quarta-feira, 20 de março de 2013

Teresa Leitão alerta que modificações no PCC da Educação prejudicam categoria


Por Assessoria de comunicação em 19/03/2013
A deputada estadual Teresa Leitão pediu que o governo estadual modifique a proposta apresentada ao sindicato que representa os professores da rede pública estadual, o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), no que diz respeito ao reajuste do piso salarial do magistério. O pedido da deputada foi feito em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19/03). 

Teresa relatou que na assembleia do Sintepe ocorrida na última sexta-feira (15) a categoria rejeitou a proposta de reformulação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) do Magistério apresentada pelo Governo de Pernambuco. No texto, o Governo Estadual diminui o interstício de 5% para 1% entre as faixas salariais, fazendo com o que o reajuste de 7,9% tenha pouco impacto no salário de professores que têm licenciatura plena, ou que tenham títulos de pós-graduação ou até mestrado. 'Eu pergunto, para quê estudar, se qualificar?', questionou Teresa, lembrando o fato de que mais de 27 mil professores terão aumento salarial na média de apenas 3%, se aprovada a proposta como está. 

A deputada recordou que em 2010 a Assembleia Legislativa foi alvo de protestos dos professores na época da primeira modificação do PCC que reduziu de 10% para 1% o interstício entre as faixas salariais. Em sua análise, a repercussão foi tão negativa que em 2011 a diferença entre os interstícios retornou para 5%. 'Agora querem diminuir de novo', alerta a parlamentar. 

Teresa também lembra que Pernambuco é um dos estados onde o quadro de professores tem os maiores percentuais de formação superior no Brasil. 'O piso salarial é para professores de nível médio. Aqui em Pernambuco temos uma carreira estipulada por lei. Piso não é teto. A lei do piso é pedagógica, explicita que deve ser respeitado o desenvolvimento na carreira', lembra. 

Em 2010 o Sintepe editou um cartaz com a lista de deputados que foram contra e a favor às modificações do PCC. O sindicato criticou as modificações e os parlamentares que votaram favoráveis a elas. 'Votei contra (as modificações) e votaria de novo nas mesmas circunstâncias. Mas não é bom que a Assembleia Legislativa seja alvo, mais uma vez, desse tipo de divisão interna. Por isso é necessário que a proposta seja reformulada e melhor negociada antes de chegar para nossa votação', explicou a deputada. 

A deputada lembrou que Pernambuco vive momentos de grande desenvolvimento econômico e exercita seu poder político no cenário nacional. 'Dá para fazer mais pela educação em nosso estado', concluiu Teresa. 

ESCOLAS DE REFERÊNCIA - A deputada também defendeu a eleição direta para diretores das escolas de referência de ensino médio da rede estadual (EREM), ressaltando que houve muita insatisfação com as escolhas. 'Algumas dessas pessoas foram alvo de protestos por parte da comunidade escolar', alertou. 

8 comentários:

  1. O interessante é que quando estávamos em greve e os políticos brigavam por alianças, esta senhora jamais falou mal do excelentíssimo senhor governador Eduardo Campos. Agora quer que acreditemos que ela nos defende. Se o professor tiver vergonha não reelege esta senhora.

    ResponderExcluir
  2. Professor Edinho sua colocação é verdadeira, mas este não é caminho. Somos uma categoria tão desprestigiada que qualquer fala que tencione nos ajudar é muito válida. O que ocorre é que Eduardo Campos não está levando em consideração propostas que nos beneficiem, ao contrário só apresenta mudanças nocivas a todos nós. Quanto mais parlamentares nos darem apoio melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Sábia sua visão Andrea Simone, não podemos dispensar apoios. O caminho e por aí. Parabéns !!!

      Excluir
  3. e o sindicato que deveria entrar na justiça, para correçao do pcc e não fez a tempo

    ResponderExcluir
  4. AINDA HÁ TEMPO PARA A JUSTIÇA SER ACIONADA, EM VÁRIOS ESTADOS ISTO ESTÁ OCORRENDO. NO CEARÁ ANO PASSADO, DEPOIS DA GREVE UM PROFESSOR PASSOU A TER O PISO DE MAIS DE 2000,00 E OLHE QUE NÃO HÁ ESCOLA DE REFERÊNCIA.
    O SINDICATO QUE NÃO QUER OU NÃO TEM INTERECE EM ACIONAR A JUSTIÇA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu não me sinto representado por este sindicato. Muito fraquinho e chapa branca. Deveríamos ter um sindicato exclusivo dos professores, como por exemplo dos médicos, que fosse forte e tivesse poder de reivindicação. Assim como está não vejo muita saída.

      Excluir
  5. Esse sindicato muitas vezes me irrita. A parada por tempo indeterminado deveria acontecer no outro dia útil logo após Edudiabo, digo, Eduardo ter vindo com essa proposta de dividir o aumento do piso.Pense numa trepeça dessas como presidente da república, se nem proposta educacional para o estado ele tem.

    ResponderExcluir
  6. POIS EU ME SINTO SIM, MUITO BEM REPRESENTADA PELO SINTEPE E PELA DEPUTADA. SE NÃO FOSSE O SINDICATO(SINTEPE) E A DEPUTADA TERESA LEITÃO, NOSSA CATEGORIA ESTAVA NUM CAOS BEM PIOR, POIS SEM REPRESENTAÇÃO, NENHUMA CATEGORIA AVANÇA.QUEM ALÉM DE TERESA LEITÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, FALA POR NÓS? QUEM INTERCEDE POR NÓS? MUITAS PESSOAS DEVERIAM, ALÉM DE CRITICAR TERESA, ACOMPANHAR OS PRONUNCIAMENTOS DELA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, EM SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS,PALESTRAS, ENTREVISTAS ETC.

    ResponderExcluir