terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mais uma "parceria" paga


Parceria é uma relação entre pares, ou seja, envolve cumplicidade entre entes iguais e solidários entre si. O governo contrata entidades, que cobram por seus serviços, e chama tais organizações de parceiras. O termo utilizado pelo governo, portanto, é inapropriado. O governo é cliente daqueles que figuram numa parceria remunerada que custa aos cofres públicos, numa relação que tem aparência de desinteressada, mas não é.
.
Além de parcerias já famosas (e caras) que nossa Secretaria de Educação mantém com instituições como a Fundação Roberto Marinho, braço “filantrópico” das Organizações Globo, conheça também mais uma entidade que interferirá em sua vida: o Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial, INDG.
.
O que é o INDG? Segundo informado no site da entidade, trata-se de uma instituição que lida com treinamento gerencial que busca a obtenção de resultados. Até aí não há nada demais, pois qualquer realização corporativa, organizacional e até pessoal envolve resultados. O governo estadual firmou uma parceria com o INDG, que elaborará estudos para definir metas para a gestão pública estadual e propor meios para o cumprimento de tais metas.
.
O INDG é um “parceiro” que também lidará com a Secretaria de Educação, pautando estratégias gerenciais para promover resultados. O quadro de consultores a serviço do instituto, ao que parece, é constituído por profissionais autônomos, atuantes e especializados em diversas áreas na iniciativa privada. O governo socialista pretende incorporar uma lógica operacional inspirada em organizações bem-sucedidas no universo do capitalismo. Isso não é novidade, quando um país governado por um partido de trabalhadores premia com louros, ouro e lucros uma trabalhadora irmandade de banqueiros.
.
Mas, como não custa perguntar, qual o montante de dinheiro público será empregado na “parceria” com o INDG?
.
.
.
.
PS
Visite o site do INDG (clique aqui) e conheça um pouco mais nosso parceiro tão desinteressado e desapegado e veja que o INDG refere-se a seus parceiros como “clientes” (confira no link “Quem somos”). Muy amigos, hein?!

2 comentários:

  1. O questionário da INDG é um gracinha,porém esqueceram alguns ítens básicos na avaliação,por exemplo: grau de satisfação dos profisionais em educação, Estado que paga o PIOR salário aos professores,principais doenças que afetam a categoria, condições de vida do alunado da rede pública entre outras questões.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos culpar o INDG por todos os problemas de anos e mais anos de descaso com a educação, saude e segurança publica. Ao contrario do que foi dito, a consultoria será paga por uma instiuição (fundação brava) ligada a grandes empresas nacionais e não com dinheiro publico.

    ResponderExcluir