domingo, 2 de outubro de 2011

ANTIDEMOCRACIA

Exercício antidemocrático foi o que presenciamos sexta-feira passada (30/09/11) na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (PE). Iniciada a Assembleia para aprovação do Regimento Eleitoral, companheiros da base da categoria solicitaram permissão para que pudessem denunciar e externar repúdio às medidas tomadas pelo governador do Ceará, Cid Gomes(PSB) contra os trabalhadores em educação que estão em greve há mais de cinquenta dias e que em assembleia realizada para a votação do Piso os professores foram impedidos de entrar no prédio e brutalmente agredidos pela polícia de choque. Porém, para a nossa surpresa e indignação, o pedido dos companheiros foi negado pela direção do Sintepe, sob a alegação de que o foco da assembleia era a eleição e que a pauta deveria ser respeitada. Atitude inconcebível. Como podemos deixar de evidenciar ação de um governante que trata os trabalhadores à base de pancadaria simplesmente porque estes reivindicam seus direitos? Seria a eleição sindical tão importante ao ponto de sobrepor-se aos conflitos que permeiam nossa categoria? Perante a situação instalada e em sinal de protesto alguns professores abandonaram a plenária, ausentando-se da votação.
Só pra não esquecer: Cid Gomes é àquele que aconselhou os professores trabalharem por amor e não por dinheiro. Sem comentários!

3 comentários:

  1. Sem palavras. Enquanto vemos outras categorias se solidarizando com os professores do Ceará percebemos a indiferença diante daqueles que nos representam, ou melhor, deveriam nos representar neste sindicato (comprado) pelo governo. Pior é ver professor que dar aula em escola de referência tratando os outros colegas das escolas regulares com desdém, mal sabem que a remuneração que recebem é pouca diante do que se cobra deles. É governador o senhor conseguiu o que queria, dividiu mesmo uma classe que já não era unida e ainda pinta de bonzinho diante do povo pernambucano. Fico imaginando até quando iremos presenciar essa lamentável situação em que se encontra a educação de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  2. A direção do SINTEPE é simplesmente uma vergonha. Aqueles pelegos deveriam deixar o sindicalismo e voltar para as salas de aula, para ver se passam a trabalhar de verdade e ver o que o que a categoria tem passado diariamente. Imagino que muitos ali naquela direção nem sabem mais o que é uma escola!

    ResponderExcluir
  3. Precisamos barrar o crescimento de partidos políticos contrários à nossa bandeira de luta. Este psb do Ceará é o mesmo psb que governa Pernambuco, após receber mais de 80% de votos de nossa população e neste percentual estão inclusos milhares de professores. Precisamos pensar que o voto é mais poderoso do que qualquer outra arma, então o usemos com inteligência no futuro.

    ResponderExcluir