domingo, 27 de fevereiro de 2011

Professores aprovados em concurso são barrados por médicos em São Paulo

Enquanto Tiririra (eleito por São Paulo) é "apto" para legislar sobre educação, professores obesos e até suspeitos de sofrer de depressão são sonsiderados "inaptos" para atuar no magistério da rede pública estadual paulista!


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

R$ 1,3 bi: investimentos na educação com recursos do Fundeb chegam a quase 100% no Estado

Do JC Online
Durante encontro para apresentação do Demonstrativo Anual das Receitas e Despesas do Fundeb 2010, a Secretaria de Educação de Pernambuco (SE) divulgou a prestação de contas dos projetos para melhoria da educação e qualificação dos professores.

Foram R$ 1,384 bilhão aplicados, o que representa um aproveitamento de 99,97% dos recursos disponíveis no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no ano passado.

Segundo a superintendente de Planejamento e Avaliação da SE, Áurea Igrejas, o montante de R$ 1,384 bilhão é equivalente a R$ 1,337 bilhão disponível para o ano de 2010, acrescentado ao saldo de 2009, no valor de R$ 48 milhões. "O dinheiro aplicado foi dividido em duas partes: 72,52% no pagamento dos professores e o restante entre as ações consideradas prioritárias e permitidas pelo Fundo como capacitações e especializações de professores, manutenção e construção de escolas, aquisição de kits escolares e livros, transporte escolar rural’, explica Igrejas.

O investimento também foi usado na promoção de programas de Correção de Fluxo e EJA, bem como na Educação Indígena, e nos ensinos Fundamental e Médio.

Os dados foram repassados em reunião na sede do Conselho Estadual de Educação, nas Graças, Zona Norte do Recife, nessa quarta-feira (23). O encontro contou com a presença do secretário de Educação, Anderson Gomes, dos conselheiros do Fundeb, de representantes das secretarias de Administração, Planejamento e Fazenda, do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sintepe), da Associação de Pais e Mestres, da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e da Procuradoria Geral do Estado. O documento teve 100% de aprovação dos presentes.

TCU encontra “irregularidades graves” no Projovem

Criado com o objetivo de incluir jovens brasileiros no mercado de trabalho, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Projovem, recebeu nesta semana um certificado negativo do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com auditorias realizadas pelo tribunal, o programa apresenta falhas graves como baixa frequência de fiscalização, ausência de procedimentos padronizados e falta de planejamento das ações. Também foram constatadas irregularidades graves como o pagamento a beneficiários que não se enquadram nos critérios de seleção do programa, além de pagamentos duplicados a bolsistas.

Fonte: www.folhape.com.br dia 25/02/11

Tiririca vai integrar Comissão de Educação da Câmara

O deputado federal Tiririca (PR-SP) vai integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A informação foi confirmada pelo líder do partido na Casa, Lincoln Portela (MG). A indicação será oficializada na terça-feira (1º de março), segundo o PR. Foi o próprio Tiririca que pediu para entrar na comissão, por ela tratar da área em que ele atua, a cultura.

Tiririca foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2010 recebendo mais de 1,3 milhão de votos. Antes de assumir, ele teve de provar à Justiça eleitoral que não era analfabeto, sendo submetido a um teste de leitura e escrita.

Fonte: Agência Estado

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Professores que ganharam ação contra o Estado há 30 anos podem perder o benefício. Todos são idosos

Em 1980 um grupo de 160 professores ganhou na justiça o direito de receber um salário diferenciado, ou seja, o valor da hora aula corresponde a 3,5% do salário mínimo. O caso foi julgado como direito adquirido. Em 1994 o governador Miguel Arraes entrou com um pedido suspensivo da causa. Os professores conseguiram um agravo de instrumento e o Estado teve que continuar pagando. Em 1996 o governo novamente tentou anular a causa, não conseguiu. "Ele [Eduardo Campos] era secretário da Fazenda na época e tentou tirar o nosso benefício", diz.

Em 2008 Eduardo Campos tirou o quinquênio e congelou o pó de giz, e o salário desses professores ficou com cortes. Agora, início desta semana, o governo entrou com ação rescisória para aniquilar de vez o caso 3,5, onde todos os professores são idosos e aposentados, sem falar nos 50 que já morreram. Eduardo afirma que valor pago a esses profissionais está prejudicando o Estado e alega que direito adquirido não existe mais. Ele exige o direito de tutela.

De acordo com a justiça, direito adquirido existe e não pode ser mudado, e uma ação rescisória só pode ser efetuada, no máximo, depois de dois anos do processo julgado, e o processo dos professores do 3,5 já foi julgado há 30 anos.

Claudino Santos, um dos professores prejudicados pela medida comenta que chegou a falar com o Governo sobre o benefício recentemente. "Na missa de Arraes, em Casa Forte, falamos com Eduardo Campos, Tadeu Alencar [secretário da Casa Civil] e Thiago Norões [procurador geral do Estado]. Eles foram agradáveis, falaram sobre o caso. Não imaginei que isso fosse ocorrer".

O grupo, na época, tinha 160 professores. Mais de sesenta destes morreram, segundo Claudino. "Eu tenho 65 anos e sou um dos mais novos. Tenho colegas desesperados com a situação. Uma delas tem mal de Parkison e não sabe como vai fazer sem esse auxílio", diz. O valor recebido pelos idosos é de aproxidamente R$ 3500 por mês.
 
Fonte: Blog de Jamildo

Microfones para minoria dos professores


Os presentinhos para alguns professores começaram a ser distribuídos. Preferi não assinar aquele documento que circulou pelas escolas solicitando o equipamento, pois acredito que a distribuição deveria ser universal e não troco brindes por reconhecimento, mas certamente o aparelho é de grande utilidade.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Escola em decadência

É com tristeza e indignação que assistimos a decadência da escola Samuel Mac Dowell/Camaragibe. Ressalto que a unidade não representa caso isolado, mas o que chama a atenção é que a mesma é marcada por uma história de luta e resistência reconhecida na comunidade.
Das vinte salas de aulas, funcionam apenas doze, nove e sete respectivamente nos turnos manhã, tarde e noite, a política de fechamento de turmas batizada pela Secretaria de Educação de 'reordenamento das escolas', provocou a saída de aproximadamente vinte professores da unidade. Nas mãos de uma interventora a mando da senhora Sandra Farias gestora da GRE metrosul que, segundo um professor, em reunião chegou a cúmulo do absurdo e do abuso ao afirmar que, estava mandando uma nova gestora porque na unidade não havia pessoas competentes para o cargo, a escola passa por momento difíceis. Professores que são contrários à essa onda de arbitrariedade comentam que são fiscalizados por gente da GRE que disfarçadamente passeia pelos arredores da escola. Alunos em conversa chegaram a dizer que não podem ficar em grupos nas proximidades do estabelecimento de ensino porque correm o risco de serem surpreendidos com presença de policiais. Câmeras foram instaladas nos corredores ainda no período de férias, coisa que bem caracteriza essa GRE que faz reuniões e toma decisões às portas fechadas. Enquanto isto, faltam birôs nas salas dos professores e estas, continuam quentes e insuportáveis. Que tal o novo secretário de Educação visitar a escola e apurar tais queixas?

Texto enviado para os jornais e para e-mail do Secretário de Educação (andersongomes@educacao.pe.gov.br)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bom Dia Brasil discute a polêmica progressão continuada na educação brasileira

Problemas na Esc. Tec. Maximiano A. Campos - Jaboatão

A Secretaria de Educação do Estado não está cuidando suficientemente da Esc. Tec. Maximiano Accioly Campos, em Jaboatão do Guararapes. Estou fazendo o curso de Redes de Computadores - módulo subsequente, à noite, e todos que estudam lá, mesmo depois de 1 ano em funcionamento, sofre com a falta de estrutura de materiais para estudo prático, tão necessários para aprendermos ainda mais sobre a área que escolhemos para nos profissionalizarmos. Por causa disso, muitos desistiram ao longo desse periodo. Situação que não condiz com a qualidade técnica muito boa dos professores que foram ensinar nesta instituição. Peço que esses nossos apelos, que estamos passando pra vocês, cheguem às pessoas competentes (pelo menos) e façam alguma coisa para melhorar já que é uma escola que tem muito futuro, só falta respeito pelos Secretários que entrarem naquela Secretaria de Educação pela educação, na qual é sabido de todos um compromisso do atual governador, como já foi mostrado a todos pelos meios televisivos, escritos, etc.
( Texto escrito pelo aluno Maurílio Coelho )


Venho por meio deste relatar minha profunda indignação com o governo do estado de PE, o mesmo só esta preocupado em fazer volume abrindo novas escolas técnicas, mais pecando na infraestrutura e com a falta de professores, sou estudante do 3º período de Rede de Computadores Subsequente a noite, as aulas deveriam ter sido iniciadas dia 09/02/2011 e por falta de professores ficou para o dia 15/02/2011,mesmo assim o problema não foi sanado pois ainda faltam professores, não culpo a direção da escola que tem que se virar com os poucos professores que estão disponíveis e sim a (secretaria de Educação e o próprio governador) por só pensar nos resultados políticos dos numeros e não privilegiar a qualidade do ensino ! a desculpa que sempre recebemos e que tenhamos paciência e que vai melhorar, mais quando vai acontecer a melhora pois já estou no ultimo período e os problemas com falta de professores ainda persiste !

ps: será que não era hora de pensar em resolver velhos problemas, antes de abrir novas escolas ? ou a preocupação do nosso Governador e realmente em efetuar numeros para obter vantagens políticas e aumentar popularidade de seu governo? fazer estou vendo que esta fazendo mais será que tem eficiência? so posso dar minha singela opinião o programa não esta funcionando nem na escola que recebe o nome de seu pai, imagina nas outras.

( Texto escrito pelo aluno Henrique Vidal )



Nós alunos da Escola Técnica Maximiano Accioly Campos, ensino subsequente curso de Redes de computadores, estamos envergonhados por mais um ano voltar para a nossa escola e mais uma vez receber a informação de que nao temos professor e que talvez possamos perder os que temos, a escola tem estrutura mais não tem professor, como é que o Governo do Estado de Pernambuco coloca mais quatro turmas dentro de uma escola se não tem professor nem para os alunos que estão estudando isso é um absurdo, não aguentamos mais passar seis meses só com promessas. Não temos computadores suficientes para praticar, faltam professores. E apenas temos mais ou menos seis meses para estudar.Alunos e Funcionários estão de mãos atadas, queremos aulas, queremos estudar...

OBS: Estamos nessa situação a um ano, passamos 2 módulos com carga horária incompleta em algumas máterias e não irão repor as aulas perdidas.

( Texto escrito pela aluna Jéssica )

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mais capítulos

Espichando os capítulos para mais 150 dias, a comissão criada para revisar o PCC destruído pelo governo Eduardo Campos ganhará mais tempo para posicionar-se sobre a questão financeira da proposta. A previsão é a conclusão dos trabalhos para o mês de maio e, pelo visto essa novela está longe de ser concluída e o pior, com grandes possibilidades de um final infeliz.
Trapaça semelhante foi vista em 2009, após frustrada greve que arrancou bruscos descontos em nossos contra cheques, a comissão de negociação ouviu repetidas vezes que, o governo só poderia pronunciar-se sobre as questões econômicas da pauta no segundo quadrimestre do referido ano. Resultado: Depois de longa espera, o governo além de não resolver as questões pedagógicas da pauta ainda sinalizou reajuste ZERO para a categoria, assim, estrategicamente a luta foi direcionada para outro campo. Manteve-se os baixos salários mas, conseguiu-se impedir (pelo menos, na maioria das escolas) que os cronômetros medidores do nosso tempo pedagógico invadissem de forma abusiva nossas salas de aula, e ainda fomos premiados com o vale-coxinha. Agora, novamente o foco da luta é desviado para outros ângulos. Mexeram no horário para iniciar os turnos, fecharam turmas, encaixaram práticas de Educação Física dentro do horário-aula, criaram livro de ponto burocrático que rouba-nos tempo pedagógico para ser preenchido, intensificaram as formas de fiscalização, inclusive algumas escolas foram contempladas no período de férias, (bem ao modelo da SEE que toma decisões à portas fechadas), com a implantação câmeras (Big Brother) . Pelo visto, temos coisas demais para preocupar-nos, enquanto aguardamos o 'patrão' ditar o percentual de reajuste salarial para à categoria.
No calendário de mobilização proposto pelo Sintepe e aprovado em Assembleia (14/fev.) inclui-se o diagnóstico sobre a situação das unidades de ensino da rede Estadual (PE) por sinal, uma reivindicação antiga da categoria. O documento final segundo o Heleno Araújo, será entregue à imprensa e aos parlamentares (estaduais e federais), muitos dos quais um bando de calhordas que, rindo e zombando da platéia presente em 24 de março no auditório da ALEPE justificavam seus votos aprovando então a indecente proposta do governo Eduardo Campos que resultou em perdas de direitos e salariais para os trabalhadores em educação. Lembramos que, após o golpe aplicado contra os professores, dia seguinte (25/03/10), esses mesmos senhores prestaram homenagem em comemoração aos 20 anos do Sintepe.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SUSPENDE AULA POR FALTA DE PROFESSOR

SERIA UMA BOA MANCHETE PARA ESTAMPAR OS JORNAIS EM PLENO INÍCIO DE ANO LETIVO. VOCÊS NÃO ACHAM? É MUITO FÁCIL O SENHOR GOVERNADOR E O SENHOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO IREM A IMPRESA E FALAR QUE PERNAMBUCO TEM NÃO SEI QUANTAS ESCOLAS TÉCNICAS, QUE VAI CONSTRUIR NÃO SEI QUANTAS NOVAS ESCOLAS TÉCNICAS, E OS PROFESSORES POR ONDE ANDAM?
NA ESCOLA TÉCNICA DE JABOATÃO, ONDE EU ESTUDO, AS AULAS FORAM SUSPENSAS POR FALTA DE PROFESSORES, E AINDA TEMOS QUE LIGAR NA TERÇA-FEIRA A TARDE PARA SABER SE VAI TER AULA A NOITE, PELO AMOR DE DEUS!
É UM ABSURDO, DESDE O INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DESTA ESCOLA QUE FALTA PROFESSOR, E SEMPRE VINHA A PROMESSA DE CHEGAR, CHEGAR E NADA. AGORA O ANO INICIOU E A FALTA MUITO PROFESSOR QUE CHEGOU O PONTO DA DIREÇÃO DA ESCOLA SUSPENDER AS AULAS. AS COISAS ESTÃO INDO DE MAU A PIOR NESTA ESCOLA. O RESULTADO DISSO É O ABANDONO DOS ALUNOS PELO CURSO. DAS DUAS PRIMEIRAS TURMAS DE LOGISTICA QUE INICIOU AULA, CADA UMA COM 45 ALUNOS, AGORA É UMA TURMA SÓ COM 30 E POUCOS ALUNOS, OU SEJA, UM TERÇO DOS ALUNOS QUE INICIARAM AULA.
ISSO É UMA VERGONHA.
ATÉ QUANDO VAMOS FICAR SOFRENDO ASSIM?
SE É O LABORATÓRIO DE LOGISTICA, DESDE QUE A ESCOLA COMEÇOU QUE SE PROMETE UM LABORATÓRIO PARA O CURSO, O ESPAÇO FISICO JÁ EXISTE E ATÉ AGORA NADA.
MAS O PIOR DE TUDO, O CUMULO DO ABSURDO É PARAR AS AULAS POR FALTA DE PROFESSOR....


* Texto escrito pelo aluno Walter da Escola Técnica de Jaboatão.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Assembleia SINTEPE

ASSEMBLEIA - No próximo dia 14, o Sintepe promoverá a primeira assembleia da Campanha Salarial Educacional 2011, às 9h, no Teatro Boa Vista (ao lado do Colégio Salesiano/ rua Dom Bosco, 551, Boa Vista.

Fonte: Sintepe

BLOG DE JAMILDO FAZ ENQUETE

O Blog de Jamildo está com uma enquete sobre quem foi o melhor governador de Pernambuco em relação à Educação...professores, votem...para felicidade minha, Eduardomal está perdendo, juntamente com todos os outros desgovernadores da educação...Vote e desconstrua a falsa imagem de Eduardomal

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Alunos de escola estadual no Cabo esperam por professores nas salas de aula



Uma realidade que a propaganda não mostra!

Educação em debate


Aguardado com muita expectativa, o secretárário de Educação Anderson Gomes compareceu ao debate promovido pelo Sintepe mas, deixou a categoria sem respostas concretas para algumas questões levantadas. O público presente que ontem à tarde lotou o auditório não, poupou o secretário em momento algum, nas intervenções feitas foram apontadas as falhas, o descaso, o desrespeito e o descompromisso do governo Eduardo Campos no setor da Educação. O professor Dácio Cruz (matemática) , provou por A+B , num breve levantamento feito das contas públicas e do dinheiro recebido pelo Fundeb que, o governo não paga o Piso Salarial Nacional aos trabalhadores em Educação simplemente porque não tem vontade política.
Tentando corrigir o descompasso da secretária, Anderson Gomes garantiu que os professores que perderam turmas, deverão permanecer nas unidades de ensino e estes, não terão remuneração suspensa como foi aterrorizantemente divulgado pela GRE e pelas direções das escolas. O seretário também comprometeu-se em resolver o conflito gerado pela SEE que ignorou a decisão dos professores de Educação Física quando em reunião com Zélia Porto rejeitaram em documento a proposta do governo que, inclui aulas de educação Física dentro do horário-aula. Soube por meio de um dos professores que, esta senhora informou que levaria a resolução dos docentes para o governo, porém, mais um golpe foi aplicado contra os trabalhadores, a tramóia já estava pronta e oficializada, sendo apenas posta em prática num piscar de olhos. As escolas denunciadas por terem fechado turmas de E.J.A e do Ensino Fundamental serão inspecionadas, pois de acordo com o secretário a justificativa dada para o reordenamento (nome dado à extinção de turmas) é que, estas, apresentaram índices elevados de alunos evadidos, quando é sabido que, tal afirmação não tem consistência. Na escola Santa Sofia(Camaragibe) por exemplo as turmas do Fundamental mesmo com número de alunos recomendado pelo Conselho de Educação, estão sendo extintas irresponsavelmente com anuência da gestora da GRE Sandra Farias.
Entre tantas questões discutidas (diários e livro de ponto burocráticos, assédio moral, mal atendimento nas Gres, mudanças no horário inicial dos turnos, convocação dos concursados, etc.) o secretário tocou em alguns pontos que merecem reflexão: Reconheceu que a categoria não está sendo ouvida, que as escolas estão perdendo autonomia que, os professores trabalham em ambientes inadequados e que os mesmos recebem baixas remunerações.
Concordando com o secretário, resta-nos saber o que realmente será feito para amenizar toda essa carga que pesa sobre nosso lombo.
Finalizando o debate Anderson Gomes disse apoiar a política (excludente) de bonificação e prometeu eleições diretas para gestores das escolas da rede, porém com critérios estabelecidos pelo governo . Sem comentários.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O presidente do SINTEPE finalmente acordou?

Artigo de Heleno Araújo, presidente do SINTEPE, extraído do Blog de Jamildo.

Governo ‘mau’ educado

O governo Eduardo Campos decidiu deixar uma parte significativa do povo pernambucano sem educação. Convivemos com mais de um milhão de analfabetos, quase dois milhões de analfabetos funcionais, mais de 120 mil estudantes abandonaram a escola em 2009 e as matriculas da educação básica na rede estadual de ensino sofreu redução de 964.010 estudantes em 2006 para 848.961 estudantes em 2010.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que 219 mil pessoas de 4 a 17 anos de idade no estado estão fora da escola. O relatório do tribunal de contas apresenta que houve redução na taxa de alfabetização das crianças ate oito anos de idade, de 75,3% em 2008 para 74,4% em 2009.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, mostra que houve a redução de 2.790 matriculas na Educação de Jovens e Adultos de 2009 para 2010.

As despesas orçamentárias com a educação declinaram de 11,61% em 2008 para 11,28% em 2009. A aplicação das receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino foi reduzida ao longo dos anos 26,03% em 2006; 26,02% em 2007; 25,84% em 2008 e 25,65% em 2009.

O mesmo fato ocorreu com o comprometimento dos recursos do FUNDEB com a folha salarial dos professores 97,68% em 2006; 89,89% em 2007; 84,13% em 2008 e 68,42% em 2009, fator que contribui para manter Pernambuco na situação vergonhosa de pagar o pior salário do Brasil ao professor.

O governo Jarbas Vasconcelos e governo Eduardo Campos se comparam na desvalorização profissional e na precariedade do trabalho.

A elevação de contratos temporários foi mantida entre os governos, em 2006 registramos 10.500 professores contratados temporariamente; em 2008 foram 13.839 contratados para o serviço publico estadual; em 2009 quase o dobro de contratos temporários 26.410, sendo 80% destas contratações para a Secretaria de Educação.

A não convocação dos aprovados nos concursos públicos e a utilização de abono para complementar os salários dos servidores são medidas que por muito tempo, de um governo para outro, atormentam os trabalhadores em educação.

O esforço dos profissionais da educação para melhorar sua formação e consequentemente seu desempenho nas funções que atuam não são reconhecidos pelo governo estadual. 98% dos professores possuem a formação de nível superior, dos 29.298 professores do quadro, 16.029 são pos graduado.

No quadro dos funcionários da educação temos 150 assistentes administrativos com especialização em gestão escolar. 1.200 auxiliares e assistentes diplomados com curso técnico profissional e outros 2.000 cursando, formação continuada em serviço que não repercutiu em vantagens salariais, pois a grade de vencimentos do plano de cargos e carreira não permite a progressão funcional para estes profissionais.

O grupo de trabalho criado para reformular o plano teve, pela terceira vez, a prorrogação do prazo para elaborar uma proposta, outra característica dos governos Jarbas e Eduardo, não gosta de negociar com os servidores.

O resultado de tudo isto não poderia ser diferente. Começamos o ano letivo de 2011 com desorganização na rede. O governo do estado foi omisso na ampla divulgação para convocar a população para matricularem-se na rede, muitos que procuraram as escolas não foram atendidos.

Mas foi eficiente na utilização dos recursos públicos para fazer ampla propaganda de que passou o mês de janeiro trabalhando pela educação. Será verdade? Porque houve redução de turmas? Porque muitos professores do quadro estão sem escola? Porque foi feita nova seleção para contratações temporárias? Os contratados vão ocupar as vagas dos aprovados no concurso publico? Quando será feita a convocação dos aprovados no concurso?
Onde aconteceu o aumento de turmas da EJA, tão divulgados na mídia? Porque o professor teve reduzindo em meia hora o intervalo entre os turnos? E fruto do trabalho e do estudo da secretaria de educação de que o tempo de uma hora e suficiente para o professor fazer seu deslocamento e sua refeição?

O pessoal da educação estar recebendo aulas da equipe econômica do governo, que faz festa com o crescimento econômico do estado nos meios de comunicação, mas na hora de negociar com os servidores outro Pernambuco entra em cena?

São duvidas e mais duvidas que precisam ser dirimidas. Educação e um direito humano, social, universal e os seus profissionais devem ser tratados com respeito.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Debate com o secretário de Educação

Sintepe convida secretário de Educação para debate



Escrito por Mellyna Reis
Ter, 08 de Fevereiro de 2011 14:05

Diante dos problemas na rede estadual de ensino, o Sintepe convidou o novo secretário de Educação, Anderson Gomes, para participar de um debate quinta-feira (10), às 14h, no auditório da entidade.

Entre as dificuldades apontadas pelo sindicato está o fechamento de turmas da noite, do 1º ano do Ensino Médio e do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), de pelo menos 47 unidades do Grande Recife e interior.

Os professores também foram prejudicados já que, após retornarem de férias, descobriram que não tinham as turmas para dar aulas.

Outro agravante é que os docentes podem ter os salários bloqueados, caso não consigam lotação.

"O professor não tem que ficar indo atrás de escola. Isso é um problema que a Secretaria tem que resolver", criticou o presidente do Sintepe, Heleno Araújo.

O Sintepe também exige medidas contra o preenchimento inadequado de vagas já que em alguns casos os contratos temporários estão permanecendo nas escolas no lugar de professores efetivos.

"Esperamos que a presença dele (secretário) possa contribuir para organizar a rede e resolver essa falta de escolas para professores", completou Araújo.

ASSEMBLEIA - No próximo dia 14, o Sintepe promoverá a primeira assembleia da Campanha Salarial Educacional 2011, às 9h, no Teatro Boa Vista (ao lado do Colégio Salesiano).

Fonte: Sintepe

Tomara que o secretário compareça e que, a categoria lote o auditório do Sintepe. Será o momento de mais uma vez, fazermos denúncias e cobrarmos soluções. Precisamos nos mobilizar e dar um 'norte' para a Educação em Pernambuco. (Albênia)


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mais uma do Sassepe



O Sassepe cancelou o atendimento da rede credenciada aos usuários em Petrolina e Caruaru. Em ato realizado dia 03/02 em frente ao IRH, uma comissão formada por representantes sindicais (Sintepe, Sindsep, Sinpol, outros) e da intermediadora, Assepe conseguiram reunião com representante desse órgão e ouviram deste que, a "questão estava sendo analisada, que a equipe era nova e a transição complicada".
Que transição o senhor Renato estava se referindo? Do governo Eduardo para o governo Eduardo? É brincadeira, não é de hoje que se discute o péssimo atendimento do Sassepe e cobra-se solução.
Professores presentes ao ato aproveitaram a oportunidade para denunciar as manobras do governo na educação. Fechamento de turmas, assédio moral, ameaças, burocracia intensa, a questão dos professores de Educação Física, concursados que não foram convocados, distribuição de microfones apenas para professores que estão com problemas na voz (disfônicos), medida esta que, acabará forçando à volta para sala de aula de professores afastados/readaptados, foram alguns dos pontos colocados.
É o governo das propagandas, da farsa, mentiras e contradições, e o pior é que, os sindicatos apoiaram e vivem nas mãos desse ditador. Basta ir a uma reunião da Assepe para ver como estes, saem em defesa do governo. Assim, continuaremos reclamando e, andando em círculo.

Será que o Estado de Pernambuco descumpre a LDB?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

TÍTULO II

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

VII - valorização do profissional da educação escolar;

VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino

Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;

Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei; (Redação dada pela Lei nº 12.061, de 2009)

Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público

Art. 88. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adaptarão sua legislação educacional e de ensino às disposições desta Lei no prazo máximo de um ano, a partir da data de sua publicação. (Regulamento)

NO ANO DO PROFESSOR...



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

2011; O ano da educação.

2011 é o ano da educação segundo foi anunciado pelo Governo do Estado. Mas, parece que é o ano onde a educação vai sofrer mais atropelos. Eu particularmente não entendo o que se passa na cabeça de pseudos pensadores, que nunca entraram numa sala de aula, ficam em seus gabinetes, tentando criar ideias fantásticas que na prática não funcionam. Uma dessas ideias é colocar o turno da tarde para ter início às 13.00h,fixando um prazo apenas de uma hora para o professor almoçar e iniciar um segundo turno. Nem levaram em consideração o deslocamento, pois diversos professores ensinam em mais de uma escola. O Governo do Estado consegue atormentar a vida dos professores, mesmo quando estes estão de férias. E qual o motivo? Com o fechamento de algumas escolas e a redução de salas de aula em outras, vários professores foram devolvidos a Gerência Regional de Educação(GRE) e passaram todo o mês de janeiro sem saber onde seriam localizados. Com o início das aulas no dia 02 de fevereiro,ainda é grande o número de professores que não foram lotados em nenhuma escola. Não consigo entender a necessidade de priorizar a escola integral, obrigando os alunos que vão fazer a primeira série do ensino médio, a serem matriculados nessa modalidade de escola. Por isso.é grande o esvaziamento das escolas estaduais ditas regulares, com turnos funcionando de forma precária, devido a falta de aluno. Num país onde o número de analfabetos ainda é grande, fechar escolas, reduzir turmas e deixar turnos com funcionamento comprometido, é uma grande maneira de mostrar o quão valorizada é a educação em nosso estado.

PROFESSOR! DÓI, O SILÊNCIO QUE TU FAZES

Por DUCI MEDEIROS

Professor, a mordaça está se alargando.
Ao teu corpo se arredando.
A rotina de sala, caderneta, ida e vinda.
A tua voz é calada e quando incontida se rompe
O teu ouvinte é surdo e ignora o eco das harpas sem cordas.
Os alunos atordoados foram toldados como os mestres.
Toldados de turmas, horários, conteúdos e oportunidades.

Professor, o teu silêncio é uma carícia na face do predador.
O coração dos alunos e a memória da categoria são carne sangrando.
Sangra também a esperança de mudança e união.
É hora de atitudes, vozes ecoando e passos se unindo,
Mas tu calas.

Dói professor, vê tua inércia
Teu carrasco se alonga, ganha espaço
Tua alma é caverna da dor e do silêncio.
E os sonhos, mestre, são tristes enganos,
Adormecem em salas lotadas.
Bolsos vazios e almas lacrimejantes.

O abandono dos valores, respeito e direitos.
As ruínas que sobram como resultado da profissão.
São sombras e poeira ao vento do esquecimento.
Assim como a vontade de seguir professorando.

O eleito pelo povo silencia a voz dos mestres.
Amordaça sua energia e vontade laboral.
Com uma lágrima vergando a face.
Um silenciar de desejos e anseios
O professor, que deixa atingir tua alma, teu bolso e tua dignidade.
Silencia e cala fundo. Cala professor!
Dói, o silêncio que tu fazes....

Assassinando a cidadania

O conceito de bem estar social é universalmente aceito como meta de um povo que se pretenda civilizado. Comida; saúde; transporte; educação; saneamento; cultura; lazer entre outros, constituindo o conceito do bem estar social.O Estado é quem deve promover, garantir o tão almejado estado de bem estar social. A nossa realidade é bem diferente, estamos muito longe do tal bem estar social. Vivemos de migalhas, é a extrema mitigação dos nossos direitos. Sabendo disto é revoltante vermos a cinidez com a qual o Estado de Pernambuco via Compesa trata o cidadão pernambucano. Como se não bastasse a água não tratada que chega (quando chega) em nossas torneiras, as contas elevadíssimas, cobradas para bancar o luxo de seus diretores e adjacências. Uma verdadeira horda que toma de assalto os cofres do Estado. Pois bem, além de contribuir dir etamente (com o serviço de baixa qualidade) para o afastamento contínuo da população do almeijado estado de bem estar social, a Compesa e o governo estadual covardemente se utilizam da estrutura política e financeira da máquina pública que parece só moer contra a população. Isto fica claro no caso das jovens assassinadas em Camaragibe, por uma Companhia, um governo, um Estado que negligentemente não cumpriu com o seu dever, não fez o reparo para consertar uma cratera nas ruas de Camaragibe, proveniente do descaso do poder público,foram assassinadas pela Compesa e em ultima instância pelo governo esdual que sabe do estado de desmando e clientelismo daquela companhia que persegue quem deste estado de coisas não compartilhar. E o pior de tudo, a Compesa juntamente com a polícia do Sr. Eduardo Campos,deram um jeito de livrar a cara da própria Compesa e do governo do Estado. Culpando um telefonista de uma prestadora da Compesa, pelos crimes cometidos por ela e p e lo governo do Estado.

Posto isto, cabe-nos refletimos o que faz com que estejamos tão longe de pelo menos, um estado de bem estar social. Notemos com isso que o governo do Estado e a Compesa mandam e desmandam, no judiciário, na polícia e na grande mídia; estas são a justiça, a polícia e a política da Compesa e do governo Eduardo Campos. Com isso assassinam além das jovens de Camaragibe, toda a sociedade pernambucana.

FRANK GUIMARÃES.

(frank.k@bol.com.br )

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SINTEPE CONVOCA

ATO DE PROTESTO
CONTRA OS CANCELAMENTOS DOS ATENDIMENTOS AOS USUÁRIOS DO SASSEPE
EM CARUARU E PETROLINA

DIA: 03 DE FEVEREIRO
HORA: DAS 08 ÀS 09 HORAS
LOCAL: EM FRENTE AO IRH (DERBY)

VENHA PARTICIPAR CONOSCO DESTA DENÚNCIA E MOSTRAR AO POVO PERNAMBUCANO COMO O GOVERNO EDUARDO CAMPOS TRATA O SERVIDOR PÚBLICO.
Heleno Araújo.
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Companheiros (as) deveremos participar e aproveitar a oportunidade para denunciarmos as arbitrariedades desse governo contra os trabalhadores em Educação, que inclusive fere o Estatuto do Magistério e a LDB (livro de ponto, fechamento de turmas, aulas noturnas com início às 18h e com 50', a questão de Educação Física,dos Concursados, Escolas Integrais, Travessia, outros.)

Maria Albênia