sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Vamos à luta

Caros professores,

A constituição do atual blog de oposição à direção do SINTEPE está pautado numa das mais antigas preocupações do professorado estadual que é o reconhecimento pelos órgãos que administram a educação pública de PERNAMBUCO, como também a valorização do profissional da Educação, a qualidade do ensino e a inclusão social de milhares de estudantes espalhados por todo Estado.
A atual gestão do SINTEPE furta-se da obrigação de acompanhar as lutas da classe trabalhadora em Educação no Estado de Pernambuco, servindo apenas de simples expectadora das arbitrariedades da atual gestão da Secretaria de Educação, como se a situação dos professores fosse apenas uma cena de um drama vivido em palco iluminado, fictício e sem maiores conseqüências para um aprendizado que se quer transformador da realidade do povo pernambucano.
Muito se tem exposto neste blog de caráter relevante. Informações importantes são publicadas todos os dias, como análises da situação de nossas escolas, de nossos alunos, a precariedade das condições mínimas para o exercício da docência.
Pois bem. Fazendo um paralelo com o site do SINTEPE, sindicato que se diz representativo dos interesses dos profissionais da Educação, encontramos informações valiosas no blog da A ALTERNATIVA que servem para diagnosticar os problemas que enfrentamos durante todo o ano letivo, ao contrário do site do SINTEPE.
Visando dar minha contribuição mais uma vez nas discussões a cerca dar eleições para a direção do sindicato, saliento que desde a constituição deste blog ainda não tivemos a oportunidade de apresentar propostas com o intuito de realizarmos nossa luta frente a uma breve substituição da atual gestão do SINTEPE. É de extrema importância que sejam encaminhadas propostas compatíveis com o espírito de luta dos professores para que tenhamos um processo de substituição da atual gestão de forma eficaz.

6 comentários:

  1. Mudanças são necessárias. Contamos com uma enorme categoria formada por pessoas de luta e brios, gente que trabalha todos os dias não tendo na cabeça coligações, nem arranjos políticos, mas empenho visando a melhoria de nossa situação. Quero acreditar que essas pessoas irão se dispor a representar a nossa categoria, pois precisamos sim de menos politicagem e mais ações de luta e conquista para todos os trabalhadores em educação em nosso Estado!!!

    ResponderExcluir
  2. Neste caso, pode-se fazer oposição conceitual, eleitoral ou uma combinação de ambas.

    Oposição conceitual expõe, denuncia, questiona e propõe novas abordagens. Oposição eleitoral visa o embate no campo institucional. A combinação é o ideal para oferecer uma alternativa de direção sindical.

    Não há (ou não deveria haver) chapa eleitoral sem conceito, mas pode haver conceito sem chapa, pois nem toda oposição resulta necessariamente em candidatura!

    ResponderExcluir
  3. Se houver mais pressão por parte da categoria e cobrança por resultados, acho que haveria menos defesa de interesses particulares. Sendo assim teríamos uma representação, coisa que atualmente inexiste.É preciso que a atual direção do sintepe perceba, sim, que existe gente de olho e pronta a denunciar, por isso deve repensar algumas posturas e buscar trabalhar mais e apresentar melhores resultados(algum resultado)afinal a categoria já está muito cheia de só acumular prejuízos e nenhum ganho.Buscamos ser representados, pagamos 12% de nossos ganhos ao ano, suamos, fazemos mágica nas escolas, tal a desestrutura das mesmas para atender ao nosso aluno. Temos uma carga de trabalho elevadíssima, muitos trabalham os três turnos e o mínimo que se espera é uma representação atuante e solidária para com os seus!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo mesmo !!!...
    É de extrema importância que sejam encaminhadas propostas compatíveis com o espírito de luta dos professores para que tenhamos um processo de substituição da atual gestão de forma eficaz.

    ResponderExcluir
  5. Concordo tb..!!!
    Buscamos ser representados, pagamos 12% de nossos ganhos ao ano, suamos, fazemos mágica nas escolas, tal a desestrutura das mesmas para atender ao nosso aluno. Temos uma carga de trabalho elevadíssima, muitos trabalham os três turnos e o mínimo que se espera é uma representação atuante e solidária para com os seus!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar os que fazem este blog pelas informações e pela oposição ao Sintepe...
    obrigado pela publicação da charge... publiquei outra sobre a "PRIORIDADE" da educação que está no link abaixo...
    http://indignadope.blogspot.com/

    ResponderExcluir