quarta-feira, 12 de setembro de 2012

TECNOLOGIA E MUITA MÍDIA


No intuito de mostrar que Pernambuco anda na dianteira em termos de tecnologia, o que não falta é propaganda governamental no sentido de incutir essa idéia na cabeça do povo.
Em 2011 em mais uma sequência de modismos, a SEDUC-PE alardeou a entrega de microfones para ( alguns) professores da rede. Hoje, muitos desses aparelhos viraram peças descartadas para a maioria desses profissionais isto porque, necessitam de seis pilhas recarregáveis e caras (que não acompanham o equipamento) para funcionar, além disso, reproduzem um som ruim inclusive com apitos e chiados constantes atrapalhando o andamento da aula. Agora, fala-se em tablets, datashow, quadro digital e tantas outras inovações tecnológicas na educação.
Num estilo big brother, câmeras são instaladas nas escolas e em algumas delas, numa atitude antipedagógica e contrariando o princípio do direito à privacidade, invadem as salas de aulas. A Secretaria de Educação alega questão de segurança, argumento que não tem consistência, caso isto fosse real, estupros e assaltos dentro de ônibus e nas ruas de Recife deixariam de existir.
Na verdade, as câmeras funcionam como um mecanismo de punição quando, por meio de imagens chega-se ao agressor,coisa que nem sempre é possível e não, como um sistema de proteção para alunos, professores e demais funcionários de escolas públicas.
Assim, toda essa tecnologia empregada serve primeiramente para garantir lucros vultosos à mega empresários ligados aos negócios no setor da educação e produzir mídia positiva para o governo do Estado que sonha com o comando da nação. Não é possível reduzir a violência sem diminuir as gritantes diferenças existentes entre as classes sociais. Submeter trabalhadores à péssimas condições de trabalho e as baixas remunerações também são atos de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário