quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cadê as eleições ???

Em conversa com a comissão de negociação(agosto/2009) o secretário de Educação garantiu o processo de eleições diretas para gestores das escolas estaduais, porém enfatizou que, 'alguns' critérios serião estabelecidos pela SEE. Enquanto o SINTEPE elaborava e discutia uma contra proposta, o governo Eduardo Campos na calada da noite, sem sequer discutir com o sindicato que nos representa, baixa decreto nº33.982, outubro de 2009 e mantém os diretores atuais prorrogando seus mandatos por mais um ano. Passado todo esse período, o assunto parece adormecido, alíás todos os outros ítens da pauta de negociação foram esquecidos relegados ao terceiro plano, fala-se apenas da 'remodelação' do Plano de Cargos e Carreiras que até o momento não gerou 'fruto algum'. É uma vergonha a forma desrespeitosa como nossa categoria é tratada e para completar, a SEE/GRE utilizam-se do MPPE para ameaçar professores que não preenchem como manda essa secretaria, os terríveis e burocráticos diários de classe. Vivenciamos um retrocesso educacional em Pernambuco.
Interessante e necessário seria o Ministério Público investigar o destino do dinheiro que chega às escolas,a merenda, as verbas destinadas as reformas de prédios, a estrutura física das escolas, os espaços que são sonegados aos alunos (laboratório de informática, biblioteca, local para prática de educação física) entre outras coisas.
O governo criou impedimentos para por um freio no processo de eleições diretas. A categoria exige uma resposta. O que o Sintepe tem a dizer???

5 comentários:

  1. A intenção do governador é manter os puxa sacos que foram para a rua pedir votos para Danilo Cabral.

    ResponderExcluir
  2. Há quase um ano atrás enviei uma sugestão à ouvidoria para que divulgassem também no Portal da TransparÊncia PE os recursos destinados pelo governo estaduais às suas escolas. Sabe da resposta? Iriam "estudar" a possibilidade. Sabe quando isso será acatado? NUNCA. Hoje, no papel, temos um sistema muito bom de controle social: colegiado, conselhos, etc, etc. Mas como disse no PAPEL!!!!!!!! Na prática nunca vi, nestes quase dez anos de estado, uma reunião de prestação de contas, com apresentação de notas fiscais, tudo fica no verbal: precisamos comprar isso, comprei aquilo... governo fecha os olhos e os ouvidos em relação a essas verbas. Sabe-se lá que tipo de divisão é feita na partilha das mesmas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é companheiro Washington inventam conselhos, dizem que somos fiscais mas, quando fazemos as denuncias nós é que somos penalizados. Por denunciar abusos na gestão passada na escola Tito Pereira/Camaragibe eu e um pequeno grupo de professores sofremos retaliações até hoje.A profª Elenilza e eu fomos devolvidas a GRE extra-oficio sob a alegação que não havia lugar para nós na escola,resistimos e ficamos, porém boa parte de minhas turmas foram dadas para uma professora recém concursada e outros,fiquei com apenas 70 h/aula quando deveria ter 140, a GREE, SINTEPE, OUVIDORA, CONTENCIOSO todos sabiam do caso e registraram minhas queixas diversas vezes,mas, nada fizeram, não queriam mexer com os novatos e apoiadores da direção. Após três anos nessa peleja, recuperei minhas turmas porque em junho desse ano faleceu o professor Carlos Menezes (Geografia). Ou seja, para os desmandos da SEE só "uma providência divina".

    ResponderExcluir
  4. Eu não aguento mais escutar a voz desse governador, já está claro que ele não quer eleições nas escolas e sim loteá-las com seus aliados. Nas escolas de referência essa história de eleição já são favas contadas e ninguém consegue fazer nada. Companheiros a única coisa que restou foi reclamar, pois o governo faz o que quer e agora mais do que nunca, quem ousa lutar com o governador mais votado do Brasil? A verdade é que ele ta com o chicote na mão.

    ResponderExcluir
  5. É um retrocesso, o que se viu nessas eleições foi direção de escolas fazendo campanha descaradamente dentro das escolas para a Égua, o filho da Égua e Danilo Cabral. Para algumas foi prometido "Escola de Repelência" (como diz o companheiro Augusto), é o pagamento pelo feitos execuados, outras, receberão" brindes" para as unidades-palco-eleitoreiros onde administram, deputados eleitos no recente pleito,"ofertarão" arcondicionados, computadores e outros presentes que certamente serão recebidos com muita festa nas escolas.

    ResponderExcluir