quinta-feira, 10 de março de 2011

8º Congresso estadual do Sintepe

Se aproxima uma das maiores oportunidades para repensarmos a atuação(ou inércia) de nossa representação sindical. O 8º Congresso Estadual do Sintepe, que será realizado de 30 de março a 2 Abril, discutirá a Conjuntura internacional, nacional e estadual, Política Sindical, Educacional e Permanente, Plano de Lutas e Estatuto do Sintepe.

As propostas para composição da pauta de reivindicação 2011 já foram enviadas pelas escolas através de seus respectivos delegados representantes.

Este encontro deve ter como norte os aspectos voltados aos interesses do professorado de um modo geral e não desvirtuasse em discussões sobre esta ou aquela "ideologia" política.

Convoco a todos os participantes diretos e indiretos do Alternativa Sintepe para trazermos para debate prévio as propostas que serão votadas.

Segundo comentários uma das propostas a ser levantada é a aceitação de professores temporários como associados do SINTEPE.

Esta proposta de aceitação de professores temporários como sindicalizados é uma das formas mais eficazes de enfraquecimento de nossa luta. Estes profissionais devido a sua condição de fragilidade diante do governo (afinal é um empregado que se encontra em situação provisória) representará mais um Calcanhar de Aquiles do que uma força a ser somada.

Somem este "tiro no pé" que é a aceitação de temporários como associados ao SINTEPE, aos já sabidos aspectos de desunião e baixa estima que atormentam a uma parcela grandiosa de nossa categoria, e teremos oportunidade ímpar de ver que o "fundo do poço ainda é mais em baixo".

7 comentários:

  1. O que importa para o Sintepe é aumentar sua receita. Concordo que se isso acontecer será um tiro no pé, pois todos sabem que os contratados morrem de medo e por isso rezam na cartilha dos gestores e consequentemente da Seduc.

    ResponderExcluir
  2. As colocações de fátima e andréa são lamentáveis,para dizer o mínimo.
    Devemos lutar contra a precarização do trabalho docente,que todos sejam concursados e estatutários,mas isso NÃO PODE fazer com que tenhamos uma política de avestruz,de não ver que a categoria conta com profissionais de contrato temporário e celetistas (ADLIm e NORDESTE)

    André Gonçalves
    Faço um chamado a todos da categoria para defenderem no congresso a INCLUSÃO de todos os que trabalham na educação em PE no quadro de sócios do SINTEPE pois ,pos só assim poderemos lurtar de maneira mais forte contra a exploração que nos é imposta pelo governo do PSB-PT-PCdo B
    PS: Andréa...você é uma historiadora..que discurso despolitizante é esse de "Este encontro deve ter como norte os aspectos voltados aos interesses do professorado de um modo geral e não desvirtuasse em discussões sobre esta ou aquela "ideologia" política." ? Tudo na vida é ideologia política..o discurso é ideológico!a maneira mais forte de discurso ideológico é desconsiderar o mesmo como tal.

    ResponderExcluir
  3. http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u639100.shtml um tapa na cara de eduardo campos

    ResponderExcluir
  4. Os contratados temporários contribuiriam temporariamente? Não vejo sentido nessa política se é que ela é verdadeira. O Estado abriu contrato para 4.400 temporários, os concursados não foram convocados,denúncias não faltam de escolas que estão faltando professores de diversas disciplinas,outras, não informaram as 'brechas'para não contrariar as indicações da gres e mantêm o pessoal que está na escola desde a greve de 2009. Camaragibe é um exemplo desse desmantelo. Há professor concursado (não convocado) que está na escola como temporário.
    Alguma coisa anda fora da ordem!
    Também não sei se um acréscimo no número de associados ao sindicato representaria maior poder de luta. Na prática não conseguimos reverter nenhum golpe do governo contra nossa categoria e olhe que, o sintepe pronunciou-se(nesse blog) dizendo que no pós greve houve aumento do número de sócios. E ai?
    Vejo um jogo de empurra e de interesses por trás disso tudo e que, em nada beneficiará os trabalhadores em educação. Como de costume.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, André, lamentável é sua postura. Diga-nos em que o contrato temporário, que muitas vezes é indicado pelas GREEs, que tem medo dos gestores, que nunca querem se comprometer para não perder a vaga vão contribuir para a categoria. Acho que temos que lutar por concurso público, para que a lei seja cumprida e os dois mil concursados sejam chamados e não pelo enfraquecimento da categoria. Na escola em que trabalho tem contrato que diz eu não me meto, eu não vou falar, pois vc sabe, sou contrato e por aí vai.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez teremos um bando de lagartixas balançando a cabeça para direção do SINTEPE.Ainda tem gente que acredita que professores são formadores de opinião.Se fossem fariam fazer valer seu pensamento neste CONGRESSO.

    ResponderExcluir
  7. Aos professores que forem a favor de um sindicato exclusivo.

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO
    DA ASSEMBLÉIA GERAL DE FUNDAÇÃO

    A Comissão do Conselho Pró-SINPROFE - PE convoca a todos os professores membros da categoria dos profissionais da educação da Rede Oficial de Ensino do Estado de Pernambuco para ASSEMBLÉIA GERAL, a ser realizada às 14h, do dia 04/04/2011, no Auditório Darcy Ribeiro da Escola Profª Maria do Carmo Pinto Ribeiro, localizada na Rua 108, S/N, Jardim Paulista Baixo, Paulista-PE, que irá tratar da seguinte ordem do dia:

    1) Aprovação da fundação do Sindicato dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Estado de Pernambuco;
    2) Constituição, eleição e posse da diretoria;
    3) Outros assuntos de interesse do SINPROFE-PE.

    Paulista-PE, 24 de Março de 2011.
    Comissão pró-fundação do Sindicato dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Estado de Pernambuco.

    ResponderExcluir