quinta-feira, 24 de junho de 2010

Enchentes e Secas

Enchentes e secas: excelentes mecanismos de aparição e obtenção de votos. Com a tragédia que se abateu sobre diversos municípios pernambucanos por conta das fortes chuvas, o que não falta é político interessado em resolver a questão. A estratégia é a de sempre, visitam áreas afetadas, prometem ajuda, indignam-se com a situação de miséria da população pobre, fazem discursos inflamados, alguns até choram... entre outras encenações. Instituições e grandes empresas, fazem campanhas para doações de gêneros necessários à sobrevivência humana, realizam caridade com recursos alheios, mas, basta a poeira, ou melhor, a 'chuva baixar' e tudo volta ao 'normal'. Os pobres que são os mais afetados em situações catastróficas permanecerão morando em encostas de morros, em terrenos alagadiços, e em outros locais inóspitos de se habitar. Continuarão juntamente com os fenômeno naturais sendo responsabilizados pela sua própria desgraça .Assim como acontece com as secas no Sertão nordestino, a manutenção da miséria intensificada com as enchentes, é uma questão política, aos marginalizados sociais, resta apelar para a ajuda dos céus e aceitar que tudo é vontade divina.
"Solidariedade a gente vê por aqui". Abandono, humilhação e muito descaso, também.

Imagem disponível em regismarques.worpress.com

4 comentários:

  1. Por estas e outras que afirmo: boa parte dos políticos brasileiros vivem de politicagem barata e enganosa, ou seja, são como urubus que só mostram a cara diante da carniça, que no caso do nordeste neste momento é o sofrimento de milhares de pessoas que perderam tudo com as enchentes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É o cúmulo do absurdo... O pobre deixa juntar seu FGTS a vida toda para quando se aposentar ter um trocado para comprar uma casinha ou uma geladeira maior... Vem a enchebnte que é culpa dos políticos que ao invés de resolver o problema de moradias, resolvem colocar dinheiro nas cuecas e nas meias, enquanto o povo se arrebenta nos morros, corregos e alagados.
    Depois que a tragédia se estabelece...vem uma "grande idéia" liberar o FGTS para resolver o problema..."grande solução!"
    Esses políticos são cada vez mais ridículos...

    ResponderExcluir
  4. Seca e enchente nunca vão acabar pq os políticos nunca vão querer. Uma chance grandiosa de ganhar votos. Vão fazer o que sempre fizeram: discursos, gastar dinheiro, pôr a culpa na desordenação das casas, liberar os auxílios-esmolas e o fgts. E como disse nossa companheira, quando o ápice dessas crises passar, volta tudo como dantes.

    ResponderExcluir