparação alguma para execução do cargo. Preparação pedagógica, psicológica e humana para posse do cargo, apenas servindo 80% de meras marionetes do governo Eduardo Campos. Mas para que preparação se mais parecem robôs a executarem ordens de serviço!

III) Confirmar de que toda e qualquer propaganda veiculada pelo estado é sempre verdadeira, que o notebook foi o que melhor poderia ter acontecido em nossas vidas! Internet para quê? Melhores salários para quê? Para isso existem os empregos complementares como consultores de revistas especializadas como: Avon, Hermes, Natura ou mesmo Jekiti (do grupo Sílvio Santos).

IV) O material básico nas escolas ou pelo na maioria delas deve ser de sua responsabilidade, material do tipo piloto, papel, material de suporte, como régua, tesoura e todo e qualquer outro que possa beneficiar no desenvolvimento de uma aula de qualidade. Atenção: Sem direito a ressarcimentos ou contestações!

V) Não questionar jamais a veracidade de tudo que seu gestor disser, mesmo sabendo que é mentira, pois ele pode usar de sua pseudo posição hierárquica para lhe infernizar, desmentir você, pois o que ele falar e impor deve ser respeitado, pois ele é autoridade máxima da escola! Vamos respeitar a hierarquia!

VI) Não reivindicar nada na escola, pois ao emitir sua opinião você corre o risco de ser tachado de crítico, de não semear o bem por onde passa, e muito menos de não querer ajudar e facilitar a vida de seu gestor, então pergunto facilitar em que?

VII) Aulas devem ser dadas mesmo em alguns casos em condições insalubres, pois caso você venha a passar mal, lembre-se que você em algumas unidades de ensino não poderá se quer ir a um hospital, pois alguns gestores, “foram capacitações” pela melhor equipe médica de Pernambuco que se encontra no hospital dos servidores 24h para esclarecimentos de quaisquer dúvidas de como lidar quanto ao estado de saúde, caso algum professor venha a passar mal ou mesmo venha a fingir!

VIII) Excluir de sua programação pessoal, passeios ecológicos, cinemas, teatros, exposições, muito menos dar atenção aos seus filhos e familiares, para dedicação exclusiva aos diários de classe. De fato, o nome diário é coerente, pois o que se tem de relatar sobre cada estudante realmente é um diário, tudo para que? No final do ano, o estudante que faltou 90% das aulas anuais surgir na escola falar com a equipe gestora e os professores serem orientados aos aprovarem!

IX) Nas próximas eleições confirmarem sua satisfação com relação ao governo, votando na equipe de Eduardo Campos, Paulo Câmara e Danilo Cabral. Visto que são tratam de ótimos administradores que mais lembram os senhores de engenho que adoravam e sentiam orgasmos externos ao maltratar seus escravos.

X) Por fim, o governo afirma que paga o piso, e não é mentira! O piso da humilhação que nos faz passar, o piso do assédio moral que somos expostos em algumas escolas, o piso de práticas homofóbicas e preconceituosas que ocorrem em algumas escolas, o piso da vergonha de sermos professores iguais a ele (Eduardo Campos), mas infelizmente não ganharmos o tanto quanto ele, mas a educação é a prioridade do governo desde 2007, conforme o nove comercial veiculado nas emissoras, após o encerramento da greve.

Então, pergunto diante do atual cenário de tantas incoerências, seriam aquelas pessoas fazendo papel de professores nos comercias ou mesmo propagandas do governo de fato professores? Ou atores contratados? Não seria ilegal aproveitar-se das condições de pobreza de nossos estudantes e forçá-los a participar desses comerciais, visto que os mesmos não têm a verdadeira noção do que ocorre por trás das salas de aulas? Não! Não! Que ingenuidade a minha!

Por fim, a pedido de muitos colegas meu próximo artigo a ser publicado até a próxima quarta-feira (dia 5 de Agosto) será exclusivamente sobre gestores, sob título provisório de: "Quanto custa ser um gestor na rede estadual de PE?" e mais uma vez obrigado a todos os e-mails que recebi pelos dois artigos publicado neste blog!
Adriano Emídio

O "Vem" não veio!

Além de haver muita gente que não recebeu seu cartão de transporte, recebemos queixas de professores que acabaram tendo dificuldades para chegar nas aulas de especialização neste sébado porque o cartão de bilhetagem eletrônica "Vem" não funcionou, pois não estava carregado, ou seja, estava sem crédito! Os professores que reclamaram afirmam que a situação era generalizada, pois o tal cartão não funcionou para ninguém.
.
Só falta essa agora!

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

" Lembro-vos que na luta contra o homem não devemos ser como ele, mesmo quando o tenhais derrotado, evita-lhe os vícios. Animal nenhum deve morar em casas, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem tocar em dinherio e nem comerciar...E, principalmente, jamais um animal deve tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais. "
GERGE ORWELL


Este artigo tem por base o livro escrito por Geroge Orwell, pensador inglês, sob o título de Revolução do bichos. Este pensador, utiliza de metáforas, para refletir a respeito do comportamento dos políticos, principalmente aqueles que se consideram legítimos representantes da classe operária e da população trabalhadora inglesa no século XIX. Nesta fábula,o Dono da Granja do Solar,Sr. Jones, embriagado com o poder, tiraniza com todos os animais da granja.
Os bichos eram extremamente explorados pelo dono desta Graja.
A bicharada insatisfeita com a situação de opressão a que estava submetidos, resolveram se reunir em uma assembléia, com o objetivo de combater a tirania do senhor jones, indicando o porco, que segundos os Bichos, era o animal mais humilhado e tripudiado pelo seu senhor, e que ao mesmo tempo, o porco possuia qualidades de um grande orador, capaz de estabelecer um diálogo com o opressor, representando os interesses de sua categoria.

O porco começou sua jornada de críticas, ameaças e combates a estrutura de exclusão e dominação a que estavam submetidos, chegando, penso eu, por algum momento, a utilizar da categoria de luta armada, para destituir do poder o todo poderoso Sr. Jones.
Não suportando tanto ataques dos revolucionários bichos, o Dono da granja, teve uma grande e brilhante idéia : convocarei o porco, líder autêntico dos bichos tiranizados, a estabeler um diálogo ( mesa de negociação ) com ele ( o porco) e colocar fim a insatisfação política, econômica e social dos animais.
Portanto, não refletindo sobre as artimanhas do Sr. Jones, ou acreditando numa mudança pelo viéis da negociação com os poderoso, o porco aceitou o convite.
Ironia, no final do livro, o autor narra uma cena ridícula ( do latim ridiculo é o mesmo que riso),, os bichos, todos eles( galinhas, cavalos, cachorros, patos, gatos, etc), estavam do lado de fora da janela, observando o porco na mesa negociando com o Sr. Jones, comendo e em grandes gargalhadas, se deliciando com o luxo e conforto da casa de seu algoz.
Os bichos, do outro da janela, tiveram suas vistas embaçadas, não mais conseguindo discernir entre o porco e o tirano, pois viam no porco o rosto do Sr. Jones e no rosto do tirano a cara do porco.

Os bichos, por fim, retornaram ao seu local de trabalho com o sentimento de humilhação e desesperança, não acreditando, inclusive nos seus representantes de classe.
Este pequeno artigo, serve como uma reflexão a todos que acreditam, como o porco acreditou, que é possível manter negociação com os donos do poder e que tomem cuidado com a artimanha usada pelo governo, em querer tranformar, efetivamente, nosso representates de classe, em verdadeira correia de transmissão dos valores burgueses e fascistas do principal representate da Granja( Pernambuco): o Sr. Jones Eduardo Campos.

Texto baseado no livro de Gerge Orwell : A revolução dos Bichos.

Melhor que os jornais de verdade...

[jornalficticio.jpg]

10 PERGUNTAS QUE FICARAM NA GOELA DOS PROFESSORES GREVISTAS

1° Como explicar para os alunos que após 16 dias de greve (e não 24 e 25 como a mídia governista tem divulgado) os professores saíram sem nenhum ganho financeito, muito pelo contrário, saíram no prejuízo com os dias devidamente DESCONTADOS ?

2° Como explicar a postura moderada (até demais) da deputada Teresa Leitão durante o impasse entre professores e governo, que em nenhum momento sequer acenou para a possibilidade de um rompimento com a bsae governista da qual ela faz parte ?

3° Como entender a posição do SINTEPE que mesmo amargando duas derrotas judiciais, ainda insiste em dizer que não fomos derrotados e que devemos sair de cabeça erguida (só se for pra baixo!) ?

4° Quem vai repor as aulas das matérias em que não chegaram professores substitutos (ou será que eles acham que tá sobrando professor de química e física no mercado, só pra citar um caso) ?

5° Como é que uma pessoa formada em licenciatura, supostamente politizada, com formação acadêmica se dispõe a ser PROFESSOR SUBSTITUTO, mesmo sabendo que isso enfraqueceria a luta dos próprios colegas que também são PROFESSORES ? (O COREN - Conselho Regional de Enfermagem - ameaçou caçar o diploma dos enfermeiros que topassem substituir os grevistas da saúde, alegando falta de ética profissional, não seria esse um exemplo para os professores ?)

6° Se o SINTEPE sabia de entemão que o governo NÃO negociaria com as categorias que paralizassem, como foi com o pessoal da saúde, então, POR QUE PROPUSSERAM uma greve ? (Será que foi para Teresa Leitão, Paulo Rubem e Fernando Nascimento aparecerem na fita ?)

7° Como vai ser essa reposição ? Quem vai elaborar o planejamento das aulas ? O professsor-titular ou o professor-substituto ? Em que horários essas aulas vão ser dadas ? E na hora da avaliação, quem vai avaliar o quê ? Vai o meu assunto ou o do substituto ? (Ainda bem que eu não sou o aluno nesse contexto).

8° Por que NÃO PARALIZAMOS nossas atividades em outubro ou novembro, período em que o governo se dispôs a negociar salários com as categorias ? Poderíamos pressionar para não fecharmos o ano letivo de 2009. Enfim, perdemos uma boa oportunidade para blefar com o (Des)Governo.

9° Você, professor da rede pública estadual, que vai ter seu minguado salário reduzido nos próximos meses, que foi atacado e vilepediado pela mídia chapa branca, que apostou num sonho (governo de Eduardo Campos) e vive hoje um pesadelo, vai ter coragem de entrar numa greve com o SINTEPE e DUDU no páreo ?

10° Na sua opinião, a finalização dessa greve, foi uma saída honrosa ou vergonhosa mesmo ?

PS.: meu voto de honra para os companheiros do DETRAN, a única categoria que continua firme na luta, depois que professores e profissionais da saúde sucumbiram às pressões do ditador Eduardo Campos. Espero que pelo menos eles possam dar ao governador o gostinho da derrota, o mesmo gosto que estamos sentindo agora, apertando nossos brios de guerreiros e guerreiras que caíram após a batalha. Lutar, sempre. Desistir, jamais, este DEVERIA ter sido nosso lema (em vez de dar um passo para trás, como disseram alguns do SINTEPE).

José Ricardo de Souza

* O autor é historiador, professor da rede pública (com o orgulho ferido e a alma machucada dessa vez, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista)